7 motivos para você comer mais berinjela

· 3 de fevereiro de 2018
Além de contar com propriedades diuréticas, a berinjela é rica em antioxidantes que nos ajudam a manter o colesterol baixo, melhorar a memória e prevenir o envelhecimento precoce.

Conheça algumas razões para comer mais berinjela, um vegetal muito conhecido em todo o mundo não apenas por sua versatilidade na gastronomia, mas também porque conta com uma grande concentração de nutrientes que beneficiam a saúde.

Na antiguidade pensava-se que era um alimento tóxico e não apto para o consumo humano devido à cor que a caracteriza.

No entanto, com o passar do tempo ela foi sendo incorporada nas dietas de muitas populações e, dessa forma, foi comprovado que possuía muitas qualidades medicinais.

Na atualidade ela é recomendada para todos os tipos de dietas por seu alto índice de antioxidantes, que possuem características anticancerígenas, emagrecedoras e antienvelhecimento.

Apesar disso, muitos ainda desconhecem o quão benéfico é o consumo regular da berinjela, e como isso contribui para o bem-estar geral do corpo.

Dessa forma, queremos compartilhar 7 interessantes motivos para começar hoje mesmo a comer mais berinjela.

Benefícios que obtemos ao comer mais berinjela

1. Protege a saúde cardiovascular

Saúde cardiovascular

Esse vegetal possui uma alta quantidade de fibras, potássio, vitamina C e vitaminas do complexo B cujos efeitos no corpo contribuem para a proteção da saúde cardíaca.

Sua alta quantidade de substâncias flavonoides está relacionada com a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares crônicas.

2. Ajuda no controle dos níveis de colesterol

Complementando o benefício anterior, é importante mencionar que a berinjela é um dos melhores alimentos para controlar os níveis de colesterol do sangue.

Conta com um composto chamado ácido clorogênico, um dos mais potentes antioxidantes que podem ser encontrados nas plantas.

Está comprovado que esse ácido natural diminui os excessos de gordura nas artérias e também contém propriedades anticancerígenas, antivirais e antimicrobianas.

Além disso, as vitaminas e minerais melhoram a saúde da circulação e evitam que as gorduras se fixem nas artérias.

3. Reduz o risco de doenças cognitivas

Saúde cognitiva

Comer mais berinjela pode trazer benefícios interessantes para a saúde cerebral e do sistema nervoso.

Seus antioxidantes combatem de forma eficaz os radicais livres do organismo e, consequentemente, melhoram a memória e as habilidades cognitivas.

Na casca há uma substância chamada nasunina, cujos poderes antioxidantes facilitam o transporte dos nutrientes às células cerebrais.

Também aumenta o fluxo de sangue ao cérebro, prevenindo transtornos mentais relacionados com a idade.

4. Combate a retenção de líquidos

As propriedades diuréticas da berinjela beneficiam os pacientes com problemas de retenção de líquidos e inflamação.

Preparada em água, converte-se em um dos melhores remédios para aliviar os sintomas relacionados a esses problemas.

5. Combate o excesso de gordura abdominal

Gordura abdominal

Ainda que não pareça verdade, a berinjela é um dos melhores alimentos para combater o excesso de gordura que se acumula no abdômen.

Ainda que não seja um produto milagroso ou algo similar, seu consumo é um excelente complemento para aqueles que estão tentando perder peso.

  • Esse benefício é explicado por seu poderoso efeito diurético e purificador, que contribui para a remoção dos resíduos que se acumulam no corpo.
  • Também é um estimulante das funções hepáticas, que é chave para um correto metabolismo de gordura.
  • Além disso, suas fibras naturais melhoram os processos digestivos e prolongam a sensação de saciedade, reduzindo o desejo insaciável de ingerir calorias.

6. Previne o envelhecimento precoce

Os antioxidantes que esse poderoso vegetal possui possuem um efeito direto na proteção das células do organismo.

Seu consumo regular reduz o risco de vários tipos de tipos de câncer e patologias crônicas vinculadas ao processo de envelhecimento.

Além disso, evita a perda precoce de colágeno e elastina, mantendo a aparência da pele jovem e saudável.

7. Fortalece os ossos e articulações

Dor nas articulações

Consumir várias porções desse alimento poderia ajudar a reduzir o risco de doenças que afetam os ossos e as articulações.

  • É uma fonte de vitamina A, B, C e E, além de minerais como o cálcio, o magnésio e o ferro.
  • Todos esses nutrientes, somados ao ácido fólico, protegem a saúde óssea e controlam os processos inflamatórios que levam ao desenvolvimento de doenças como a artrite.

Como você acabou de perceber, trata-se de um alimento muito completo que pode oferecer múltiplos benefícios a médio e longo prazo.

Anime-se a consumir a berinjela de forma regular, seja através de bebidas ou em deliciosos pratos.