7 ingredientes naturais que deixam seu cabelo saudável

23 de agosto de 2016
Apesar desses produtos poderem nos ajudar a eliminar o mau cheiro e proporcionar uma fragrância agradável, é importante não se exceder em seu uso para não sobrecarregar o cabelo.

Para exibir um cabelo saudável e bonito é importante cuidar dele diariamente. Além disso, se possível, é preciso oferecer nutrientes “extras” através de máscaras e produtos hidratantes.

Todos os dias nos expomos a muitos fatores que prejudicam o cabelo, como por exemplo às toxinas do ambiente.

Além disso, nem sempre temos tempo suficiente para lavá-lo. Por isso, podemos acabar deixando que se acumulem restos de oleosidade e substâncias que a olho nu não podemos enxergar.

Dessa forma, surgem odores desagradáveis que, ainda que queiramos disfarçar com o shampoo, são difíceis de neutralizar por completo.

Por sorte, foram desenvolvidos produtos cosméticos e fragrâncias que ajudam a deixar o cabelo saudável e com um cheiro delicioso.

Somado a isso existem certas opções naturais cujas propriedades proporcionam um efeito similar sem expor o cabelo a químicos.

Queremos compartilhar, em seguida, as  mais interessantes para que não deixe de acrescentá-las à sua rotina de beleza capilar.

7 ingredientes naturais que deixam seu cabelo saudável

1. Óleo essencial de tangerina para o cabelo

Óleo-essencial-de-tangerina-cuidar-do-cabelo

O óleo essencial de tangerina tem uma fragrância suave cítrica que continua presente durante todo dia quando aplicada no cabelo. Ele não apenas ajuda a evitar o odor de suor e gordura, como também oferece vitaminas E e B12, necessárias para induzir o crescimento de cabelo saudável.

Além disso, também contém substâncias antioxidantes que mitigam o dano oxidativo para evitar o ressecamento e o branqueamento precoce.

O melhor de tudo é que respeita o pH natural do couro cabeludo, portanto não aumenta a produção de sebo.

Recomendamos também a leitura: 5 remédios naturais que ajudam a reduzir as ondas de calor da menopausa

2. Óleo essencial de jasmim

Não apenas tem um delicioso aroma, como também tem nutrientes que o tornam uma das melhores opções para cuidado capilar.

Suas propriedades detêm o excesso de produção de gordura, diminuem a formação de caspa. Além disso, ajudam a reparar as fibras danificadas para evitar a queda excessiva.

3. Água de rosas

Agua-de-rosas-cuidar-do-cabelo

A água de rosas é um líquido floral cujas propriedades adstringentes e hidratantes regulam o pH do couro cabeludo ao mesmo tempo em que freiam o excesso de produção de gordura.

Ela tem um aroma delicado e feminino que permite manter uma sensação agradável ao longo do dia.

Dado o seu alto teor de vitaminas B e E, é considerada um dos produtos mais apropriados para conservar a suavidade e juventude do cabelo.

4. Infusão de lavanda

A lavanda é uma planta com um potente efeito limpador e relaxante que, não apenas tem um aroma concentrado, como também serve para prevenir a queda excessiva e a perda de óleos naturais.

Sua infusão pode ser usada como loção capilar para eliminar os odores que se aderem no ambiente e, bem como proporcionar brilho ao cabelo.

Além disso, pode ser usada como condicionador natural para evitar os incômodos nós que tornam a tarefa de pentear o cabelo mais complicada.

Recomendamos também a leitura: 5 métodos ecológicos para tirar manchas de desodorante

5. Óleo de coco

óleo-de-coco-cuidar-do-cabelo

Considerado um dos melhores produtos para o cuidado capilar, o óleo de coco tem um aroma doce e agradável.

Seus principais benefícios são atribuídos ao seu alto teor de ácidos graxos de cadeia média que, logo após sua aplicação, reparam o cabelo maltratado e diminuem o ressecamento.

Ele conta com substâncias antibacterianas, antifúngicas e regenerativas que eliminam os fungos que causam a caspa enquanto revitalizam os cabelos secos e opacos.

Proporciona uma grande quantidade de proteínas e serve para fortalecer as raízes do cabelo, bem como  evitar a perda excessiva.

6. Óleo de amêndoas

O suave aroma do óleo de amêndoas é útil para perfumar os cabelos que sofrem de excesso de ressecamento, quebram e caem.

Seus ácidos graxos superam a perda de óleos no couro cabeludo e ajudam a reter a umidade para recuperar sua força e brilho.

Graças ao seu teor de vitaminas e minerais, representa uma boa opção para alisar a cutícula e controlar a descamação.

7. Óleo de limão

Óleo-de-limão-cuidar-do-cabelo

O óleo essencial de limão tem um aroma cítrico de longa duração que diminui o cheiro de umidade, gordura e outras substâncias que vão se acumulando no cabelo.

Sua aplicação aumenta a resistência capilar e diminui a permeabilidade para controlar a queda e o enfraquecimento.

Qualquer que seja o produto que escolher, use-o em pequenas quantidades para não sobrecarregar o cabelo.

Anime-se a usar o que mais lhe chamar a atenção e descubra que pode se sentir melhor quando seu cabelo apresenta um aroma mais agradável.

  • DE SOUSA NOBRE, Lucas et al. AROMATERAPIA: TRATAMENTO NÃO CONVENCIONAL DA ALOPÉCIA FEMININA. Mostra Científica da Farmácia, v. 3, n. 1, 2017.
  • GRANDE, Fabiana Rosa. Estudo de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos: linha Bella Fiore. 2013.
  • PALHARIN, L. H. D. C. et al. Efeitos fitoterápicos e homeopáticos da babosa. Rev Científ Eletron Agron, v. 7, n. 14, 2008.