Quer fortalecer seu cabelo? Experimente este condicionador 100% natural

· 26 de março de 2016
Entre os diversos benefícios do vinagre de maçã, além de dar brilho ao cabelo, está o de combater infecções bacterianas e fúngicas, por isso ele pode nos ajudar a eliminar a caspa.

O condicionador é um produto de cuidado capilar que, sem dúvida, durante muitos anos, ganhou um lugar muito importante na rotina de beleza da maioria das mulheres.

Apesar do xampu deixar o cabelo limpo e em bom estado, existe a necessidade de complementar o seu uso com este elemento cuja função é a de proteger e restaurar os fios.

Durante o enxágue normal iremos retirar o excesso de oleosidade e as células mortas, assim como várias impurezas que vão ficando acumuladas por causa da exposição ao meio ambiente.

No entanto, as cutículas ficam um pouco inflamadas e deixam os cabelos suscetíveis a danos pelos radicais livres e calor.

É exatamente aí que o condicionador desempenha um papel importante, já que proporciona nutrientes essenciais e agentes que reparam o dano.

Felizmente, atualmente é muito fácil comprar um condicionador e quase todos podem encontrar modelos que se adaptem às suas necessidades.

No entanto, para quem prefere economizar e escolher produtos de origem 100% natural, existe uma solução simples com um efeito semelhante e muitos outros benefícios.

E, então, você gostaria de conhecê-la?

Condicionador natural de vinagre de maçã

Vinagre de maçã para o condicionador natural

O condicionador à base de vinagre de maçã é sobretudo uma alternativa ecológica para fortalecer e dar um brilho espetacular ao cabelo.

Em várias oportunidades já falamos sobre as qualidades medicinais deste ingrediente que, entre outras coisas, também é muito útil em nossas tarefas do lar.

O que muitos ainda não sabem é que ele pode ser utilizado no cabelo como substituto para os produtos comerciais que costumam conter químicos agressivos.

O melhor é que, além de suavizar e desembaraçar os cabelos, podemos obter outra série de benefícios que, sem dúvida, elevam as suas vantagens em relação aos outros.

Leia também: 5 curiosos usos do vinagre de maçã

Combate a caspa

O vinagre de maçã é um grande aliado para reduzir a presença dos fungos que causam a caspa, pois possui propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Além disso, ele proporciona alívio aos que precisam lidar com a irritação e coceira no couro cabeludo.

Neutraliza o pH do cabelo

Mulher penteando o cabelo depois de usar o condicionador natural

A alteração do pH natural do couro cabeludo pode causar um excesso de produção de oleosidade ou ressecamento.

Infelizmente, são muitos os fatores que causam este desequilíbrio fazendo com que o cabelo fique quebradiço.

Com a aplicação do vinagre podemos restaurar os fios rapidamente, alcançando um pH entre 4 e 5,5.

Sela as cutículas

As cutículas do cabelo são determinantes para reter os óleos naturais que o mantém brilhante e saudável.

Os compostos do vinagre de maçã favorecem a sua restauração, selando-as de forma natural sem causar outros tipos de alterações.

Estimula o crescimento do cabelo

Mulher lavando o cabelo com condicionador natural

Após ser aplicado sobre o couro cabeludo, este ingrediente estimula a circulação sanguínea desde a raiz do cabelo, impulsionando o seu crescimento normal.

Além disso, ele também elimina os micro-organismos que afetam o estado dos folículos pilosos, partes determinantes para ter um cabelo forte e longo.

Leia também: Como fazer os cabelos crescerem?

Combate as pontas duplas

O uso constante do vinagre melhora a qualidade do cabelo e diminui a presença das pontas duplas.

Como preparar um condicionador natural de vinagre de maçã?

Comparação de antes e depois de mulher que lavou o cabelo com condicionador natural

Em primeiro lugar, é essencial esclarecer que todos estes benefícios podem ser obtidos se você escolher o vinagre de maçã 100% orgânico.

Isso porque, diferentemente da versão que passa pelo processo de refinamento, ele conserva perfeitamente suas vitaminas, fibras e oligoelementos.

Por outro lado, queremos que você fique tranquila pelo leve odor que ele parece deixar no cabelo. Não se preocupe, pois a verdade é que o cheiro de vinagre vai desaparecendo conforme o cabelo seca.

Ingredientes

  • 4 colheres de vinagre de maçã (40ml)
  • 1 copo de água (250ml)
  • 1 frasco com borrifador

Preparo

  • Em primeiro lugar, dilua o vinagre de maçã na água e mantenha em fogo baixo durante 20 minutos;
  • Quando estiver pronta, retire do fogo e, então, deixe repousar pelo menos 30 minutos;
  • Em seguida, coloque o líquido em um frasco com borrifador para facilitar a sua aplicação nos cabelos.

Modo de aplicação

  • Após enxaguar o cabelo com o seu xampu  habitual, borrife o condicionador por todo o cabelo antes do último enxágue;
  • Uma vez aplicado em todas as partes, faça suaves massagens circulares por todo o couro cabeludo;
  • Deixe agir durante alguns minutos e, então, enxágue;
  • Você pode utilizar o condicionador de vinagre todos os dias ou, pelo menos, três vezes por semana.

Se o seu cabelo tende a ser exageradamente oleoso, aconselhamos fazer um condicionador mais concentrado, ou seja, com mais vinagre. Mas, atenção! Lembre-se de nunca aplicá-lo sem diluir, já que pode ser agressivo para o cabelo dessa forma.

Sendo assim, transforme este produto em uma parte da sua rotina e comprove que, por muito pouco e com muita facilidade, você pode ter um cabelo muito mais bonito e saudável.