7 incríveis benefícios do suco de romã

O consumo frequente de suco de romã pode nos ajudar a prevenir vários problemas e favorecer uma melhor circulação do sangue, já que evita o aparecimento de placas.

Beber sucos naturais é bom para a nossa saúde. Com certeza você já leu ou ouviu essa afirmação em algum lugar. Ainda que todas as frutas sejam nutritivas, cada uma tem seu “poder especial”. Hoje contaremos quais são os benefícios do suco de romã. Confira!

A romã

fruta-roma

A árvore que nos proporciona essa riquíssima fruta é a romãzeira, que floresce entre abril e junho, e pode sobreviver em altitudes de até 1,1 mil metros.

É originária da Ásia, mas atualmente também é cultivada nas proximidades do Mar Mediterrâneo (por exemplo, nas Ilhas Canárias), América do Sul, Austrália e África do Sul.

Foram encontrados vestígios do uso da romã pelos povos de áreas desérticas, já que pode ser conservada por bastante tempo. Era perfeita para aquelas viagens que duravam semanas.

Também se sabe que foi utilizada pelos antigos egípcios (para preparar uma espécie de vinho), foi cultivada nos jardins suspensos da Babilônia e foi recomendada por Hipócrates contra a febre.

A romã aparece na Bíblia e foi levada à Europa pelos berberes.

A mitologia e crenças populares em torno da romã são muito interessantes.

Por exemplo, na Grécia se diz que a primeira romãzeira foi plantada por Afrodite. Em Java, a fruta aparece nos rituais de gravidez e, na China, é oferecida aos recém-casados para possibilitar uma grande descendência.

Ver também: A gravidez, essa união mágica com um ser que amamos, mas que ainda não conhecemos

Quais são os benefícios do suco de romã

Com essa apresentação, certamente você está com vontade de comer uma romã doce e suculenta. Também é possível aproveitar as propriedades de seu suco.

Esta super fruta é muito nutritiva, já que nos oferece minerais (cálcio, ferro e potássio), vitaminas (A, C e E, além de B5) e contém muita fibra.

Entre os benefícios do suco de romã, destacamos:

Anticancerígeno

Ainda que não seja uma cura para esta doença, ajuda a diminuir os sintomas e é um complemento ideal para os tratamentos convencionais.

Conta com vários componentes que destroem ou enfraquecem as células cancerosas. Para retardar o avanço do câncer de próstata nos homens, recomenda-se beber um copo de suco ao dia.

Depurativo

suco-de-roma

É muito bom para o fígado, já que o fortalece e ajuda a eliminar as toxinas. O mesmo acontece no sangue (desintoxica e purifica).

Um copo de suco de romã ao dia durante três meses melhora a fluidez do sangue. Devido ao seu grande teor de ácido cítrico, potássio e água, favorece a eliminação de líquidos e um bom desempenho renal.

É aconselhável para pessoas com hipertensão, hiperuricemia (taxa elevada de ácido úrico no sangue) ou pedras nos rins.

Antiestresse

Beber o suco de romã de manhã e em jejum aumenta as emoções positivas, a vitalidade e a concentração. Também diminui a ansiedade e o estresse. Usa-se em casos de insônia ou fadiga crônica e nos ajuda a relaxar.

Protege o coração

suco-de-roma

Beber várias vezes por semana o suco de romã reduz os níveis de colesterol no sangue e previne o aparecimento de algumas doenças como, por exemplo, a hipertensão.

Também diminui o risco de sofrer de aterosclerose. Essa fruta evita a formação de placas de ateroma nas paredes das artérias e por isso previne o endurecimento patológico.

Duas semanas depois de beber o suco de romã diariamente, os voluntários de uma pesquisa da Universidade de Nápoles (Itália) apresentavam uma pressão sistólica 5% menor.

Pelo elevado teor de potássio, é perfeito para quem sofre de hipertensão arterial. Além disso, conta com óxido nítrico, que relaxa os músculos, permite a vasodilatação e regula o fluxo sanguíneo.

Protege o cérebro

Na Universidade de Washington (Estados Unidos), chegou-se à conclusão de que o suco de romã consumido pelas grávidas protege o feto de possíveis lesões no momento do parto (sobretudo se o bebê for prematuro).

  • Quando o parto é prematuro, não existe fluxo de sangue suficiente no cérebro da criança e o oxigênio diminui.
  • Aparentemente, o suco dessa fruta reduz danos cerebrais e inclusive disfunções neurológicas, como o mal de Alzheimer.

Antiobesidade

Tanto a fruta como o suco de romã são aliados para perder peso. Trata-se de um complemento perfeito para quem está de dieta, porque elimina as toxinas acumuladas, é diurético e sacia o apetite.

Também oferece a energia de que necessitamos para fazer exercícios regularmente.

Recomendamos ler: 7 dicas para prevenir a obesidade

Antiviral

suco-de-roma

Graças à grande quantidade de antioxidantes que a romã nos oferece, reforça o sistema imunológico e evita doenças, sobretudo no inverno.

Consumir o suco de romã no outono aumenta as defesas de seu organismo para que você possa enfrentar a gripe, os resfriados e as infecções.

Mais benefícios

É claro que a romã (e seu suco) tem mais propriedades! Algumas delas são:

  • Prevenir o aparecimento de rugas precoces
  • Tratar dores de estômago, diarreia e vômitos
  • Aumentar a quantidade de espermatozoides
  • Evitar a degradação das cartilagens
  • Reduzir os sintomas da menopausa
  • Ajudar a absorver o ferro e diminuir a anemia
  • Tratar inflamações
  • Melhorar os casos de faringite, sinusite e otite
  • Diminuir os sintomas de hemorroidas, conjuntivite e disenteria
  • Aumentar o desejo sexual
  • Ajudar os atletas de alto rendimento

Não hesite em começar a desfrutar do suco de romã! É muito saboroso, saudável e com muitos benefícios.

Recomendados para você