7 erros que deterioram a saúde capilar

4 de fevereiro de 2019
O uso habitual de elementos de calor e a exposição direta ao sol são alguns dos erros que prejudicam a saúde do cabelo sem que você se dê conta.

As alterações hormonais, a nutrição e alguns fatores ambientais influenciam positivamente ou negativamente na aparência do cabelo. Apesar de o uso de produtos cosméticos ajudar a revitalizá-lo, existem alguns “obstáculos” que impedem que ele se mantenha forte e hidratado. Você conhece os erros que deterioram a saúde capilar?

O que é mais preocupante é que é difícil reconhecê-lo e costuma avançar até gerar agressões irreparáveis. Portanto, se houver um mínimo sinal de problemas capilares, é melhor identificar se algo não está bem dentro da rotina. Descubra!

1. Lavá-lo diariamente

Xampú pode danificar a saúde capilar

Lavar o cabelo todos os dias pode acabar com os óleos naturais que protegem as raízes. Ao mesmo tempo, esta situação aumenta o risco de ressecamento e queda excessiva. Portanto, para manter o cabelo saudável e hidratado, é melhor lava-lo um dia sim e um não.

Dica:

  • Se você sofrer de excesso de produção de gordura no couro cabeludo, opte por usar xampu seco. Este produto absorve resíduos de sebo e deixa o cabelo fresco sem a necessidade de enxaguar.

Leia também: Como estimular o crescimento do cabelo rapidamente

2. Não cortar as pontas

Para manter o cabelo forte e saudável é essencial cortar as pontas de maneira regular, pelo menos a cada dois meses. Embora pareça sem importância, deixá-lo crescer com as pontas danificadas lhe dá um aspecto mais ressecado e quebradiço.

Dica:

  • Não espere que suas pontas fiquem desidratadas e abertas, cuide delas! Se você puder, programe uma consulta com o cabeleireiro com urgência.

3. Usar condicionador em excesso

Usar muito condicionador pode danificar a saúde capilar

A aplicação regular de um produto condicionador ajuda a manter a cabeleira brilhante e sedosa. No entanto, quando usado de forma constante, em grandes quantidades, provoca reações indesejáveis que fazem o cabelo parecer sujo e sem vida.

Dica:

  • Escolha um condicionar apropriado para o seu tipo de cabelo. Além disso, na hora de usá-lo se assegure de aplicá-lo só da metade do cabelo até as pontas.

4. Superaquecê-lo

Definitivamente, o uso de elementos de calor como são as pranchas e os secadores pode ajudar a obter penteados espetaculares. O problema surge com o passar do tempo, porque o superaquecimento dos fios produz uma deterioração notável em todo o cabelo.

Dica:

  • Limita ao máximo o uso deste tipo de ferramentas e opte por tratamentos de hidratação naturais. Se você decide usá-lo em alguma ocasião especial, não se esqueça de sobrepor os nutrientes do cabelo com alguma máscara especial.

5. Escolher os produtos incorretos

A indústria cosmética desenvolveu uma ampla variedade de produtos para cada tipo de cabelo. Consequentemente, hoje em dia não é tão difícil escolher as opções adequadas para seu cuidado. Não considerar isto, ou usar produtos diferentes ao mesmo tempo, é um dos erros que deterioram a saúde capilar.

Dica:

  • Identifique se você tem cabelo seco, neutro ou gorduroso. Então, quando adquirir seu xampu e demais produtos, verifique em seus rótulos se têm os componentes certos.

6. Ignorar a saúde do couro cabeludo

Os folículos pilosos que estão no couro cabeludo são os que mantêm o crescimento constante e a força do cabelo. Para essa razão, se você se descuida desta parte dentro da rotina, aumenta o problema da queda excessiva e perda da elasticidade.

Dica:

  • Escolha xampus à base de eucalipto e menta para limpar o couro cabeludo em profundidade. Também se assegure de enxaguar bem todos os produtos, já que os resíduos podem obstruir os folículos.

Veja também: 8 tratamentos naturais para o cabelo maltratado

7. Não o proteger do sol

Não se proteger do sol pode danificar a saúde capilar

Sem dúvida, a falta de cuidado diante das agressões dos raios UV do sol é outro dos erros que deterioram a saúde capilar. Embora muitos pensem que este fator só impacta deforma negativa sob a pele, na realidade tem muito a ver com o estado do cabelo também.

Em conclusão, expor o cabelo por tempo prolongado ao sol produz desidratação das raízes, enfraquecimento e excesso de queda. Por outro lado, interfere na assimilação dos nutrientes e aumenta a presença de células mortas no couro cabeludo.

Dica:

Use tratamentos termoprotetores antes e depois de ficar exposta ao sol. Da mesma forma tente usar chapéus, guarda-chuvas ou gorros.

Então, você acabou de se identificar com alguns desses erros que deterioram a saúde capilar? Corrija-os agora! Não importa se seu cabelo ainda parece saudável. Considere que o dano é quase sempre notado com o passar do tempo; por esta razão, é melhor evitá-los.