Os 7 benefícios de estar solteiro

· 23 de outubro de 2016
Estar solteiro é uma opção tão válida quanto a vida em casal. O problema é que, muitas vezes, não somos capazes de suportar o medo da solidão.

É curioso como, apesar de termos avançado no tempo, continuamos cometendo os mesmos erros de antes. Hoje em dia ainda são muitas as pessoas incapazes de ser felizes sem um companheiro ou companheira. Uma situação que aflige a muitas pessoas e faz com que tantas outras caiam em problemas mais sérios.

Um desses problemas é a tão conhecida dependência emocional, que nos arrasta para relações tóxicas; por outro lado, outras têm como núcleo nossa autoestima, que às vezes é tão baixa que precisamos de alguém que possa nos amar por nós.

É normal ter medo de estar solteira num mundo em que as relações amorosas têm tanta importância, talvez, demasiada.

No entanto, apesar disso, há muitas pessoas que sabem tirar partido de estar solteiro. Você também pode. É o momento de eliminar o medo de estarmos solteiros.

É possível estar solteiro e ser feliz

coracao_mao

Se você é daquelas pessoas que pensa que não há maior felicidade do que estar num relacionamento, talvez tenha cometido o erro de deixar sua felicidade na mão dos outros. Você tornou essa pessoa responsável pelo seu bem-estar.

Você não está consciente de que você tem que ser feliz por si mesmo.

Por tudo isso, hoje abordaremos sete benefícios de estar solteira que farão com que você possa abrir os olhos diante da possibilidade de ser feliz sem a necessidade de ter um parceiro.

Nada deveria ser uma condição para sua felicidade. Além dos mais, muitos de nós precisamos aprender a estar sozinhos porque sempre tentamos fugir dessa situação.

1. Você pode conhecer a si mesmo

Talvez você pense que já se conhece e que não precisa de tempo para se conhecer. Se você pensa assim, na verdade não sabe nada sobre você.

Com o passar do tempo nós mudamos e, portanto, precisamos nos atualizar e descobrir continuamente a pessoa que nos tornamos. Assim, se você pensa que se conhece, passe um tempo sozinho. Você se dará conta de que não é assim.

Isso pode ser difícil quando você tiver acabado de sair de um relacionamento. Você compartilhou anos de sua vida com outra pessoa, responsabilidades, situações na vida… mas agora está sozinho.

Entrar imediatamente num novo relacionamento é o que muitas pessoas fazem, porque se sentem vazias e não sabem quem são agora que sua “cara-metade” lhes falta. Fique tranquilo, essa sensação passará, é apenas uma etapa de transição.

Aproveite-a para voltar a se conhecer e a se redescobrir. Você realmente vai precisar.

Leia: Florais de Bach para quem se sente sobrecarregado

2. Desfrute de seu tempo

Lembra quando você podia sair de casa sem dar explicações a ninguém? Perder-se por qualquer lugar, desconectar-se do mundo e não estar “obrigado” a manter seu parceiro ou parceira informada para que não se preocupasse.

Estar solteira é um estado que deve ser aproveitado porque você nunca viverá as mesmas situações estando solteira do que viveria como casal. Agora, você pode desfrutar de si mesma e pode dispor de seu próprio tempo para si!

3. Você pode se dedicar inteiramente a si mesma

mulher_escrevendo_diario_campo

Como já dissemos, agora você tem todo o tempo do mundo para se dedicar a si. Que tal fazer aquela viagem que tanto queria realizar? Talvez queira aprender um novo idioma ou conhecer outras culturas. Você decide!

É o melhor dos momentos para crescer profissionalmente ou se mimar um pouco. Não precisa se preocupar com ninguém mais do que você mesmo, e isso é positivo. Não desperdice seu tempo, não jogue fora este momento.

4. Agora você é muito mais forte

Quando você se acostuma a estar numa relação de casal e, de repente, já não tem seu parceiro, se sente sem valor. Não sabe o que fazer, nem como sua vida seguirá adiante. Sabe por que isso ocorre?

Nossa zona de conforto desmoronou e, sem querer, saímos dela. Aceitar essa situação e saber aproveitá-la lhe permitirá ser uma pessoa muito mais forte.

Observe todos os benefícios que a vida de solteiro lhe permite. Agora você não precisa se preocupar com ninguém e isso, mostrando um pouco de frieza, é um alívio! Às vezes um tempo solteiros nos faz muito bem, não o desperdice.

5. É possível dormir muito melhor e mais relaxado

Talvez você sinta falta dos abraços e dos carinhos quando estiver sozinho na cama, mas olhe pelo lado bom. Você pode se deitar e se levantar na hora que quiser, não depende de ninguém, não tem que se preocupar com nada.

Lembra aquelas conversas de casal que não o deixavam dormir? E as situações que se repetiam todas as noites? Brigas, diferenças, mal-entendidos… tudo isso é coisa do passado! Um alívio para seu sono, não é?

Não perca: 10 coisas que casais saudáveis fazem juntos

6. Você aprenderá a valorizar a verdadeira amizade

amigas_tomando_sol_carro

Quando começamos a sair com uma pessoa a novidade faz com que nos distanciemos de nossos amigos, um erro que muitos cometem.

Temos que recuperar esses amigos que nos apoiam incondicionalmente, até quando os deixamos de lado, e nunca mais voltar a deixá-los em segundo plano. Os parceiros vão e vêm, mas os amigos permanecem.

Além disso, você deve aprender que nenhum parceiro deveria ocupar seu tempo 24 horas por dia. Isso não é justo para ninguém, tampouco para você.

7. Você poderá conhecer pessoas novas

mulher_com_baloes

Quando somos um casal, as possibilidades de conhecer pessoas novas se limitam. Nem sempre você pode ficar com quem quiser, nem tampouco fazer o que desejar. Talvez, como casal, você já tenha seu círculo de amizades

Por isso, aproveite o fato de estar solteiro para viajar, conhecer novos lugares, viver aquelas experiências que não poderia viver se tivesse um parceiro, e desfrutar da liberdade que agora tem.

Talvez você acredite que estar solteiro tenha mais desvantagens do que vantagens, mas você se equivoca. O medo de ficarmos sozinhos nos aterroriza e nos obriga a buscar desesperadamente um cúmplice, um companheiro de vida.

Mas quem disse que não se pode ser feliz sem um parceiro? É ruim envelhecer com bons amigos, mas sem um parceiro ao nosso lado? Ainda hoje em dia parece que é “mal visto” apostar em estar solteiro porque o “normal” é que todos queiramos ter companhia.

Já vai? Não vá sem antes ler: Prefiro uma solidão digna a uma falsa companhia

Você decide para onde sua vida se dirige, assim, evite se frustrar ou se sentir sozinho porque todos ao seu redor têm um parceiro, menos você.

Na realidade, ainda que outros estejam juntos, você está consigo mesma e está aproveitando seu tempo, agora que não o dedica a ninguém.

Aprenda a se amar, aproveite para fazer o que deseja, conheça-se, experimente, desfrute, viva e aproveite. A vida pode mudar de um momento a outro, assim, seja feliz no presente.

Às vezes não estamos conscientes do bem que poderia nos fazer passar um bom tempo sozinhos, dedicados inteiramente a nós mesmos.