7 alimentos que contêm calorias negativas
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Na hora de tentar perder peso, é preciso combinar atividade física com uma alimentação saudável. Além disso, preste atenção nestes alimentos pois eles podem proporcionar uma ajudinha extra, já que contêm calorias negativas.
O que isso quer dizer? São alimentos cuja ingestão requer um consumo energético maior do que o conteúdo calórico que possuem.
Com eles você conseguirá fazer com que seu corpo gaste ainda mais calorias do que o alimento contém. Para conseguir isso, recorrerá a calorias acumuladas em seu organismo.
Desta forma, eles nos ajudarão também a queimar calorias ao mesmo tempo em que nos alimentarão.
Alimentos com calorias negativas
1. Aspargos
O aspargo, além de ter um efeito diurético sobre o corpo, é um dos alimentos que contém calorias negativas. Seja fresco ou curtido, tanto se consumido grelhado quanto fervido, será possível aproveitar este benefício.
Opte por não fazê-lo refogado e nem cozinhar com molhos, manteiga, etc, porque, nesse caso, deixará de ser um alimento de calorias negativas para se transformar em um prato mais gorduroso.
Assim, tenha isso em conta e aproveite para comer o aspargo cozido e super saudável.
Não deixe de ler também: Sopas saborosas e eficazes para queimar gordura
2. Berinjela
A berinjela é outra verdura deliciosa que tem calorias negativas se consumida grelhada ou como purê.
Trata-se de uma verdura perfeita para acompanhar ingredientes principais como carnes e peixes, dando lugar a pratos deliciosos, nutritivos e com pouca gordura.
Também pode-se optar por preparar hambúrgueres feitos com berinjela. Embora a receita não vá ter calorias negativas, continuará sendo uma opção muito saudável.
Ele tem um sabor delicioso e é muito mais saudável do que os hambúrgueres feitos com carnes processadas.
3. Tomate cereja
Os tomates cereja, muito usados nas saladas, têm propriedades muito interessantes que fazem com que sejam mais atraentes do que seus homólogos convencionais. É que eles contêm menos açúcar do que os tomates tradicionais que conhecemos.
Além disso, este tipo de tomate nos oferece muito mais vitaminas, e é outro dos alimentos com calorias negativas de nossa lista.
Com todas estas vantagens, sem dúvidas, esta variedade deve se transformar no ingrediente estrela de suas saladas.
4. Beterraba
A beterraba é outro dos alimentos que contém calorias negativas. É perfeita para comer em saladas ou adicionar em sucos junto com outro tipo de frutas e verduras.
Trata-se de um alimento que pode ser consumido tanto cru quanto cozido.
Outra opção para consumir esta verdura é um creme que a inclua como ingrediente principal e a acompanhe de outras verduras como o alho-poró ou a cenoura.
Você obterá um prato saudável com inúmeros benefícios para sua saúde e pobre em calorias.
5. Brócolis
O brócolis é uma das verduras mais deliciosas e com um sabor mais característico que podemos encontrar.
Na hora de cozinhá-lo, a melhor opção é prepará-lo fervido, já que assim esta verdura conseguirá conservar todos os seus nutrientes e não adicionaremos gorduras que sirvam para neutralizar seus efeitos benéficos.
Fazê-lo grelhado também poderia ser outra boa opção. Quanto ao acompanhamento para esta verdura, cabe dizer que assim que estiver cozida podemos misturá-la com frutos secos, nozes ou gergelim e especiarias.
O resultado será incrível!
6. Cenoura
A cenoura é outro dos alimentos que contém calorias negativas. Além disso, é um tipo de de verdura perfeita para acompanhar qualquer prato.
Pode ser adicionada ralada em um suco de laranja e toranja, de tal forma que o resultado seja um suco detox.
Esta verdura também contém betacaroteno, a vitamina que serve para acelerar a produção de melanina no corpo.
Trata-se de um dos alimentos mais benéficos e recomendáveis para oferecer a proteção de que sua pele precisa.
Quer saber mais? Leia: 10 Alimentos que ajudam a queimar gordura
7. Alcachofra
A alcachofra é outro dos alimentos com calorias negativas. É um vegetal delicioso acompanhado de um vinagrete fresco ou azeite de oliva. Aliás, pode ser consumido tanto cru quanto cozido.
Outra alternativa para comer esta verdura são os corações de alcachofra, que também podem ser encontrados em conserva.
Trata-se de um alimento ideal, visto que, além disso, ajuda a reduzir a quantidade de triglicerídeos acumulados no sangue.
Isto o transforma em um alimento perfeito para combater o colesterol, já que ajuda a reduzir o ruim (LDL) e aumenta o conhecido como colesterol bom (HDL).
Então, preparado para começar uma dieta com estes alimentos? Certamente vão funcionar.
Quer mais dicas para a sua saúde e bem-estar? Sendo assim, continue conosco porque nos próximos artigos trazemos mais informações pra você.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Punja, Z. K., Jayaraj, J., & Wally, O. (2007). Carrot. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-36752-9_15
- Lattanzio, V., Kroon, P. A., Linsalata, V., & Cardinali, A. (2009). Globe artichoke: A functional food and source of nutraceutical ingredients. Journal of Functional Foods. https://doi.org/10.1016/j.jff.2009.01.002
- Jiratanan, T., & Liut, R. H. (2004). Antioxidant Activity of Processed Table Beets (Beta vulgaris var, conditiva) and Green Beans (Phaseolus vulgaris L.). Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf034861d
- Plumptre, K. H. (1887). Asparagus. Notes and Queries. https://doi.org/10.1093/nq/s7-IV.98.388-e
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.