5 razões para incluir berinjela em suas receitas: comece hoje mesmo!

A berinjela é um alimento rico em vitaminas e minerais. Por ser composto por cerca de 92% de água, ajuda-nos a evitar a retenção de líquidos e a depurar toxinas.

Propomos a você uma ideia simples e muito saudável. Comece hoje mesmo a incluir berinjela em seus jantares para ter um corpo mais eficiente, livre de gordura e com um equilíbrio interior adequado.

Sabemos que o valor energético desse vegetal é baixo se o compararmos com outros alimentos. No entanto, essa é uma das melhores razões pelas quais deveríamos aproveitá-lo na última refeição do dia.

Longe de necessitar de uma injeção de energia, o que o nosso organismo demanda num jantar é um alimento pouco calórico que nos ajude a depurar o organismo e que, além disso, nos permita cuidar de nosso fígado.

Não podemos nos esquecer de que, durante a noite, esse órgão cumpre diversas funções vitais.

A seguir, damos a você 5 boas razões para levar isso em conta. Existem milhares de formas espetaculares de preparar uma berinjela, porque é um vegetal que nunca enjoa, que sempre nos apetece e que é adequado para toda a família.

1. A berinjela ajudará você a equilibrar os níveis de colesterol

Quando nos diagnosticam o colesterol elevado, não sabemos o que fazer. Dispomos de uma tabela alimentar com alimentos permitidos e ingredientes proibidos. No entanto, há algo que sempre sentimos: o que mais gostamos nos é proibido!

Descubra 5 razões pelas quais você deve incluir alho-poró em seus jantares

Na realidade, trata-se mais de sofisticar um pouco a imaginação. De dedicar mais tempo à arte de cozinhar e escolher os alimentos certos.

Se você preparar berinjela em seus jantares pelo menos três vezes por semana, pouco a pouco seus níveis de colesterol se equilibrarão.

  • Um jantar não deve ser apenas leve: deve ser saudável e nutritivo, mas não excessivamente energético.
  • Por sua vez, os alimentos calóricos podem elevar nossos níveis de colesterol LDL, ou seja, o mais perigoso.
  • Um modo ideal de evitar que isso ocorra é aumentar o consumo de vegetais. A berinjela, além disso, nos ajudará a perder alguns quilos.
  • Os compostos fenólicos da berinjela, juntamente com seu ácido clorogênico, nos ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).
Berinjela-para-emagrecer

2. Jantar pratos à base de berinjela ajudará você a se sentir saciado

As fibras dietéticas das berinjelas são como “agentes mediadores” de uma boa digestão e da perda de peso. Graças a esses compostos, obtemos saciedade com poucas calorias. É algo fantástico.

Ainda assim, um dos benefícios desses vegetais é seu poder para combater a prisão de ventre. De fato, não há nada como incluir berinjela em seus jantares para que, na manhã seguinte, você consiga ir ao banheiro com tranquilidade.

3. Cuida do seu coração

A berinjela é um tesouro natural para seu coração. Seu teor de fibra, de potássio, de vitamina C, vitamina B6 e seus fitonutrientes são grandes mediadores da saúde cardíaca.

  • Todos os alimentos que contêm flavonoides são adequados para prevenir as doenças do coração. As antocianinas das berinjelas nos ajudam a diminuir a pressão arterial e nos protegem dos radicais livres.
  • Assim, se você teve um dia estressante, corrido, e com uma má alimentação devido ao trabalho e à falta de tempo, não hesite: poucas coisas o ajudarão tanto quanto uma receita saudável à base de berinjela.
coracao

4. O maravilhoso efeito depurativo da berinjela

Todos passamos por aqueles dias em que nos sentimos um pouco pesados ou inchados. Apresentamos uma cor de pele apagada e nos notamos muito mais lentos, cansados.

Descubra também 9 opções naturais para queimar gorduras

Esses sintomas podem ser causados por um acúmulo de toxinas que é necessário depurar.

Necessitamos otimizar a função hepática, e nada melhor do que beber um pouco mais de água e aumentar o consumo de berinjela.

  • As propriedades desintoxicantes desse vegetal nos permitem depurar o organismo e eliminar a retenção de líquidos.
  • Não podemos nos esquecer de que as berinjelas contêm 92% de água. Assim, favorecemos a atividade renal de nosso corpo graças a seu efeito diurético.

As berinjelas são, sem dúvida, um dos vegetais mais saudáveis e adequados para as dietas de emagrecimento.

5. Melhorará sua função cognitiva

As berinjelas contêm um composto chamado nasunin. Trata-se de um tipo de antocianina que atua como um poderoso antioxidante, capaz de proteger as membranas celulares do cérebro diante dos radicais livres.

Ela também favorece o transporte adequado de nutrientes para as células.

Conheça também quais são os melhores alimentos para melhorar a sua memória

  • Outro dado que precisamos levar em conta sobre as antocianinas é que inibem a inflamação do sistema nervoso e facilitam o fluxo de sangue até o cérebro. Tudo isso nos ajuda a prevenir as doenças neurodegenerativas associadas à idade.
cerebro_neuronios

Para concluir, a partir de agora, não hesite: você deve incluir berinjelas em seus jantares. Combine-as com alimentos saudáveis e igualmente leves. As berinjelas ao forno com um pouco de limão e alho, por exemplo, são fantásticas.

O suco de berinjela, por outro lado, também é uma opção interessante que favorece a depuração do organismo. Escolha a receita de que mais gosta e desfrute da última refeição do dia.

Vale a pena!

Recomendados para você