6 truques para manter a memória em forma

· 17 de março de 2018
Nós quase sempre nos concentramos em cuidar do nosso corpo, mas e da nossa mente? Também é importante manter a memória em forma.

Para manter a memória em forma, você deve tentar descansar bem e ter uma vida emocional saudável. Nós sempre ouvimos isso.

À medida que envelhecemos, nossa capacidade de memorizar se deteriora, mas você já se perguntou o que os atores e escritores fazem para ter uma vida profissional tão longa?

Estas são funções que exigem muita memória e capacidade cognitiva. O mesmo acontece com outras profissões, como garçons ou donas de casa. Estes são apenas exemplos de tarefas em que você tem muitas coisas na sua cabeça ao mesmo tempo.

Isso nos mostra que nossa atitude tem muito a dizer quanto ao estado da nossa memória. A genética é um fator de influência, mas você também pode fazer muito para manter a memória em forma.

Como manter a memória em forma

1. Aprenda algo todos os dias

Mulher sofrendo com problemas de memória

Antes da chegada do celular, todos sabíamos pelo menos 10 números de telefone. Hoje dificilmente nos lembramos do nosso, mas o que aconteceria se um dia o telefone fosse roubado no meio da rua? Você saberia para quem ligar?

Você pode começar memorizando o número de determinados contatos. Mas, se você tiver tempo livre, talvez possa estudar algo. Um idioma? Ou fazer um curso de culinária? Qualquer disciplina requer a acumulação de conhecimento para ser dominada.

Você só precisa pensar em algo que realmente seja do seu interesse.

2. Descanse para manter a memória no nível desejado

A rotina exige um bom descanso. Para trabalhar bem, você precisa estar descansado. O cérebro precisa de energia, o que significa que também é necessário recuperá-la quando nos desgastamos.

Devemos dormir no mínimo 8 horas por noite, mas se puder, tente tirar uma soneca de 20 minutos. Você notará muita diferença ao longo da tarde quando a incluir em sua rotina.

Além de melhorar nosso desempenho, perceberemos que nossa atitude diante do trabalho será muito mais positiva. Esta circunstância favorece o relaxamento e, portanto, a memorização de novos elementos.

3. Coma bem

Oleaginosas

Este ponto tem a ver com o que mencionamos acima. A energia que o dia a dia nos exige é essencialmente obtida do que comemos e do que bebemos. Portanto, é necessário dedicar algum tempo pensando em nossos pratos e planejar bem nossa dieta.

Se você quiser aumentar suas habilidades mentais, é melhor aumentar o consumo de ácidos graxos, como o ômega 3. Estes estão presentes em produtos como o azeite, coco, oleaginosas, salmão, sardinha ou atum.

4. Encontre seus amigos

Combater o estresse também é imperativo para manter sua memória em forma. Uma das melhores alternativas é a socialização. Nós nos sentimos acompanhados, desconectamos nossos sistemas de alerta e, com isso, relaxamos.

O relaxamento nos permite ter uma melhor disposição para lembrar e entender novas informações.

Tenha em mente que, quando você se sente sozinho, geralmente mantém uma atitude defensiva permanente, então sua mente está mais preocupada com o monitoramento do que com a aprendizagem.

5. Leia e assista a séries

Mulher lendo livro e comendo maçã

Acompanhar algo que é do seu interesse ou agrado também é uma boa opção para manter sua mente em forma. A ficção tem muitas vantagens e esta é uma delas. Seguir o enredo nos leva a ter uma série de dados em mente. Isso se intensifica em séries e sagas.

Pense em títulos como Game of Thrones , Senhor dos Anéis ou Cem Anos de Solidão. O enredo nos obriga a exercitar nosso cérebro com os dados que eles incluem. Além disso, é uma atividade agradável.

6. Pratique alguma atividade criativa

Quando falamos de criatividade costumamos pensar em atividades como escrever ou pintar, mas ela também é necessária para cozinhar, dançar, costurar, entre outros. O importante é colocar entusiasmo na atividade e a mente vai fazer o resto do trabalho.

Para inventar algo, você deve combinar os elementos conhecidos de uma forma original. Portanto, quanto maior a sua cultura, maior capacidade criativa você terá.

Por outro lado, esses passatempos ajudam a encontrar um momento para você, para ouvir e entender o que acontece dentro de si mesmo. Desta forma, detectamos se há algo que nos perturba e podemos resolver imediatamente, ou pelo menos tentar.

Na verdade, podemos resumir todos esses truques em duas palavras: energia e aprendizagem. Sempre que nos ocuparmos desses dois conceitos, estaremos fazendo a coisa certa para manter a memória em forma.