Pintura country: 6 técnicas para usá-la na decoração

20 de julho de 2018
A seguir, mostraremos 6 técnicas para que você possa adicionar um pouco da pintura country à sua decoração. Este estilo é inspirado nos detalhes rurais.

A pintura country faz parte do estilo homônimo inspirado em paisagens rurais. Por isso, usa elementos do campo e os transforma em detalhes artísticos, com um toque artesanal e muito caseiro. Geralmente é feita em madeira e materiais rústicos.

Você verá que ela é muito fácil de executar e não demanda muito tempo.

Embora possa ser muito simples, possui ornamentos elaborados (principalmente aqueles inspirados pela natureza), tais como: animais, árvores, flores silvestres, atividades do campo e assim por diante.

Deve-se notar que a pintura country costuma ter como principal fonte de inspiração as fazendas. Portanto, não é de se surpreender que tenha um ar muito tradicional e conservador. Não há medo de combinar o delicado (como um laço) com algo mais rústico (madeira ou ferro forjado).

Abaixo, mostraremos algumas técnicas para decorar com a pintura country para que você possa fazer suas próprias peças decorativas. Vá em frente e incorpore uma peça feita por você à sua decoração!

Características da pintura country

Antes de mencionar as técnicas usadas na pintura country, consideramos importante que você saiba quais são suas características gerais.

  • As cores utilizadas são geralmente opacas e pastel (principalmente azul, verde e rosa).
  • Procura-se criar efeitos envelhecidos e desgastados nas peças. Isso dá a sensação de que os objetos passaram de geração em geração, o que cria uma sensação de aconchego maior nos ambientes e, é claro, maior familiaridade.
  • Os animais mais utilizados são as aves (galinhas, patos, galos, gansos, pardais, pombos, etc).
  • Os quadros incluem muitos detalhes florais misturados com motivos românticos, como corações.
  • Você não precisa ter medo de usar diferentes tipos de tecido para decorar os objetos. Por exemplo, você pode forrar as tampas dos frascos de geleia, entre outros.
  • A grande maioria dos objetos é exibida. Na verdade, evite escondê-los para preencher os espaços e ter tudo à mão.

Leia também: Decoração com móveis vintage reciclados

Técnicas utilizadas na pintura country

Agora, vamos contar quais são as técnicas mais utilizadas para esta forma bela e original de fazer arte.

Os pontos

Desenho de tartaruga

Para dar esse acabamento, você precisa de um pincel fino. A tinta deve ser colocada na ponta do pincel e aplicada verticalmente contra a tela. Então, com muito cuidado, dê um toque levantando e deixando secar. Esse mesmo procedimento deve ser seguido para os outros pontos. Essa técnica é muito simples e é muito usada, porque, como você já deve ter imaginado, há muitos elementos pequenos nesse tipo de arte.

O frisado

Basicamente, trata-se de usar uma esponja para aplicar tinta na tela de maneira delicada. Pode ser usado para pintar o céu ou fundos brancos, muito característicos neste tipo de arte.

O sombreado

Para esta técnica, você precisará de um pincel com uma forma angular e tinta fresca. Coloque o pincel em água e agite para remover o excesso. Em seguida, encoste-o na pintura com sua ponta mais saliente e mova-o lentamente na imagem da esquerda para a direita. O sombreado é usado para fazer alterações de cores sutis ou para delimitar determinadas áreas. 

O salpicado

Pintura infantil com glitter

Para criar o efeito salpicado, é conveniente usar uma escova de dentes de cerdas macias. Umedeça a escova na tinta e, usando o dedo, passe a tinta nas cerdas da frente para trás para que salpique a pintura. Esta técnica é um pouco difusa, por isso é necessário cobrir as áreas em que não queremos fazer salpicos para evitar manchas.

Não perca este artigo: 4 diferentes formas de decorar um jantar romântico

Caneta

O tipo de caneta que você escolher é muito importante. Sugerimos que você compre canetas especiais para a pintura country, pois evitam que as cores escorram ao aplicar. Geralmente, as canetas são usadas para criar detalhes pequenos e finos. Por exemplo, elas são usadas ​​para representar linhas de costura ou, às vezes, para delinear olhos, narizes e bocas.

Quadriculado e design escocês

Usando um pincel fino, faça linhas finas e grossas para dar a aparência de que os personagens usam roupas de estilo xadrez ou escocês. Isso dará um toque mais rural aos mesmos.

Existem outras técnicas que são usadas para fazer pinturas country, mas as anteriores são as mais comuns. O criador da pintura deve ter em mente que a ideia é dar uma sensação de aconchego, harmonia e romantismo.

Recomendados para você