6 remédios naturais para as rachaduras nos lábios

As rachaduras nos lábios são um incômodo comum que felizmente tem uma fácil solução.

As rachaduras nos lábios podem fazer com que comer, beber ou sorrir sejam atos dolorosos. Esta condição se denomina queilite angular e é mais comum do que pensamos.

Felizmente, as rachaduras costumam desaparecer sozinhas ao longo de alguns dias. No entanto, se você não pode esperar tanto ou os incômodos se intensificam, pode testar os seguintes remédios naturais para acelerar sua cura.

Causas das rachaduras nos lábios

Se você notou algumas rachaduras ao redor dos lábios não se preocupe. Muitos apresentam este problema de forma ocasional, e tem solução. 

Em geral, as rachaduras labiais são o resultado da presença de alguns tipos de fungos, bactérias ou vírus. Por outro lado, outras causas comuns são:

  • Diabetes.
  • Uma dieta deficiente.
  • Desidratação
  • Deficiência de zinco ou ferro.
  • Superexposição ao calor ou ao sol.
  • Desordens do sistema imune.
  • Uso de antibióticos na área da boca.
  • Alergia a produtos como batons ou pasta de dentes.

Normalmente as rachaduras labiais, que ocorrem como consequência de alguma das questões anteriores, costumam desaparecer ao longo de umas seis semanas, mas se não for assim, teste esses melhores remédios naturais para eliminá-las e dizer adeus aos incômodos.

1. Azeite de oliva

Azeite de oliva ajuda a tratar as rachaduras nos lábios

O azeite de oliva traz grande hidratação e tem efeitos desinfetantes. O recomendado é usar azeite virgem ou extra virgem para se assegurar de não colocar a pele da área em contato com químicos de outro tipo.

Ingredientes

Procedimento

Pegue o azeite de oliva com o algodão e aplique sobre a área ao redor dos lábios durante a noite. Deixe repousar e na manhã seguinte lave a área com água fresca. Em uma semana verá os primeiros resultados.

2. Mel

Outro remédio natural para eliminar as rachaduras ao redor dos lábios é um ingrediente que certamente você tem em casa: o mel. Este funciona perfeitamente para curar as rachaduras causadas por infecções bacterianas. O mel também ajuda a suavizar a pele.

Ingredientes

  • 1 colher de mel
  • 1 chumaço de algodão.

Modo de preparo

Pegue o mel com o chumaço de algodão e aplique sobre as rachaduras. Deixe repousar e enxágue com água fresca. Repita o processo duas vezes por dia e notará as mudanças a partir da primeira semana.

3. Óleo de coco

Óleo de coco ajuda a tratar as rachaduras nos lábios

O óleo de coco é um remédio fantástico para eliminar as rachaduras labiais ocasionadas pela secura.

Depois de três dias de aplicação do remédio, notará uma grande melhoria, mas recomendamos aplicá-lo pelo menos durante uma semana. Depois de eliminar as rachaduras, aplique de forma ocasional o óleo de coco. O ideal seria usá-lo pelo menos uma vez no mês. 

Ingredientes

Procedimento

Molhe o chumaço de algodão no óleo e aplique. Deixe secar e não lave. Aplique duas vezes por dia ou três caso o problema seja muito grave.

4. Gel de aloe vera

O gel de aloe vera é outra boa opção para eliminar as rachaduras labiais sem dor nem esforço. Recomendamos escolher um gel que seja orgânico ou que você mesmo obtenha o gel da folha diretamente. Este gel tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Escolha este remédio quando a origem das rachaduras labiais for infecciosa.

Ingredientes

  • 1 colher de aloe vera frio.
  • 1 chumaço de algodão.

Modo de preparo

Pegue o aloe vera com o chumaço de algodão e aplique sobre as rachaduras. Deixe repousar por um tempo. Não será necessário lavar a área. Pode aplicar este remédio duas ou três vezes por dia.

5. Polpa de mamão

Polpa de mamão ajuda a tratar as rachaduras nos lábios

O mamão é rico em enzimas que hidratam e unificam a tonalidade da pele. Se o problema das rachaduras labiais já levar algum tempo, tem gerado descoloração, teste este remédio. Em apenas um mês reduzirá a descoloração e hidratará a área ao redor dos lábios.

Ingredientes

  • 1 pedaço de três centímetros de mamão.
  • 1/2 colher de mel.

Modo de preparo

Misture os dois ingredientes até obter uma pasta. Aplique sobre as rachaduras e cubra as mesmas com uma toalha. Deixe repousar por vinte minutos e enxágue.

Recomendamos ler: 7 usos e benefícios do mamão. Conhecia?

6. Bálsamo labial de coco e rosas

Este é um remédio muito fácil de ser transportado e ajuda a eliminar as rachaduras labiais em pouco tempo.

Ingredientes

  • 1/8 xícara de óleo de coco.
  • 1/4 xícara de cera de abelhas.
  • 1/8 xícara de manteiga de karitê.
  • 6 tubos de bálsamo labial.
  • 1 colher de extrato de baunilha.
  • 1/4 xícara de pétalas de rosa (frescas)
  • 1 colher de óleo de amêndoas doces.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, salvo as pétalas, em um pequeno recipiente para banho Maria. Esquente os ingredientes no forno de micro-ondas por trinta segundos ou até que esteja bem líquido.

Adicione as pétalas de rosa e mexa bem. Esvazie a mistura nos recipientes dos bálsamos labiais. Guarde a mistura na geladeira para que se solidifique. Use este remédio sempre que precisar.

Como pode ver, as rachaduras labiais têm solução. Aplique estes remédios naturais toda vez que precisar e recupere seu lindo sorriso. 

Recomendados para você