7 usos e benefícios do mamão. Você os conhece?

As primeiras árvores de mamão foram descobertas em 1541, quando um explorador espanhol, Hernando de Soto, enviou amostras da planta durante uma excursão ao vale do Mississippi.

Esta fruta tropical não apenas tem um sabor delicioso e saboroso, mas suas características nutricionais têm se destacado em todo o mundo, especialmente devido à enzima conhecida como papaína. Descubra os benefícios do mamão a seguir!

Como a papaína ajuda?

Durante o processo de digestão, o alimento é quebrado e misturado com saliva para criar um bolo alimentar. Este bolo é transportado para o estômago para ser armazenado.

Quando isso acontece, a pepsina, uma enzima dos sucos gástricos, é responsável por fragmentar as proteínas, para que o intestino delgado possa absorvê-las.

Em seguida, vem o trabalho da papaína, que é responsável por quebrar as proteínas dos alimentos e neutralizar os ácidos gástricos. É assim que o estômago pode digerir mais rapidamente que o habitual.

Propriedades da papaína

  • É um poderoso digestivo e anti-inflamatório
  • Possui propriedades analgésicas
  • Funciona como antisséptico
  • Possui características desintoxicantes, diuréticas e depurativas
  • Limpa as mucosas digestivas
  • Destrói as amebas intestinais
  • É rica em potássio e baixa em teor de sódio, o que é ideal para pessoas com hipertensão ou problemas cardiovasculares.

Nutrientes do mamão

Benefícios do mamão

  • Papaína: Muito semelhante à pepsina, ajuda a digerir proteínas, e é um estimulante digestivo e anti-inflamatório.
  • Carpaína: é um alcaloide que atua no líquido biliar, facilitando, particularmente, a digestão de carnes e alimentos muito pesados. Além disso, reduz a insuficiência cardíaca e reduz os ataques de taquicardia.

Tipos de mamão

Existem cerca de 50 diferentes tipos de mamão no mundo, no entanto, eles geralmente são classificados como:

  • Golden: é uma pequena apresentação que pesa entre 400 e 600 gramas.
  • Havaiano: tem uma forma de lâmpada e seu sabor é mais doce do que o resto.
  • Papaia: seu tamanho varia de 1 a 5 quilos, é caracterizado por polpa avermelhada e sua forma é cilíndrica.

Benefícios do mamão

O mamão não é apenas rico em papaína; ele também possui uma grande quantidade de vitaminas A, B, C e E. É rico em magnésio e potássio, o que o torna uma fruta essencial para a saúde.

Em seguida, veremos quais são os benefícios do mamão de forma mais específica:

1. Controla o peso

Perder peso

Tanto a papaína quanto a quimopapaína contribuem para a quebra de gorduras, proteínas e carboidratos. Inclusive, a papaína é mais eficiente que a pepsina, uma enzima encontrada no estômago.

2. Ideal para os diabéticos

O suco de mamão ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, pois acelera a regeneração de células beta e, além disso, aumenta a síntese de insulina (especialmente o mamão verde).

3. Melhora a digestão

Processo digestivo

Da mesma forma, a papaína, a quimopapaína, os fitonutrientes, e outras enzimas melhoram o processo digestivo.

Estes permitem que o corpo elimine o excesso de toxinas.

4. Combate a prisão de ventre

Além de todas as propriedades mencionadas, o mamão é rico em fibras, responsáveis por absorver água e melhorar a consistência das fezes.

Ou seja, limpa o estômago e, por isso, fica mais fácil eliminar os resíduos que aderem ao longo do cólon e dos intestinos.

5. Acelera a cicatrização

Cicatrizes

Quanto à pele, uma das enzimas que se destaca é a protease. Esta ajuda as  a curar feridas mais rapidamente. Além disso, fornece nutrientes e vitaminas que melhoram a condição da pele e reduzem a inflamação.

6. Melhora a amamentação das mães

A papaína é responsável por melhorar a função do sistema endócrino, o que aumenta a produção de leite em mulheres que amamentam.

7. Diminui as cólicas menstruais

Mulher com dor de barriga

Ao consumirmos mamão, são aumentados os níveis de oxitocina e prostaglandina nas mulheres. Por outro lado, existem ligeiras contrações no útero que são responsáveis ​​pela redução da dor.

Recomendações

  • De preferência, o mamão deve estar maduro para aproveitarmos as qualidades da papaína.
  • O mamão tem um sabor melhor quando servido frio.
  • Ao consumi-lo com outras frutas, é importante que também sejam doces, como a banana, porque quando combinado com cítricos, o estômago não atinge a acidez apropriada.
  • Você pode usar o mamão em sucos ou águas saborizadas.

Você já conhecia estes benefícios do mamão? Não deixe de incluí-lo em sua dieta regular para aproveitar todas as suas propriedades!

Recomendados para você