6 óleos essenciais que ajudam a perder peso
Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila
Na esfera popular e no mundo da medicina alternativa, é dito que é possível perder peso com a ajuda de alguns óleos essenciais. Não só aplicá-los na pele por meio de massagens linfáticas, mas também incorporá-los à dieta como infusões.
Antes de nos aprofundarmos nessa afirmação, é preciso esclarecer que não está comprovado cientificamente que o consumo de bebidas preparadas com óleos essenciais possa ser benéfico à saúde ou auxiliar na perda de peso.
Apesar disso, há quem seja estimulado a experimentar remédios de óleos essenciais, para obter resultados em menos tempo.
A seguir, informaremos quais óleos essenciais são usados e as diferentes receitas propostas.
1. Óleo essencial de gengibre
De acordo com diversos estudos, o gengibre é uma raiz que pode auxiliar, de certa forma, na perda de peso, pois sua composição contém substâncias com ação anti-inflamatória.
Em um estudo publicado em 2018, concluiu-se que o extrato de gengibre teve efeitos benéficos em casos de obesidade e inflamação.
Como usar?
- Adicione 5 a 10 gotas de óleo essencial de gengibre em seus pratos e bebidas.
- Opcionalmente, adicione a mesma quantidade a um copo de água quente.
- Sirva e consuma com moderação.
Nota importante: o gengibre é contraindicado em alguns casos, portanto, certifique-se de se educar bem antes de começar a integrá-lo na sua dieta.
2. Óleo essencial de canela
Assim como se considerou que o consumo do chá de canela pode auxiliar na perda de peso em casos de obesidade, também foi levado em consideração que o consumo de seu óleo essencial poderia ser benéfico.
Como usar?
- Adicione 5-6 gotas de óleo essencial de canela ao seu chá ou café da manhã.
- Se desejar, adicione ao seu prato de aveia ou batidas de frutas.
Nota importante: como o gengibre, este tempero pode ser contraindicado em alguns casos. Portanto, é recomendável que você se informe bem antes de consumi-lo.
3. Óleo essencial de limão
Embora não seja comum consumir óleo essencial de limão, é dito que ele pode ajudar a perder peso.
Em vez de comprar nas lojas, o melhor é fazer em casa, com a casca de meio limão fresco e maduro.
Como usar?
- Adicione 3 a 5 gotas de óleo essencial de limão ou suco natural de limão a um copo de água morna ou chá de ervas.
- Consumir instantaneamente.
4. Óleo essencial de alecrim
O alecrim é uma planta muito utilizada na cozinha para a preparação de receitas diversas. Por outro lado, seu óleo essencial teve várias aplicações.
De acordo com algumas crenças, seu aroma pode ajudar a reduzir a ansiedade para comer e, assim, prevenir a compulsão alimentar e o consumo de alimentos e bebidas não saudáveis.
Como usar?
- Coloque várias gotas de óleo essencial de alecrim no pulso e esfregue para liberar o cheiro.
- Se preferir, adicione o óleo à água quente e inale seus vapores por 5 minutos.
5. Óleo essencial de hortelã
Óleo essencial de hortelã-pimenta é creditado com propriedades anti-inflamatórias e digestivas, o que ajudaria, de certa forma, a perder peso.
Como usar?
- Diluir 5 a 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em um copo de água morna e consumir antes de cada refeição principal.
- Como alternativa, adicione-o às sua batidas de frutas ou chás de ervas.
6. Óleo essencial de toranja
Supostamente, o óleo essencial de toranja contém substâncias antioxidantes e ácidos graxos que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal.
Seus compostos ativos aumentariam a taxa de metabolismo e facilitariam o uso de gorduras como fonte de energia.
Como usar?
- Dilua 2 ou 3 gotas de óleo essencial de toranja em um copo de água morna.
- Opcionalmente, adicione a mesma quantidade às suas batidas de frutas.
- Sirva e consuma com moderação.
Não está comprovado cientificamente que o consumo de óleos essenciais pode auxiliar na perda de peso. Portanto, os remédios propostos não são 100% eficazes ou recomendados.
A melhor forma de perder peso de forma saudável é abandonar o sedentarismo, melhorar os hábitos de vida e seguir as recomendações do médico. Os óleos podem ser considerados um suplemento, desde que o profissional autorize.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.