6 nervos da mão que você precisa conhecer

28 Janeiro, 2020
As pontas dos dedos são uma das áreas mais enervadas de todo o corpo. Descubra os tipos de nervos que existem nessa estrutura.

Os nervos da mão são uma amostra do prodígio evolutivo que é esse membro. Nas pontas dos dedos estão algumas das áreas mais enervadas de todo o corpo. É por isso que elas são a principal fonte de informação tátil para o homem.

Os principais nervos da mão

Por razões didáticas, os nervos da mão são geralmente divididos em dois grupos: os que predominam no dorso e os que estão na palma da mão. No entanto, eles não são separados, mas juntos formam uma rede nervosa inter-relacionada.

Os nervos da mão são responsáveis ​​por transmitir informações sobre as sensações ao cérebro e, assim, contribuem para o movimento da mão, dedos e braço.

Em seguida, saiba mais sobre os seis dos mais importantes nervos:

1. O mediano

Um dos nervos mais representativos é o mediano

O mediano é um nervo sensório-motor. Enerva os músculos do antebraço e da palma da mão. É dividido em duas partes: externa e interna. A divisão externa desse nervo dá origem aos nervos digitais palmares do primeiro dedo. Também para o nervo digital palmar externo do segundo dedo.

Por sua vez, a divisão interna dá origem ao nervo digital palmar interno do segundo dedo. Da mesma forma, aos nervos digitais palmar externos e internos do terceiro dedo e ao nervo digital palmar externo do quarto dedo.

Além disso, é responsável pela sensibilidade na metade externa da palma da mão.

O nervo mediano enerva os músculos ulnares anteriores, pronador redondo e quadrado, flexor comum superficial e profundo. Devido à sua localização, pode sofrer aprisionamentos em diferentes pontos.

Leia também: Sistema nervoso: 6 dicas para fortalecê-lo

2. O nervo ulnar

O nervo ulnar é definido como um nervo misto. Assim, isso significa que combina fibras motoras e sensoriais. Além disso, possui um ramo superficial que repousa no hâmulo do osso hamato, na altura do punho.

A partir desse ramo, o nervo digital palmar interno do quarto dedo e o nervo digital palmar do quinto dedo são formados. Também é conhecido como nervo ulnar. Enerva apenas dois músculos do antebraço: o flexor ulnar do carpo e o flexor profundo do quarto e quinto dedos.

Em sua grande maioria, enerva os músculos da mão. Por fim, é responsável pela sensibilidade da pele na metade ulnar da palma e nas costas da mão. Também nos dedos 4 e 5.

3. O nervo radial

Nervo radial da mão

Outro dos seis nervos mais relevantes da mão é o nervo radial. Está localizado na palma da mão. Enerva a borda lateral superior e a parte lateral do polegar e do raio, respectivamente.

É um nervo sensório-motor, por isso, está fundamentalmente envolvido com os movimentos de extensão do cotovelo, punho e dedos. Também com a supinação do antebraço. Ou seja, com a mudança dessa área para dentro e para fora.

Enerva vários músculos, entre os quais o tríceps. Além disso, também o supinador longo e curto, extensores radiais do carpo, extensor ulnar do carpo, extensor comum do dedo, extensor próprio do dedo mindinho, abdutor do polegar longo, extensores do polegar curto e longo e extensor do índice.

Você também vai gostar de ler: Feridas nas mãos e dedos das crianças

4. Nervo radial cutâneo

Está localizado na parte de trás da mão. Esse nervo perfura a aponeurose do antebraço. Ou seja, a camada de tendões encontrada nessa área. Passa debaixo do tendão do supinador longo. Em seguida, é anexado ao tendão motor radial, na altura do canal interno da flexão do cotovelo.

O nervo radial cutâneo enerva as falanges do polegar, a primeira falange do indicador. Da mesma forma, a parte externa da primeira falange do terceiro dedo e a parte de trás da mão, em sua parte externa.

5. Nervo ulnar cutâneo

Mão segurando o polegar da outra mão

Corresponde ao ramo dorsal do nervo ulnar. Basicamente, enerva a borda interna do terceiro dedo e a borda da unha do quarto dedo em sua parte interna. Da mesma forma, a borda interna e externa do quinto dedo.

6. Nervo mediano

Por fim, temos outro nervo da mão que está nas costas dela. Enerva para as falanges distais do segundo e terceiro dedos. Além disso, também a borda externa da falange distal do quarto dedo. Corresponde a um ramo do nervo mediano e tem uma função basicamente sensitiva.

Netter, F. H., & Brass, A. (1994). Sistema Nervioso, Tomo I: Parte 1. Anatomía y Fisiología (Vol. 1). Elsevier España.