6 exercícios cardiovasculares para você fazer
Ter um estilo de vida ativo pode ser muito benéfico para a sua saúde. Esta não é uma afirmação positiva feita apenas para motivar você a se mover e ficar mais esbelto, mas uma realidade que tem feito parte do trabalho de muitos pesquisadores e instituições como a Organização Mundial da Saúde. Os exercícios cardiovasculares são geralmente altamente recomendados, pois não apenas ajudam a queimar calorias e emagrecer, mas também ajudam a liberar a tensão acumulada e adicionar bem-estar.
Portanto, fazer exercícios aeróbicos não apenas ajuda a aumentar a resistência, queimar calorias e perder peso, mas também a ter mais energia no dia a dia e melhorar seu humor. Você já começou a praticar os exercícios cardiovasculares?
Proposta de exercícios cardiovasculares para você fazer
Devemos ter em mente que antes de realizar qualquer tipo de exercício, primeiramente, devemos nos alongar para aquecer os músculos e as articulações e evitar lesões.
1. Pular corda
A primeira coisa que devemos fazer para realizar este exercício é procurar uma corda com o comprimento ideal para a nossa altura.
Pular corda é um exercício cardiovascular muito fácil de realizar, mas requer equilíbrio, força, coordenação de movimentos e, claro, resistência. Quanto mais rápido fizermos os exercícios cardiovasculares, melhor será o resultado.
- Neste exercício, devemos apenas pular muito rápido e mover os antebraços em completa coordenação.
- Se pularmos corda por 20 minutos diariamente, perderemos muita da gordura acumulada enquanto tonificamos os músculos.
2. Subir escada
Um exercício muito simples, mas também muito eficaz; as únicas coisas que devemos ter é disposição e desejo de melhorar nossa condição física.
- Neste exercício, temos apenas que subir e depois descer as escadas rapidamente.
- As costas devem sempre ficar retas e devemos ter cuidado para não tropeçar.
- Realize esse exercício por 3 minutos seguidos, depois descanse e beba um pouco de água.
3. Burpee
Os burpees são um tipo de exercício cardiovascular que exige muita dedicação. Na verdade, é muito simples e podemos fazê-lo silenciosamente em casa e obter resultados muito favoráveis. Recomenda-se que, ao fazê-lo, acertemos um cronômetro e procuremos realizar o número máximo de repetições em alta velocidade.
- Você deve começar com as costas retas. Depois, abaixe e coloque as palmas das mãos completamente no chão.
- Estique seu corpo e faça flexões de braços enquanto você leva os joelhos até a altura do peito.
- Depois, levante-se rapidamente em um salto.
- Faça um mínimo de dez repetições e, da próxima vez, aumente um pouco mais.
Nota: este é um exercício que deve ser feito muito rapidamente e sem parar para que funcione.
4. Salto com os joelhos em direção ao peito
Saltar com os joelhos na altura do peito é um excelente exercício cardiovascular. Segue a mesma linha dos burpees em termos de intensidade, por isso temos de fazer vários saltos consecutivos – sem parar – para podermos tirar proveito do exercício.
- Para realizá-lo, você deve ficar com as costas retas e os pés separados por uma distância semelhante a dos ombros.
- Quando estiver pronto, você deve realizar saltos enquanto levanta os joelhos para tentar tocar seu peito.
- Faça 10 repetições, devagar e tão alto quanto puder, descanse por um minuto e repita o exercício novamente.
5. Salto com as pernas abertas
Para variar um pouco os saltos, podemos recorrer ao salto com as pernas abertas, pois é outro exercício cardiovascular perfeito para entrar em forma.
- Para realizá-lo, você deve ficar em uma superfície plana, mantendo as costas retas.
- Você deve realizar saltos em que você deve abrir as pernas em coordenação com a abertura dos braços sobre a cabeça.
- Então, na mesma sincronia, abaixe os braços e junte as pernas.
- Este é um exercício que requer velocidade, agilidade e coordenação. Realize pelo menos 20 repetições.
6. Giro
Para executar este exercício, você deve ficar parado e de pé. O exercício consiste em virar de um lado para o outro, realizando um pequeno salto que faz com que você se suspenda a poucos centímetros do chão.
- Você deve sempre manter seus músculos abdominais contraídos e suas costas completamente retas.
- Faça este exercício por três minutos sem parar. Depois descanse e beba um pouco de água.
Inclua esses exercícios cardiovasculares na sua rotina e se divirta!
Como você pode ver, os exercícios cardiovasculares que mostramos são realmente simples. Você pode passar algumas horas por dia fazendo uma rotina que te ajudará a manter uma boa saúde.
Lembre-se de ter sempre uma garrafa de água ao lado durante os exercícios, pois é importante se manter hidratado para ter um bom desempenho e evitar desconfortos como cãibras.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ficarra, S., Thomas, E., Pillitteri, G., Migliore, D., Gómez-López, M., Palma, A., & Bianco, A. (2022). Changes in quality of life, strength and heart rate variability after 4-weeks of supervised online burpees training during the covid-19 quarantine in healthy young adults: A pilot study. Kinesiology (Zagreb, Croatia), 54(1), 116–125. https://doi.org/10.26582/k.54.1.13
- Guerra, Jaime. Cada movimiento cuenta para mejorar la salud – dice la OMS. (n.d.). Who.int. Retrieved November 24, 2022, from https://www.who.int/es/news/item/25-11-2020-every-move-counts-towards-better-health-says-who
- Mónaco, Mauricio et al. (2005). Consenso sobre factores de riesgo de enfermedad cardiovascular en pediatría: Sedentarismo. Archivos argentinos de pediatría, 103(5), 450-463. Recuperado en 24 de noviembre de 2022, de http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0325-00752005000500013&lng=es&tlng=es.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.