5 problemas de saúde que causam dor nas costas

Mesmo que a dor nas costas possa aparecer por vários motivos menores, sempre devemos prestar atenção e não subestimá-la, principalmente se ela se prolongar por mais de uma semana.
5 problemas de saúde que causam dor nas costas

Última atualização: 11 Maio, 2021

Quando algo está errado, o corpo se manifesta por meio de vários sinais. Portanto, a dor nas costas torna-se um sinal de que algo não está bem, seja devido à uma lesão ou doença. Cuidado, isso não significa que em todos os casos seja algo sério, pode ser um incômodo temporário.

A seguir, vamos nos aprofundar um pouco sobre as possíveis causas da dor nas costas e por que é importante consultar um médico para dar o tratamento adequado. 

As costas

De acordo com a literatura científica, essa área localiza-se na parte posterior do corpo e abrange desde a extremidade do pescoço e ombros até a cintura. Seu tamanho é definido pela coluna vertebral (para altura) e pela caixa torácica (para determinar sua largura).

É estruturada, como indicamos, pela caixa torácica e pela coluna vertebral, bem como pelos músculos dorsais e do pescoço. Nele estão órgãos como os pulmões e os rins.

As costas desempenham uma função muito importante: graças a ela, a parte superior do corpo pode ser mantida tanto em repouso como em movimento. Também permite que o centro de gravidade seja mantido estável o tempo todo. Também é responsável por cobrir e proteger a medula espinhal com um feixe de ossos.

O que você deve saber sobre a dor nas costas?

O que você deve saber sobre a dor nas costas?
Essa condição é bastante comum.

A dor nas costas é uma das condições mais comuns nos humanos. Pode ser aguda ou crônica, ou seja, pode ser uma dor que desaparece após uma semana ou pode durar até mais de três meses.

Além disso, a dor nas costas pode melhorar, sem sabermos sua causa. Se a sua origem não for um grande problema, pode ser tratada com compressas quentes e frias e medicamentos. Em alguns casos, pode ser resolvido com um pouco de exercício, como ioga, por exemplo.

Possíveis causas de dor nas costas

A dor nas costas pode ter várias origens, desde má postura até doença renal. Portanto, o estado de saúde deve ser avaliado para verificar se a causa não está relacionada aos órgãos internos. No caso de ser um problema menor, você pode sentir alívio em um curto espaço de tempo.

A seguir, discutiremos algumas das causas mais sérias da dor nas costas que somente um médico pode diagnosticar após uma avaliação e análise dos respectivos testes.

1. Endometriose

A dor nas costas é acentuada pelas contrações que existem entre o útero e as cólicas. Também ocorre a partir do tecido cicatricial que se forma após o dano da endometriose.

Se o dano for interno, podemos sentir dor no peito ou nas costas. Pode ser aliviado com a ajuda de medicamentos e um banho quente para relaxar os músculos das costas.

2. Escoliose

A escoliose é um desvio lateral muito pronunciado da coluna vertebral. Por esse motivo, seus sintomas incluem dores nas costas. Isso pode se tornar muito intenso ou se assemelhar à dor nas costas que uma pessoa com curvatura normal sofreria.

3. Dor lombar

A dor lombar (também conhecida como lumbago) é uma das causas mais comuns de dor nas costas. Isso ocorre após uma distensão de um ligamento ou músculo nas costas. 

Também pode surgir como resultado de um rasgo microscópico do mesmo. Origina-se quando é realizado um movimento brusco, ao levantar indevidamente um objeto pesado ou devido a um mau alongamento.

A dor pode ser breve ou se tornar tão forte que impossibilite o funcionamento normal da pessoa.

4. Osteoporose

Osteoporose
A osteoporose pode causar complicações múltiplas.

A osteoporose pode causar dor nas costas desagradável e severa devido a fraturas contínuas das vértebras ou da coluna vertebral. Esta doença pode se desenvolver por anos de forma assintomática. Com o tempo, pode se tornar muito doloroso para aqueles que sofrem com isso.

5. Má higiene postural

A origem do problema nem sempre precisa ser uma patologia. Muitas vezes, pode surgir como resultado de uma má higiene postural em geral. Passar muitas horas em pé ou sentado, ou simplesmente na mesma postura, somado ao sedentarismo e outros fatores, pode causar diversos desconfortos, inclusive dores nas costas.

Prevenção

A prevenção pode ser a melhor solução na maioria dos casos. Por esse motivo, é aconselhável manter uma boa higiene postural para evitar sobrecarregar as costas, e isso inclui o seguinte:

  • Não adote posturas ruins.
  • Evite fazer movimentos incorretos (principalmente ao levantar e transferir objetos).
  • Evite ficar deitado por longos períodos de tempo. Além disso, deitar de barriga pra baixo não é recomendado, pois isso pode ser contraproducente.

Quando visitar o médico?

É fundamental realizar uma consulta se a dor nas costas não desaparecer após um curto período de tempo (se a pessoa for saudável, deve desaparecer em questão de horas com um anti-inflamatório).

Caso você não tenha sido diagnosticado com nenhuma doença renal ou qualquer uma das mencionadas acima, é melhor ir ao médico para uma avaliação completa. 

Pode interessar a você...
Dor nas costas: causas e atividades para aliviá-la
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dor nas costas: causas e atividades para aliviá-la

A dor nas costas tem diferentes causas, entre elas o estilo de vida sedentário. Conheça três atividades que ajudam a preveni-la e tratá-la.