6 coisas que o medo não quer que você saiba

27 de maio de 2018
O medo pode ser a desculpa perfeita para não fazer algo ou, em seu defeito, esse empurrão que lhe falta para se decidir e tentar a sorte. Se você cair, sempre poderá se levantar.

Não está cansado de lutar contra o medo e parecer que nunca o vencerá? A realidade é que nunca poderá ganhar a batalha contra o medo, mas poderá aprender a controlá-lo.

Você sabe quanto dano causa se sentir assustado, o que lhe causou no passado é o que lhe causará no futuro, caso não detenha isso.

Sem dúvidas conhece vários “métodos” para vencer este sentimento mas, sem importar as vezes que o derrote, ele sempre volta.

Isto não acontece só com você. Na realidade o medo é parte de nós e nos permite estar a salvo em situações de perigo.

O problema é que, com o tempo, este sentimento pode se instalar em sua vida e se apoderar de sua vontade.

Identifique algumas das coisas que o medo não quer que você saiba. Logo, trabalhe nelas para reduzir seus efeitos.

1. O medo mente para você

A primeira das coisas que o medo não quer que você saiba é que ele mente constantemente e nos faz sentir miseráveis com cada pensamento que temos:

  • Ganhar uma promoção? Só os melhores conseguem.
  • Lutar por meus direitos? Se não o tratarem bem é porque você merece.
  • Explicar uma ideia nova? Só conseguirá fazer com que zombem de você.

O medo é uma emoção muito poderosa. Fisiologicamente é um dos mecanismos de defesa mais úteis que o ser humano tem. Porém, é preciso evitar que ele distorça sua realidade.

Ainda que não possamos nos desfazer dele, é fundamental aprender a mantê-lo sob controle para evitar que determine a forma como age.

2. Você é capaz de fazer aquilo a que se propôs

Pessoa sem medo de viajar pelo mundo

Outra das coisas que o medo não quer que você saiba é que, sem importar sua situação atual ou as dificuldades que acredita que podem surgir, você é capaz de fazer aquilo que se propõe.

Muita gente se deixa levar pelo medo e dá atenção a todas as mensagens negativas que a mente lhes envia.

É certo que atingir as grandes metas é complicado e custa muito tempo e esforço. É que, se não fosse assim, nós não nos sentiríamos motivados pelo resultado e não aprenderíamos com o processo.

3. Nunca é muito tarde para mudar

Por quanto tempo você aguentou esse relacionamento ou amizade tóxicos? Quando tempo você tem dado voltas nessa viagem que te emociona mais do que qualquer outra coisa? Há quanto tempo você está suportando essas coisas por medo?

Outra das coisas que o medo não quer que você saiba é que nem a idade e nenhuma outra circunstância é um obstáculo para mudar. Para que uma mudança passe da imaginação à realidade basta fazer com que aconteça.

Se na verdade há algo que está muito mal em sua vida ou há algo que deseja fazer, crie um plano de ação. Já tem a meta. Agora dê os passos necessários para chegar a ela.

4. Ninguém está mais qualificado para decidir em sua vida do que você

Mulher com medo do que os outros podem dizer

Um fator que costuma causar muito medo é a opinião alheia, pois todos comentam sobre as vidas dos demais, seja para criticar ou para ajudar.

Porém, você é o único que tem o direito de decidir quais mudanças fazer em sua vida.

O medo da crítica pode fazer com que você fique encalhado em situações que não gosta ou com que exerça uma profissão que não o apaixona.

Talvez pense que desta forma, pelo menos, você terá o reconhecimento dos outros, mas isto não é necessariamente verdade.

No fim, sempre haverá alguém falando de você, pois esta é a natureza humana. E está bem. Você não vai conseguir agradar a todo mundo sempre.

O que você pode sim fazer é viver de acordo com suas expectativas e sonhos. É muito provável que continuem criticando você, mas sem dúvidas, você será mais feliz.

5. Seus erros passados não definem o seu futuro

Mulher jogando pedras na água sem medo

A quinta das coisas que o medo não quer que você saiba é que os erros que você cometeu não têm porque definir como será o seu futuro. Todos cometemos erros e todos carregamos nas costas um monte de coisas que não devíamos ter feito.

Isso é natural, pois a vida se trata de tentar coisas novas e tomar decisões. Quando fazemos essas duas coisas, torna-se impossível que fiquemos livres de cometer erros.

Agora, esses erros podem te ser de grande ajuda para encontrar o melhor caminho até as suas metas. Não seja dessas pessoas que por causa de um erro deixam de tentar e ficam paradas no tempo.

Ao invés disso, use seus erros para ver qual caminho tomar ou para aprender a lição.

Quer saber mais? Leia: Perdoe, solte e feche o passado

6. A única coia que está em seu caminho não é o medo, é você!

Acredita que o medo é o que te mantém paralisado? A verdade é que isto não é assim. O certo é que o medo pode te gerar incertezas e dúvidas, mas quem decide ficar paralisado é você.

Sempre que o medo aparecer você terá duas opções:

  • Se preocupar e ficar paralisado.
  • Ver a advertência que o medo quer te dar, tomar as precauções adequadas e agir.

Quando deixar de ver o medo como o grande obstáculo de sua vida, tomará responsabilidade plena de ti. Tente fazer isso o quanto antes.

Verá que, ainda que cause incertezasse tornar responsável por seus atos é muito gratificante.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com

Recomendados para você