6 benefícios da beterraba para a saúde

· 31 de janeiro de 2019
O suco de beterraba nos ajuda a manter o desempenho físico melhor do que qualquer bebida energética. Além disso, você sabia que suas folhas contêm mais ferro que espinafre?

A beterraba é um dos vegetais mais marcantes, dada sua cor. Nos últimos anos, têm aumentado seu consumo na forma de bebidas, em combinação com várias frutas. Algo que é muito positivo, dado que anteriormente seu uso gastronômico era limitado, sobretudo, à seção de saladas.

Uma das variedades de beterraba é utilizada inclusive como uma fonte para a produção de açúcar devido ao seu alto teor de sacarose. No entanto, além de ser uma fonte de açúcar natural, essa hortaliça é um alimento muito nutritivo, pois é rico em potássio, vitamina C e folatosAlém disso, a beterraba é rica em água e, portanto, em fibras.

Benefícios da beterraba para a saúde

1. A beterraba é uma fonte de fibra

A beterraba também tem um alto teor de fibras, solúvel e insolúvelPortanto, ajudam a melhorar o trânsito intestinal e, evidentemente, ajudam a combater a prisão de ventre. Recomenda-se até nas dietas para o tratamento de hemorroidas irritantes. Também ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue e de colesterol bom (HDL).

Como mencionado acima, essa hortaliça pode ser consumida tanto cru (em saladas) como cozida (em vários pratos e bebidas)O que importa é saber cozinhá-la para não desperdiçar suas propriedades. Portanto, é preciso cozinhá-la com a casca. Pouco antes de comer, você pode se retirar. Por outro lado, é necessário saber que ela pode ser conservada em vinagre cru e cozido.

Conheça alguns dos benefícios da beterraba para a saúde

2. Aliada contra a pressão alta

Como a beterraba contém nitratos de origem natural, quando ingeridas, esses nitratos são convertidos em óxido nítrico. Lembre-se que essa molécula contribui para o relaxamento e a dilatação dos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação e contribui para a regulação da pressão arterial ao longo do dia.

Leia também: 8 dicas para tirar a pressão arterial em casa corretamente

3. Fornece energia

Além de ser rica em água, a beterraba também é rica em proteínas. Assim, ao invés de recorrer a bebidas energéticas para melhorar o desempenho físico, deve-se consumir um copo de suco de beterraba, que é completamente natural e oferece um benefício muito semelhante ao do corpo.

O suco de beterraba pode fornecer energia para o corpo, graças à conversão de nitratos em óxido nítricoEssa molécula ajuda a reduzir o impacto do exercício no corpo, melhorando a resistência ao exercício de alta intensidade. 

Em um estudo realizado pelo Departamento de Saúde e Ciências do Exercício da Universidade de Wake Forest, em Winston-Salem, publicado na revista “Journals of Gerontology: Série A”, foi evidenciado que as pessoas que bebiam suco de beterraba antes de realizar exercício tinham um desempenho de até 16 % maior em comparação com aqueles que não bebiam.

4. Aliada contra a inflamação

A beterraba é uma fonte importante de betaína, um nutriente capaz de proteger as células, proteínas e enzimas do estresse ambiental. Além disso, dá a esta hortaliça um importante poder anti-inflamatório que protege os órgãos internos e melhora a circulação sanguínea.

5. Ajuda a desintoxicar o corpo

A beterraba ajuda a desintoxicar o corpo

O pigmento conhecido como betaína que as beterrabas contém suporta o processo de desintoxicação. Lembre-se de que isso ocorre quando as toxinas divididas se unem a outras moléculas a serem eliminadas. Em geral, seus nutrientes são capazes de combater a ação dos radicais livres e essenciais para depurar órgãos vitais, como o fígado, os pulmões e o sangue.

Pode te interessar: 5 receitas alcalinas para se desintoxicar

6. Pode conter propriedades anticancerígenas

O consumo do extrato de beterraba vermelha pode reduzir as formações tumorais quando administrado com água potável. Acredita-se que os responsáveis ​​por esse benefício sejam os fitonutrientes contidos nas beterrabas e os nutrientes mencionados acima, cuja capacidade mineralizadora é muito importante.

Até suas folhas têm contribuições benéficas!

Benefícios das folhas da beterraba

Suas folhas verdes representam uma parte muito importante e rica em nutrientes desta hortaliça. Contêm proteínas, fósforo, zinco, fibra, vitamina B6, A, C, magnésio, potássio, cobre e manganês, assim como cálcio e ferro. Vale destacar que as folhas desta planta contêm mais ferro que espinafreEntre os benefícios de seu consumo regular, encontramos o seguinte:

  • As folhas de beterraba podem prevenir a osteoporose, ao aumentar a resistência óssea.
  • Estimulam a produção de anticorpos e glóbulos brancos. Por isso, contribuem para fortalecer o sistema imunológico.
  • Ajudam a prevenir e combater a doença de Alzheimer.

As folhas da beterraba podem ser tomadas em sucos ou consumidas em saladas. Também podem ser usadas ​​em várias preparações com legumes. 

Lembre-se que a chave é saber como incorporá-las de uma forma agradável em nossa dieta para normalizar seu consumo e poder se beneficiar dela.

  • Cao, G., Sofic, E., & Prior, R. L. (1996). Antioxidant Capacity of Tea and Common Vegetables. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf9602535
  • Steddom, K., Heidel, G., Jones, D., & Rush, C. M. (2003). Remote Detection of Rhizomania in Sugar Beets. Phytopathology. https://doi.org/10.1094/PHYTO.2003.93.6.720
  • Umetsu, K., Yamazaki, S., Kishimoto, T., Takahashi, J., Shibata, Y., Zhang, C., … Komiyama, M. (2006). Anaerobic co-digestion of dairy manure and sugar beets. International Congress Series. https://doi.org/10.1016/j.ics.2006.03.025