6 benefícios da banana verde que você provavelmente desconhecia

Mesmo que consumir bananas maduras também tenha benefícios para a nossa saúde, a banana verde permite controlar o peso e favorece a queima de gordura.
6 benefícios da banana verde que você provavelmente desconhecia

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

Por ser um alimento com grande quantidade de amido resistente, parece impossível que os benefícios da banana verde sejam múltiplos. Esses benefícios podem variar desde a perda de peso e o controle da glicose, até a redução dos níveis de colesterol e a manutenção da saúde de cada pessoa que a consome.

Por tudo isso, ela é considerada um dos melhores alimentos que podem ser incorporados nas dietas balanceadas. Você tem interesse em saber mais sobre isso? Então não deixe de ler tudo o que vamos contar a seguir.

Propriedades da banana verde

Assim como a banana amarela, ela pode ser incluída na dieta para obter diversos benefícios. O importante é fazer com moderação e sempre evitar consumir na versão frita, pois isso pode dificultar o controle do peso.

De acordo com a literatura científica, entre os maiores benefícios da banana verde se encontra seu alto nível de fibras, que alcança 3,6 gramas por cada xícara (150 g). Além disso, também é uma excelente fonte de:

  • Vitaminas (do complexo B).
  • Minerais (cálcio, magnésio).

A banana verde também proporciona grandes quantidades do já mencionado amido resistente, um tipo de fibra que não pode ser digerido pelas enzimas do estômago. Assim, causa uma reação de fermentação por bactérias que é benéfica para a saúde. Uma vez fermentado, esse amido ajuda a contribuir com a saúde da mucosa intestinal de maneira que possa:

  • Absorver os nutrientes com maior facilidade.
  • Evitar a entrada de organismos invasores.
  • Alimentar as bactérias que são essenciais para a saúde gastrointestinal.

Benefícios da banana verde para o corpo humano 

Entre os benefícios mais destacados da banana verde para com o corpo humano estão os seguintes, que vamos analisar a seguir.

1. Contribui para o controle de peso

A banana verde tem metade das calorias que os alimentos com carboidratos convencionais. Além disso, o amido resistente também se caracteriza por ter altos valores de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e reduz notavelmente o apetite.

No entanto, isso não significa que adicionar bananas verdes na dieta eliminará por completo a fome e a gordura. Para que o processo de perda de peso tenha sucesso, esse alimento deverá ser combinado com outros e a prática contínua de exercícios.

2. Ajuda a regular o colesterol

O consumo constante de alimentos como a banana verde pode ajudar a reduzir notavelmente a produção de colesterol LDL. Este é o conhecido como colesterol ruim e se localiza dentro do fígado. Assim, ao mesmo tempo que o eliminamos através do sistema digestivo, aumentamos os níveis de colesterol HDL, conhecido como colesterol bom.

3. Promove a saúde cardiovascular

Devido à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos que costuma afetar consideravelmente a saúde do coração, as bananas verdes são um dos melhores alimentos que podemos consumir em uma dieta saudável.

Com relação ao ponto anterior, ao aumentar os níveis de HDL, ela contribui e promove a saúde do sistema cardiovascular, já que:

  • Impede a retenção do LDL nas paredes dos vasos sanguíneos.
  • Previne os ataques ao coração e outros tipos de doenças cardiovasculares.
  • Elimina as chances de inflamação que podem afetar o coração e toda a área do peito.

4. Ajuda a prevenir a diabetes

Com as bananas verdes você pode fazer “tostones" ou “patacones".

A banana verde também é capaz de regular os níveis de glicose dentro do corpo, o que ajuda a prevenir o aparecimento da diabetes tipo II. Isso acontece devido à liberação lenta de açúcar dentro da corrente sanguínea, produzida pela banana verde. Assim, impede a variação de seus níveis e promove a liberação estável da insulina. Do mesmo modo, a regulação dos níveis de insulina dentro da circulação sanguínea pode ajudar a:

  • Diminuir o apetite.
  • Acelerar o metabolismo.
  • Reduzir o acúmulo de gordura.

Essas propriedades fazem da banana verde um alimento perfeito para pessoas que, além de buscarem um modo de vida mais saudável, desejam perder peso. E também, como acabamos de ver, para quem sofre com a diabetes.

5. Promove a queima de gordura

Um dos excelentes benefícios que a banana verde traz para as pessoas que a consomem é o aumento notável da queima de gordura que se encontra reservada dentro do corpo. Isso acontece graças ao estímulo do hormônio glucagon, encarregado da aceleração da termogênese.

6. Fornece energia

Outro dos importantes benefícios da banana verde é a capacidade de ser utilizada como um alimento energético, principalmente para aqueles momentos em que se requer uma recuperação muscular rápida. Isso graças ao seu conteúdo de fibras e outros nutrientes essenciais.

Por outro lado, considera-se que seu teor de vitamina B5 e triptofano ajuda na síntese da serotonina, o neurotransmissor responsável por:

  • Permitir um sono profundo e reparador.
  • Reduzir significativamente a ansiedade e a depressão.
  • Estimular as sensações referentes ao prazer e ao bem-estar.

Por todas essas razões, você pode consumir a banana verde regularmente dentro de uma dieta balanceada.

Pode interessar a você...
7 benefícios da banana verde para a saúde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 benefícios da banana verde para a saúde

Além de proporcionar muita energia para o corpo, a banana verde traz benefícios para a saúde, como alguns que mencionaremos neste artigo.



  • BVLNES B. MA. El  Plátano, Factor  de Importancia en la Alimentación. Rev Med Hondur. 1943.
  • Guerrero M. Guia tecnica del cultivo del platano. CENTA. 2010.
  • Soto V. Cuantificacion de almidon total y de almidon resistente en harina de platano verde  y banana verde. Rev Boliv Química. 2010.