6 benefícios aproveitados ao comer brócolis

· 24 de janeiro de 2019
O brócolis faz parte das chamadas verduras crucíferas, cujas propriedades nutricionais se valorizaram pelos benefícios que oferecem para a saúde.

Mesmo que durante anos seu consumo não era o preferido pelas pessoas, na atualidade, muita gente está começando a incorporar o brócolis em suas dietas. Assim, é possível aproveitar todas as propriedades que atuam a favor do organismo.

Sem exageros, 100 gramas desta hortaliça podem proporcionar até 150% da ingestão diária de vitamina C.  Além disso, também é rica em vitamina K, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, entre outros nutrientes essenciais.

É muito rico em compostos antioxidantes e minerais essenciais, portanto, a ingestão regular de brócolis pode gerar um importante efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer.

Em virtude de tudo isto, já faz alguns anos que a comunidade científica tem se focado em realizar pesquisas. Elas estão determinando os benefícios de ingerir brócolis com mais frequência na dieta.

A seguir vamos revelar 6 importantes benefícios que você pode desfrutar se começar a comer este alimento regularmente.

1. Pode diminuir o risco de câncer

O brócolis e o câncer

O brócolis e outras verduras crucíferas apresentam uma composição química complexa. Isso torna difícil encontrar com exatidão quais são os compostos que atuam contra o câncer.

No entanto, até o momento foi determinado que pode ser eficaz na redução do risco de câncer colorretal, de próstata e, inclusive, de mama.

Aparentemente, seus agentes fitoquímicos, o sulforafano e os fitonutrientes seriam os responsáveis por este benefício.

O consumo de meia xícara por dia ou duas xícaras por semana de brócolis podem ser suficientes para obter o efeito contra as células malignas.

2. Rico em antioxidantes

O estresse oxidativo causado pelos radicais livres do ambiente gera um impacto danoso nas células do corpo. Isso afeta o organismo a nível externo e também internamente.

Os antioxidantes contidos no brócolis trabalham de forma eficiente na inibição dos radicais livres. Portanto, são eficazes para diminuir a inflamação, o envelhecimento prematuro e o risco de doenças crônicas.

Um claro exemplo é a vitamina C. Sua ação apoia o metabolismo do oxigênio quando acompanhado de certos flavonoides, como a quercetina e o kaempferol (contidos nesta verdura).

Não deixe de ler: 8 sintomas da deficiência de vitamina C

3. Melhora a saúde visual

O brócolis melhora a saúde visual

O brócolis contém uma quantidade significativa de riboflavina, também conhecida como vitamina B2. Sua importância está no fato de ajudar os olhos a se adaptarem às mudanças de luz.

Uma deficiência deste nutriente pode ocasionar inflamação, visão borrada e vista cansada. No entanto, ao ingerir brócolis de forma moderada é possível prevenir a catarata ou interromper seu desenvolvimento.

Por outro lado, também é uma fonte de dois carotenoides que desempenham um papel importante na saúde dos olhos: luteína e zeaxantina.

Ambos reduzem os riscos de desenvolver doenças associadas com a mácula ocular como, por exemplo, a degeneração macular e os problemas na área da lente do olho.

Não deixe de ler também: Prevenção e tratamento natural da catarata

4. Protege o coração

Um dos nutrientes necessários para alcançar um equilíbrio nos níveis de colesterol é a fibra. O brócolis contém fibras em quantidades significativas, o que o torna muito útil aos pacientes que apresentam índices elevados de colesterol.

Somado a isto, oferece sulforafano, uma substância que ativa uma proteína no corpo para frear a criação de placa nos vasos sanguíneos.

Os pacientes com risco de doenças cardiovasculares deveriam ingerir esta verdura em seu estado cru para aproveitar todas as propriedades fornecidas.

5. Previne e controla a diabete

O brócolis e a diabetes

Os alimentos com um alto conteúdo de fibras, mas com baixas calorias são perfeitos para prevenir e controlar a diabete.

Uma porção de meia xícara de brócolis fornece 5 gramas de fibras e somente 50 calorias. Além disso, também contém substâncias benéficas para evitar que esta doença cause danos nos vasos sanguíneos.

6. Melhora a saúde óssea

Um dos alimentos que substitui o cálcio que o leite proporciona é justamente o brócolis. Esta verdura é uma fonte importante de cálcio e vitamina K, nutrientes essenciais para o fortalecimento dos ossos e para a formação da osteocalcina.

Recomendado para as mulheres que chegam na etapa da menopausa, já que a diminuição de estrógenos pode causar a perda da densidade óssea.

Inclua o brócolis em sua dieta!

Agora que estamos conscientes dos benefícios deste alimento consideremos, então, ingeri-lo com mais frequência.

O mais aconselhável é consumir o brócolis cru para não alterar sua composição nutricional, já que ao ser submetido ao calor do vapor ou do cozimento pode perder algumas de suas qualidades anticancerígenas.

As dicas foram úteis pra você? Então, continue na nossa página com mais dicas para a sua saúde e bem-estar.

  • Moreno, D. A., Carvajal, M., López-Berenguer, C., & García-Viguera, C. (2006). Chemical and biological characterisation of nutraceutical compounds of broccoli. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2006.04.003
  • Bahadoran, Z., Tohidi, M., Nazeri, P., Mehran, M., Azizi, F., & Mirmiran, P. (2012). Effect of broccoli sprouts on insulin resistance in type 2 diabetic patients: A randomized double-blind clinical trial. International Journal of Food Sciences and Nutrition. https://doi.org/10.3109/09637486.2012.665043