6 alimentos que combatem a gordura no fígado

9 de novembro de 2019
Para reverter a condição do fígado gorduroso, é fundamental evitar o consumo de álcool. Além disso, devemos seguir uma dieta saudável e equilibrada, e, na medida do possível, baseada em alimentos naturais.

A gordura no fígado, ou fígado gorduroso, é um distúrbio que se desenvolve quando esse órgão começa a ter dificuldade em desempenhar as suas funções devido ao acúmulo de ácidos graxos. É comum em pessoas com obesidade, alcoolismo e diabetes tipo 2.

A princípio, pode ser assintomático, mas gradualmente desencadeia sintomas como dor abdominal, fadiga, inchaço, entre outros. Felizmente, seus efeitos são geralmente reversíveis, principalmente quando é detectado precocemente e o estilo de vida é melhorado.

Pode ser controlado naturalmente? Não. É necessário seguir o tratamento prescrito pelo médico e, paralelamente, manter bons hábitos de vida. Acima de tudo no que diz respeito à alimentação.

Embora o médico possa sugerir alguns medicamentos, realizar mudanças na dieta é essencial.

6 alimentos para combater a gordura no fígado

Estes são alguns alimentos que você pode incluir em sua dieta (após consultar o médico), caso tenha sido diagnosticado com gordura no fígado.

1. Tamarindo

gordura no fígado

De acordo com as evidências fornecidas por alguns estudos, o tamarindo poderia ser uma das melhores frutas para combater o fígado gorduroso. Por ser rico em ácidos graxos insaturados e fibra, ajuda a melhorar a digestão, eliminando o excesso de gordura.

Ingredientes

  • 20 folhas de tamarindo
  • 1 litro de água

Preparação

  • Ponha para ferver a água e adicione as folhas.
  • Em seguida, deixe repousar por 30 minutos e consuma.
  • Você pode consumir esse chá frio ou quente.

Além disso, outra alternativa é tomar água de tamarindo, que pode ser preparada da seguinte forma:

Ingredientes

  • 100 g de tamarindo descascado e sem caroço
  • 1 litro de água

Preparação

  • Bata o tamarindo no liquidificador com uma xícara de água.
  • Em seguida, misture o tamarindo batido com a água restante e beba.

Você pode acrescentar um pouco de mel ou açúcar mascavo para dar um sabor mais agradável. Evite usar adoçantes artificiais porque acabam piorando o problema do fígado gorduroso.

Nota: tanto a infusão quanto a água podem ser consumidos em qualquer momento do dia, mas sempre de forma moderada. Uma ingestão excessiva de tamarindo pode ocasionar mal-estar estomacal.

2. Legumes

O consumo de legumes é um remédio eficiente para combater a gordura no fígado graças às suas proteínas. Por possuírem baixas calorias, os legumes também regulam o peso.

Além disso, seu conteúdo em fibras também reduz os níveis de colesterol, outro fator de alto risco para o fígado gorduroso.

Ao cozinhar os legumes, deve-se evitar o uso de sal refinado. Pode-se usar o sal grosso, mas sempre evitando os excessos. Os legumes também podem ser combinados com algumas especiarias que melhoram o sabor.

O que mais se deve levar em consideração na hora de consumir legumes é a importância de evitar os excessos.

3. Morangos

gordura no fígado

Por serem ricos em vitamina C e outros nutrientes, os morangos são um alimento recomendado para complementar a alimentação.

Devido ao seu sabor, você não terá problemas ao consumi-los. Você pode incluí-los em sua dieta crus, sozinhos ou com iogurte. Você também pode usá-los para preparar batidas, pães, saladas ou cereais. Vamos deixar aqui a receita de uma batida deliciosa e muito saudável com morangos.

Leia também: Dicas para eliminar toxinas e melhorar o seu sistema imunológico

Ingredientes

  • 1 xícara de morangos limpos (166 g)
  • 1 xícara de iogurte natural baixo em gordura (250 ml)
  • 1 colher de linhaça (5 g)

Preparação

  • Bata no liquidificador todos os ingredientes e consuma imediatamente.

4. Limão

O limão é um alimento rico em vitamina C e antioxidantesNo campo popular, recomenda-se consumi-lo como uma bebida para melhorar a saúde do fígado, no entanto, os médicos alertam que esta bebida não é, de forma alguma, uma cura ou um tratamento eficaz.

Como consumi-lo?

  • Para este remédio, você só precisa de um copo de água em temperatura natural ou morna e o suco de um limão.

5. Grãos integrais

gordura no fígado

Os alimentos ricos em carboidratos simples devem ficar completamente fora da dieta quando se tem problemas de gordura no fígado.

Isso não significa que não se pode comer carboidratos. Pelo contrário, eles são necessários para ter energia e realizar todas as suas atividades.

Entretanto, o ideal é escolher grãos integrais, que também são ricos em fibras e facilitam a redução da gordura.

Ao incorporar esses produtos em sua dieta, você vai evitar os picos nos níveis de açúcar e o aumento do LDL, o colesterol ruim.

6. Espinafre

As verduras de folha verde sempre devem estar presentes em sua dieta, principalmente o espinafre. Por seu alto teor de fibras, essas folhas são ideais para acelerar o trânsito intestinal. O ácido fólico regula as funções dos fígados e rins.

No caso de quem não é um grande amante de espinafre, considere incluí-lo em vitaminas para aproveitar todos os benefícios.

Nota importante

Se você foi diagnosticado com gordura no fígado, siga as instruções do seu médico e, ao mesmo tempo, mantenha bons hábitos de vida, principalmente em relação à hidratação e nutrição.

O consumo dos alimentos acima mencionados, por si só, não ajuda a prevenir ou curar o fígado gorduroso, mas pode contribuir para uma boa saúde.

Caso tenha dúvidas sobre como consumir uma dieta equilibrada e saudável, consulte o seu médico ou nutricionista.