6 alimentos que combatem a gordura no fígado
Se você foi informado de que tem o fígado gorduroso, provavelmente lhe recomendaram melhorar os seus hábitos alimentares o mais rápido possível e não usar álcool e tabaco. Para ajudá-lo com isso, mostraremos quais são os 6 alimentos que combatem a gordura no fígado.
A gordura no fígado, ou fígado gorduroso, é um distúrbio que se desenvolve quando esse órgão começa a ter dificuldade em desempenhar as suas funções devido ao acúmulo de ácidos graxos. É comum em pessoas com obesidade, alcoolismo, com diabetes tipo 2 que não se cuidam e seguem uma dieta nada saudável, rica em gorduras.
A princípio, pode ser assintomático, mas gradualmente desencadeia sintomas como dor abdominal, fadiga, inchaço, entre outros. Felizmente, os seus efeitos são geralmente reversíveis, principalmente quando é detectado precocemente e o estilo de vida é melhorado.
6 alimentos para combater a gordura no fígado
Uma alimentação saudável é essencial quando se trata de combater o fígado gorduroso. Para ter todas as orientações, você deve consultar o seu médico. Por outro lado, pode considerar incluir os seguintes alimentos em suas refeições, para fornecer-lhes variedade e nutrientes extras que são especialmente benéficos para o fígado.
1. Tamarindo
Popularmente, diz-se que entre os melhores alimentos que combatem o fígado gorduroso estão as frutas. Elas não apenas fornecem vitaminas e minerais, mas também fibras dietéticas e antioxidantes, que influenciam a saúde de forma positiva.
De acordo com as evidências fornecidas por alguns estudos, o tamarindo pode ser uma das melhores frutas para combater o fígado gorduroso. Por ser rico em ácidos graxos insaturados e fibras, ajudaria a melhorar a digestão, eliminando o excesso de gordura.
Ingredientes
- 20 folhas de tamarindo
- 1 litro de água
Preparação
- Ponha a água para ferver e adicione as folhas.
- Em seguida, deixe repousar por 30 minutos e consuma.
- Você pode consumir esse chá frio ou quente.
Além disso, outra alternativa é tomar água de tamarindo, que pode ser preparada da seguinte forma:
Ingredientes
- 100 g de tamarindo descascado e sem caroço
- 1 litro de água
Preparação
- Bata o tamarindo no liquidificador com uma xícara de água.
- Em seguida, misture o tamarindo batido com a água restante e beba.
Você pode acrescentar um pouco de mel ou açúcar mascavo para dar um sabor mais agradável. Evite usar adoçantes artificiais porque acabam piorando o problema do fígado gorduroso.
Nota: tanto a infusão quanto a água podem ser consumidos em qualquer momento do dia, mas sempre de forma moderada. Uma ingestão excessiva de tamarindo pode ocasionar mal-estar estomacal.
Leia também: Como desintoxicar o corpo constantemente.
2. Legumes
O consumo de legumes é um remédio eficiente para combater a gordura no fígado. Por possuírem baixas calorias, os legumes combatem a gordura do fígado e também regulam o peso. Além disso, o seu conteúdo rico em fibras também reduz os níveis de colesterol, outro fator de alto risco para o fígado gorduroso.
Ao cozinhar os legumes, deve-se evitar o uso de sal refinado. Pode-se usar o sal grosso, mas sempre evitando os excessos. Os legumes também podem ser combinados com algumas especiarias que melhoram o seu sabor. O que mais se deve levar em consideração na hora de consumir legumes é a importância de evitar os excessos.
3. Morangos
Rico em vitamina C e outros nutrientes, o morango é outro dos melhores alimentos que combatem o fígado gorduroso, dentro de uma alimentação equilibrada, que inclui outros tipos de fruta.
Devido ao seu sabor, você não terá problemas ao consumi-los. Você pode incluí-los em sua dieta crus, sozinhos ou com iogurte. Também poderá usá-los para preparar batidas, pães, saladas ou cereais. Vamos deixar aqui a receita de uma batida deliciosa e muito saudável com morangos.
Ingredientes
- 1 xícara de morangos limpos (166 g)
- 5 g de linhaça (1 colher)
- 250 ml iogurte natural desnatado
Preparação
- Bata no liquidificador todos os ingredientes e consuma imediatamente.
4. Limão
O limão é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, Por isso é considerado um dos melhores alimentos para combater a gordura no fígado. No campo popular, recomenda-se consumi-lo como uma bebida para melhorar a saúde do fígado. No entanto, os médicos alertam que esta bebida não é, de forma alguma, uma cura ou um tratamento eficaz.
Tomar um copo de limonada, dentro de uma alimentação saudável, além de ser refrescante, pode ser positivo de forma geral. Portanto, se desejar, pode consumi-lo assim.
Leia também: Água com limão para desintoxicar o fígado.
5. Grãos integrais
Os alimentos ricos em carboidratos simples devem ficar completamente fora da dieta quando se tem problemas de gordura no fígado. Isso não significa que não se pode comer carboidratos. Pelo contrário, eles são necessários para ter energia e realizar todas as suas atividades.
Entretanto, o ideal é escolher grãos integrais, que também são ricos em fibras e facilitam a redução da gordura. Ao incorporar esses produtos em sua dieta, você evitará os picos nos níveis de açúcar e o aumento do LDL, o colesterol ruim.
Veja: Como tratar o fígado com alimentos integrais e vegetais amargos
6. Espinafre
As verduras de folha verde sempre devem estar presentes em sua dieta, principalmente o espinafre. Por seu alto teor de fibras, essas folhas são ideais para acelerar o trânsito intestinal. Além disso, o ácido fólico regula as funções do fígado e rins.
No caso de quem não é um grande amante de espinafre, considere incluí-lo em vitaminas e sucos para aproveitar todos os seus benefícios.
A gordura no fígado requer uma dieta saudável
Se você foi diagnosticado com gordura no fígado, siga as instruções do seu médico. Ao mesmo tempo, mantenha bons hábitos de vida, principalmente em relação à hidratação e nutrição.
O consumo dos alimentos acima mencionados, por si só, não ajuda a prevenir ou curar o fígado gorduroso. No entanto, pode contribuir para uma boa saúde quando forem incluídos dentro de um estilo de vida saudável.
Caso tenha dúvidas sobre como consumir uma dieta equilibrada e saudável, consulte o seu médico ou nutricionista.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fatty liver disease (nonalcoholic steatohepatitis). (2018).
transplant.surgery.ucsf.edu/conditions–procedures/fatty-liver-disease-(nonalcoholic-steatohepatitis).aspx - Liver disease. (n.d.).
my.clevelandclinic.org/health/articles/liver-disease - Liver disorders. (n.d.).
marchofdimes.org/complications/liver-disorders.aspx - Lonardo A, et al. (2017). Nonalcoholic fatty liver disease: Evolving paradigms.
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5643282/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.