5 remédios para facilitar a remoção de verrugas

17 de janeiro de 2020
A aplicação de alguns remédios naturais ajuda a acelerar a recuperação da pele na presença de verrugas. No entanto, devemos ser persistentes com sua utilização.

Remédios naturais têm sido usados ​​desde os tempos antigos como um complemento para acelerar a remoção de verrugas. Embora existam tratamentos modernos para esse fim, o uso de alguns ingredientes ainda é válido como alternativa. Você tem esse problema?

As verrugas na pele são bastante comuns, mas antiestéticas. São pequenas protuberâncias de textura áspera que se formam principalmente nas mãos e nos pés. São causadas ​​pela infecção do papilomavírus humano (HPV).

Mais de 100 subtipos se distinguem nesse tipo de vírus, embora a maioria cause verrugas inofensivas. O problema é que são bastante contagiosas e difíceis de eliminar. Portanto, devem ser manuseadas com cuidado, tomando a precaução de que não se espalhem para outras áreas do corpo.

Remédios naturais para acelerar a remoção de verrugas

A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) não tem cura. No entanto, mesmo que ainda não tenha sido provado seus efeitos, existem alguns remédios que poderiam facilitar a remoção de verrugas que aparecem na pele. De fato, elas podem ser removidas com métodos modernos, como crioterapia, terapia a laser ou remoção cirúrgica.

Vale a pena consultar o dermatologista e tentar algumas soluções naturais que parecem dar bons resultados. Embora seja necessário aplicá-los constantemente, seu uso suaviza as protuberâncias e facilita a sua remoção. Veja as dicas aqui conosco.

Descubra: 5 tratamentos para as verrugas planas

1. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã para facilitar a remoção de verrugas

Esse produto é talvez o remédio natural mais popular para acelerar a remoção de verrugas. Embora tenha outras aplicações medicinais, seu uso tópico é um dos mais difundidos. Aparentemente, seus componentes produzem vários efeitos positivos no tratamento.

O ácido acético do vinagre de maçã, ajuda a eliminar vários tipos de vírus e bactérias quando usado topicamente.

Por outro lado, também queima e amacia a pele afetada, fazendo com que a verruga caia de forma semelhante como com o uso do ácido salicílico presente nos tratamentos convencionais.

Como usá-lo?

  • Primeiramente, misture partes iguais de vinagre de maçã com água.
  • Posteriormente, mergulhe um chumaço de algodão na solução.
  • Coloque a preparação na verruga e cubra-a com um esparadrapo ou curativo.
  • Deixe o produto durante a noite toda e remova-o na manhã seguinte.
  • Use esse remédio todas as noites até que a verruga caia.

2. Chá verde

Os extratos de chá verde são úteis para reduzir a presença de verrugas na pele. É inclusive usado como aliado para verrugas genitais. Graças ao seu conteúdo de antioxidante, promove a regeneração da pele afetada.

Como usá-lo?

  • Em primeiro lugar, prepare uma combinação de três gotas de extrato de chá verde com um óleo transportador, como o de coco ou de azeite de oliva.
  • Depois de pronto, esfregue-o na verruga.
  • Deixe sem enxaguar e repita o uso todos os dias.

3. Alho para ajudar a remoção de verrugas

O alho possui agentes antioxidantes

Os extratos de alho contêm compostos sulfurosos que aceleram a remoção de verrugas na pele. Hoje em dia, são usados ​​em alguns tratamentos alternativos para combater esse problema. Claro, você pode usá-lo em sua forma natural.

Como usá-lo?

  • Esmague um dente de alho cru e misture com uma colher de sopa de óleo.
  • Logo depois, molhe um pedaço de algodão com a preparação.
  • Fixe-o na verruga com um curativo e deixe agir a noite toda.
  • Por fim, retire-o e repita o uso até que a verruga seja eliminada.

Isso também pode te interessar: Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares

4. Artemísia

A Artemísia é um dos remédios da medicina tradicional chinesa para acelerar a remoção de verrugas. Embora não haja evidências científicas para provar sua eficácia, parece que ajuda a amolecer a pele e, assim, remover essa protuberância.

Como usá-la?

  • Coloque um saquinho de Artemísia na verruga, sem tocar a pele em volta.
  • Logo depois, aproxime e afaste uma vareta de incenso enquanto vai queimando.
  • Execute o procedimento por 2 ou 3 dias, ou até que a verruga seja eliminada.

Cuidado: tenha precaução ao aproximar a vareta de incenso, porque você pode se queimar. Somente é preciso aproximá-la.

5. Óleo de rícino

Óleo de rícino para ajudar a remoção de verrugas

O último tratamento que recomendamos para facilitar a remoção de verrugas é o óleo de rícino. Este produto, extraído das sementes da mamona, contém substâncias benéficas para a pele. Além disso, contribui para a cicatrização das áreas afetadas.

Como usá-lo?

  • Misture uma pequena quantidade de fermento em pó com óleo de rícino.
  • Logo depois, quando a pasta estiver pegajosa, esfregue-a na verruga.
  • Cubra-a com um curativo e deixe agir durante a noite.
  • No dia seguinte, enxágue abundantemente.
  • Por fim, repita o uso até que a protuberância seja removida.

Resumindo …

As verrugas são inofensivas, mas contagiosas. Embora existam vários métodos profissionais para eliminá-las, alguns remédios caseiros podem ser uma boa alternativa. O importante é ser constante com seu uso para obter bons resultados.

Entretanto, se você não notar uma melhora significativa ou tiver qualquer outro sinal, é melhor consultar o seu médico sobre os possíveis tratamentos para esse problema.

  • Saleem, M. (2014). Natural Products as Antimicrobial Agents-an Update. In Novel Antimicrobial Agents and Strategies. https://doi.org/10.1002/9783527676132.ch9
  • STEELE, K., SHIRODARIA, P., O’HARE, M., MERRETT, J. D., IRWIN, W. G., SIMPSON, D. I. H., & PFISTER, H. (1988). Monochloroacetic acid and 60% salicylic acid as a treatment for simple plantar warts: effectiveness and mode of action. British Journal of Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2133.1988.tb02464.x
  • Rapaport, M. (1990). Vinegar elucidation of warts. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/S0190-9622(08)80034-5
  • Namal Senanayake, S. P. J. (2013). Green tea extract: Chemistry, antioxidant properties and food applications – A review. Journal of Functional Foods. https://doi.org/10.1016/j.jff.2013.08.011
  • Lipke, M. M. (2006). An armamentarium of wart treatments. Clinical Medicine and Research. https://doi.org/10.3121/cmr.4.4.273
  • Patel, V. R., Dumancas, G. G., Viswanath, L. C. K., Maples, R., & Subong, B. J. J. (2016). Castor oil: Properties, uses, and optimization of processing parameters in commercial production. Lipid Insights. https://doi.org/10.4137/LPI.S40233