5 remédios para aliviar a dor de dentes

· 3 de junho de 2019
A dor de dentes é uma condição muito incômoda que pode ser causada por vários fatores. Além de consultar imediatamente com um dentista, é possível usar alguns destes remédios para conseguir um alívio rápido.

Em todos os artigos destacamos a importância de consultar o especialista ante qualquer sintoma, mas muitas vezes a dor de dentes aparece enquanto dormimos e pode ser muito incômoda, por isso, estas soluções simples e caseiras podem ajudar a aliviar a dor rapidamente, até a hora da consulta chegar. 

Descubra o quão efetivos podem ser o cravo de cheiro, a cúrcuma, o gengibre, a água com sal ou o gelo.

Remédios para aliviar a dor de dentes rapidamente

A seguir detalharemos 5 remédios naturais que ajudarão a aliviar a dor de dentes rapidamente. Além disso, a grande vantagem que trazem é que não causam efeitos secundários. Contudo, sempre é bom consultar o médico antes de realizar um tratamento, principalmente se você já toma alguma medicação.

1. Cravo de cheiro

Cravo alivia a dor de dentes

O cravo de cheiro é um dos remédios populares mais conhecidos para aliviar a dor de dentes. Nossos antepassados o colocavam na zona dolorida para produzir um efeito calmante imediato.

Hoje em dia, os estudos comprovaram estes efeitos analgésicos. Além disso, sabe-se que é possível recorrer também ao seu óleo essencial (sempre diluído) ou ao seu extrato aquoso.

O cravo também é anti-inflamatório e antibacteriano. Portanto, realmente é muito efetivo para a dor de dentes, inclusive quando se tem uma infecção. Nesse sentido, pode-se usar uma infusão de cravo na forma de enxaguante para reduzir o incômodo.

2. Cúrcuma

A cúrcuma não pode faltar na sua cozinha nem no armário de remédios naturais para ajudar a reduzir muitas afecções. Isso se deve ao fato de conter curcumina, um princípio ativo com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas.

Além disso, a cúrcuma é ideal como condimento, pois também ajuda a controlar as úlceras e o colesterol e a combater bactérias e fungos.

Para seu uso, pode-se tomar a curcumina na forma de suplemento. Além disso, pode-se preparar uma infusão de cúrcuma ou mesmo adicioná-la em sopas, cozidos e sucos.

Leia também: Cúrcuma: benefícios na luta contra o câncer

3. Gengibre

Gengibre para a dor de dentes

Do mesmo modo que a curcumina da cúrcuma, o gingerol está presente no gengibre. Este princípio ativo também tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que podem ajudar a aliviar a dor de dentes.

Além disso, o gengibre é um tempero benéfico para os transtornos gastrointestinais. Também é um dos remédios naturais mais frequentes para reduzir os vômitos e as náuseas, já que não causa efeitos secundários.

Pode-se tomar o gengibre na forma de infusão e adicioná-lo a todo tipo de cozidos, sobremesas, sucos, vitaminas, etc. Além disso, pode-se combinar as três especiarias que comentamos para preparar um chá medicinal muito efetivo.

4. Água e sal para aliviar a dor de dentes

Todos temos um pouco de sal em mãos para preparar este remédio. É uma das soluções mais rápidas e simples para a dor nos dentes, seja qual for a causa. O sal é um grande antisséptico que será muito eficaz como enxaguante com água para reduzir a inflamação e limpar e melhorar o dente dolorido.

O que precisará?

  • 1 colher de sal marinho ou sal do Himalaia (5 g)
  • 1 xícara de água (200 ml)

Recomendamos usar alguns destes dois tipos de sal ao invés do sal comum. Estes sais são brutos, por não serem refinados, são ricos em minerais e oligoelementos.

Como preparar?

  • Em primeiro lugar, dissolva uma colher de sal marinho ou sal do Himalaia em uma xícara de água fervendo.
  • Em segundo lugar, misture bem e deixe esfriar ou, ao menos, ficar morna.
  • Em seguida, faça enxagues com a mistura durante 30 segundos, procurando que chegue bem na área dolorida.
  • Repita a cada 15 minutos até notar melhoria.

Confira ademais: O sal marinho é bom?

5. Gelo

Aplicar gelo para dor de dente

Por fim, este remédio é a solução mais rápida para reduzir a dor sempre que tiver uma inflamação aguda. Somente terá que aplicar gelo justo sobre o dente dolorido durante vários minutos. Isso causará um efeito analgésico temporário sem a necessidade de tomar nenhum medicamento.

Agora já conhece alguns remédios naturais e simples para aliviar a dor de dentes com rapidez. No entanto, insistimos que visite o dentista para que possa averiguar a causa do incômodo, pois em alguns casos, a tomada de antibióticos será necessária.

  • Kamkar Asl, M., Nazariborun, A., & Hosseini, M. (2013). Analgesic effect of the aqueous and ethanolic extracts of clove. Avicenna Journal of Phytomedicine.
  • Ross, I. A. (2003). Curcuma longa L. In Medicinal Plants of the World, Volume 1. https://doi.org/10.1385/1-59259-365-8:227
  • Kumar, M., Shete, A., & Akbar, Z. (2010). A Review on Analgesic: From Natural Sources. International Journal of Pharmaceutical & Biological Archives.
  • Shrishail, D., Handral Harish, K., Ravichandra, H., Tulsianand, G., & Shruthi, S. D. (2013). Turmeric: Nature’s precious medicine. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research.