5 remédios de beterraba para melhorar sua saúde
Revisado e aprovado por a dietista Renata Sylwia Kosierb Fernández
A beterraba é uma planta com uma raiz profunda e carnuda. Sua raiz pode ser consumida crua ou cozida, embora suas propriedades sejam aprimoradas quando consumida ao natural. Ao cozinhar é recomendado deixar a pele e depois removê-la. É ideal para preparar saladas e sucos.
O fruto da beterraba pode ter um tom avermelhado a roxo. Suas folhas também são comestíveis e têm um sabor muito parecido com as do espinafre.
Geralmente é extraído seu pigmento natural para decorar outros alimentos, como sorvete, batidos, algumas sopas e até bebidas alcoólicas. Sua cor avermelhada é muito atraente para os olhos e abre o apetite.
Benefícios da beterraba
- Os seus componentes geram óxido nítrico no estômago que ajuda a reduzir a pressão arterial elevada.
- Também possui uma grande quantidade de ácido fólico que evita malformações em bebês e doenças cardíacas.
- Também contém um alto nível de fibra, solúvel e insolúvel.
- Tem muito poucas calorias, uma vez que é principalmente composta de água e carboidratos.
- Entre na categoria dos laxantes e evita a constipação.
- É considerado um alimento diurético devido ao seu elevado teor de potássio.
- Também é baixo em sódio o que favorece a eliminação de líquidos.
Conheça os 7 benefícios de consumir beterraba
Remédios de beterraba
1. Hipertensão
A beterraba é rica em antioxidantes e, portanto, ajuda a melhorar a circulação no sangue . Um dos remédios de beterraba que você pode escolher é o seguinte:
Ingredientes
- 3 beterrabas médias
- 1 vidro com água mineral (125 ml).
Preparação
Primeiro lave as beterrabas muito bem. Em seguida, corte-as em pequenos pedaços e coloque-as no copo do liquidificador. Em seguida, despeje a água mineral e bata até formar um suco. Sirva para saborear e aproveitar.
2. Anemia
Este vegetal é uma ótima fonte de vitamina C, ferro e ácido fólico. Portanto, fortalece o sistema imunológico.
Ingredientes
- 1 beterraba média
- 1 tomate
- 2 cenouras
- ½ pimenta vermelha (50 g).
- 1 vidro com água (125 ml).
Preparação
A primeira coisa que você tem a fazer para preparar este suco é lavar os ingredientes muito bem. Então, você pode cortá-los em pequenos pedaços. Em seguida, coloque-os dentro do liquidificador. Para terminar bata por 1 minuto e sirva.
3. Rinite
Entre os remédios de beterraba mais populares está essa receita que inclui folhas de eucalipto. É muito bom sendo que a beterraba contém betaína. Este nutriente contribui para a proteção de células, enzimas e proteínas. Além disso, quando inalado, ele tem um efeito expectorante.
Ingredientes
- 1 beterraba
- 5 folhas de eucalipto (10 g).
- 4 xícaras de água (1 litro).
Preparação
Primeiro, corta a beterraba em pequenos quadrados. Faça o mesmo com as folhas de eucalipto. Em seguida, ferva a água e adicione a beterraba. Em seguida, adicione o eucalipto e deixe por um tempo.
Em seguida, retire do fogo e coloque uma toalha sobre sua cabeça como uma touca. Isto com o objetivo de inalar diretamente o vapor. Agora coloque a cabeça mais próxima, com muita cautela, de modo que você não queime. Recomenda-se repetir 1 vez por semana antes de ir dormir.
4. Eliminação de toxinas
A combinação de antioxidantes com o alto nível de fibra favorece a eliminação de toxinas. Também melhora a circulação linfática.
Ingredientes
- 1 beterraba
- 1 ramo de aipo (55 g).
- ½ maçã (75 g).
- 1 vidro com água (125 ml).
Preparação
Primeiro lave os ingredientes muito bem. Em seguida, corte a maçã, o aipo e as beterrabas em pequenos pedaços. Em seguida, coloque todos os vegetais no liquidificador. Despeje a água e bata até obter uma mistura homogênea. Você pode beber esta mistura pelo menos 10 minutos antes de cada refeição.
Leia também: Dicas para eliminar toxinas e melhorar o seu sistema imunológico
5. Xarope para a tosse
A união de beterraba e mel nos permite ter o xarope perfeito. Uma vez que as propriedades antibacterianas e desinfetantes conhecidas do mel têm um poder expectorante. Enquanto a beterraba oxigena e purifica.
Ingredientes
- 1 beterraba
- 2 colheres de sopa de mel (30 g).
Preparação
Primeiro corte as beterrabas pela metade. Em seguida, faça um buraco no centro das duas metades. Agora, preencha as lacunas com o mel. Depois cozinhe as duas metades no forno por 10 minutos até ficar macio. Antes de comer deixe esfriar. Finalmente você pode comê-los e você notará como a tosse diminui.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Nemzer, B., Pietrzkowski, Z., Spórna, A., Stalica, P., Thresher, W., Michałowski, T., & Wybraniec, S. (2011). Betalainic and nutritional profiles of pigment-enriched red beet root (Beta vulgaris L.) dried extracts. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2010.12.081
- Čanadanović-Brunet, J. M., Savatović, S. S., Ćetković, G. S., Vulić, J. J., Djilas, S. M., Markov, S. L., & Cvetković, D. D. (2011). Antioxidant and antimicrobial activities of beet root pomace extracts. Czech Journal of Food Sciences. https://doi.org/10.17221/210/2010-CJFS
- Ninfali, P., & Angelino, D. (2013). Nutritional and functional potential of Beta vulgaris cicla and rubra. Fitoterapia. https://doi.org/10.1016/j.fitote.2013.06.004
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.