5 modos de eliminar o excesso de sal e gordura do organismo
Sal e gordura são os dois grandes inimigos da população, duas bombas silenciosas que se instalam no nosso organismo e que, pouco a pouco, vão causando estragos: hipertensão, aumento do colesterol ruim (LDL), excesso de peso, disfunções renais e problemas cardíacos, por exemplo.
Todos esses problemas são consequência, em grande medida, dos hábitos de vida incorretos e, sobretudo, a uma cultura alimentícia que fomenta a comida de baixa qualidade, sem nutrientes e com alto conteúdo em sal e gordura.
Além disso, também precisamos nos conscientizar de que este não é um problema exclusivo da sociedade adulta. Isso porque, os índices de obesidade infantil também têm se tornado preocupantes nos últimos anos.
Que tal se começarmos hoje mesmo a melhorar nossos hábitos e a nos esforçar a ter uma melhor qualidade de vida? Sensacional!
O primeiro passo, então, é limpar o organismo e eliminar o excesso de sal e gordura do corpo. Tome nota!
1.Vitamina de salsinha e limão
Essa vitamina é ideal para ser tomada ao longo do dia, sobretudo se o primeiro copo for consumido em jejum, logo ao acordar.
Ela vai nos ajudar a filtrar o organismo e a eliminar o excesso de sal, facilitando, assim, a função renal. Além disso, é um potente antioxidante rico em vitaminas que vai nos permitir colocar o nosso metabolismo em funcionamento para queimar gorduras, sobretudo, pela ação do suco do limão.
Portanto, para uma boa filtragem, é recomendável tomar esta vitamina por três dias seguidos. Tome nota do que deve ser feito:
Ingredientes
- 5 ramos de salsinha limpa
- Suco de um limão
- 1 litro de água
Preparação
- Em primeiro lugar, coloque a água para ferver;
- Assim que estiver quente, acrescente os cinco ramos de salsinha para que se faça uma adequada cocção ao longo de 20 minutos;
- Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe que descanse durante uma hora;
- Seguinte passo? Coe o conteúdo e despeje o líquido em uma xícara, em seguida, acrescente o suco de limão.
Embora o sabor seja um pouco forte, é realmente efetivo para eliminar o excesso de sal do organismo. Tome essa vitamina em temperatura ambiente durante todo o dia; sendo o primeiro copo em jejum e, os seguintes, 20 minutos depois das suas refeições.
Leia também: Receitas de suco verde
2. Água de morangos com limão
A água de morangos, além de ser uma bebida deliciosa e refrescante, é um remédio diurético excelente para limpar o corpo, para alcançar uma boa contribuição de vitaminas e de minerais e, ao mesmo tempo, eliminar as gorduras.
Além disso, também vai ajudar a eliminar a retenção de líquidos produzida pelo excesso de sal no organismo.
Ingredientes
- 10 morangos limpos
- 1 litro de água
- Suco de um limão
Preparação
É realmente fácil de preparar. Se acaso desejar, você pode tomar a vitamina de salsinha ao longo de três dias seguidos, para depois, continuar com esse tratamento à base de água de morangos que completará, ao longo da semana, o objetivo de eliminar o excesso de sal e de gordura.
- Em primeiro lugar, coloque a água pra ferver;
- Depois, corte os morangos pela metade e coloque-os na água quente para permitir que se faça a cocção durante meia hora. Os morangos devem ficar bem molezinhos e soltar todo o seu suco. Então, retire os morangos e coe o conteúdo;
- O seguinte passo é levar essa água para uma jarra e acrescentar o suco de um limão. Acrescente alguns cubinhos de gelo e beba a água fresquinha com o passar do dia, especialmente, depois das refeições.
3. Como substituir o sal nas refeições
Embora não acredite, existem opções realmente saborosas e adequadas para substituir o sal nos pratos. Quer saber do que se trata? Tome nota e experimente.
Você vai ver como não sentirá falta do sal em nenhum momento. Sem dúvida, é só uma questão de escolher sempre alternativas mais saudáveis:
- Alho
- Orégano
- Romeiro
- Pimenta preta
- Curry
4. Temos que suar mais para eliminar sal e gordura do nosso corpo!
O excesso de sal e gorduras é eliminado e queimado através do suor, movimentando o coração e exercitando o corpo.
No entanto, sabemos que, às vezes, não temos tempo e é difícil encontrar esse espaço para isso.
Mas, devemos considerar que estes dois grandes inimigos são os mais perigosos… dessa forma, são os que mais estragos podem causar na nossa saúde, portanto, por que não começar a “suar” hoje mesmo? Você vai ter que eliminar toxinas!
Seria ideal praticar algum destes exercícios:
- Correr 20 minutos;
- Andar meia hora a passo rápido;
- Andar meia hora de bicicleta;
- Dançar.
Leia também: 4 benefícios psicológicos de caminhar
5. Beba mais água!
Antes de mais nada, sempre fazemos essa recomendação em nosso site.
Beber água é necessário, já que ela é vital para o nosso organismo. Sobretudo nos momentos em que sofremos com um excesso de sal, quando nos sentimos mais inchados do que normal, ou quando, por exemplo, vemos que os nossos tornozelos estão muito inflamados.
Geralmente, os tornozelos inchados costumam ser sintoma de um mal funcionamento renal, portanto não duvide em beber um pouco mais de água todos os dias (entre 8 e 9 copos).
Assim, você vai eliminar o excesso de sal, vai favorecer a saúde dos seus órgãos e tudo isso vai permitir limpar seu organismo e as gorduras armazenadas. Por isso, tenha sempre em conta estes conselhos tão simples!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Detoxes and cleanses. (2018). National Center for Complementary and Integrative Health.
- Mishori R, et al. (2011). The dangers of colon cleansing. Journal of Family Practice. 2011;60:454.
- Bazzocchi G, et al. (2017). Irrigation, lavage, colonic hydrotherapy: From beauty center to clinic? Techniques in Coloproctology. 2017;21:1.
- Amorim, J. L., Simas, D. L. R., Pinheiro, M. M. G., Moreno, D. S. A., Alviano, C. S., da Silva, A. J. R., & Fernandes, P. D. (2016). Anti-inflammatory properties and chemical characterization of the essential oils of four citrus species. PloS one, 11(4), e0153643. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4835072/
- Chonpathompikunlert, P., Boonruamkaew, P., Sukketsiri, W., Hutamekalin, P., & Sroyraya, M. (2018). The antioxidant and neurochemical activity of Apium graveolens L. and its ameliorative effect on MPTP-induced Parkinson-like symptoms in mice. BMC complementary and alternative medicine, 18(1), 103. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5859653/
- Basu, A., Morris, S., Nguyen, A., Betts, N. M., Fu, D., & Lyons, T. J. (2016). Effects of dietary strawberry supplementation on antioxidant biomarkers in obese adults with above optimal serum lipids. Journal of nutrition and metabolism, 2016. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4939384/
- Cenarruzabeitia, J. J. V., Hernández, J. A. M., & Martínez-González, M. Á. (2003). Beneficios de la actividad física y riesgos del sedentarismo. Medicina clínica, 121(17), 665-672. http://mural.uv.es/joplase/obesidad%20y%20educacion%20fisica.pdf
- Iglesias Rosado, C., Villarino Marín, A. L., Martinez, J. A., Cabrerizo, L., Gargallo, M., Lorenzo, H., … & Russolillo, J. (2011). Importancia del agua en la hidratación de la población española: documento FESNAD 2010. Nutrición Hospitalaria, 26(1), 27-36. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112011000100003
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.