5 hábitos que podem causar inflamação no abdômen e como eliminá-los

A gordura localizada pode ser uma causa, mas a maioria das mulheres que sofre com a inflamação no abdômen tem outras razões para possuírem este problema.

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Ter um abdômen inflamado nem sempre é sinônimo de acúmulo de gordura nesta área do corpo. A gordura localizada até pode ser uma das causas, mas a maioria das mulheres que sofre com a inflamação no abdômen têm outras razões para padecê-la.

Certamente você já percebeu que de manhã seu abdômen está reto e possui uma forma que você gostaria que tivesse durante todo o dia. No entanto, com o passar do dia, você vai notando que ele se inflama, podendo inclusive fazer com que a roupa fique mais apertada do que o normal. Você sabe qual é o problema?

É possível que o seu trato digestivo esteja com um excesso de ar retido como consequência dos maus hábitos alimentares e o consumo de certos alimentos que podem causar intolerâncias e irritações.

Para combater esta incômoda inflamação no abdômen, é muito importante detectar estes hábitos e fazer todo o possível para eliminá-los.

Intolerâncias alimentares podem causar inflamação no abdômen

As intolerâncias alimentares não devem passar despercebidas porque, além de inflamarem o abdômen, também podem causar outros problemas de saúde.

Se você achar que é imune às alergias alimentares, pense duas vezes, principalmente quando perceber que seu abdômen está inflamado.

Por exemplo, as pessoas que sofrem de intolerância ao trigo não podem digerir o glúten, e como consequência têm problemas digestivos que incluem a expansão e inflamação da barriga.

Algo muito similar ocorre com as pessoas que têm intolerância à lactose.

A solução? Consulte um médico especializado neste tema e solicite um teste de sensibilidade aos alimentos. Se der positivo, é importante modificar a dieta e evitar estes alimentos.

Alimentos processados

Os alimentos processados são ricos em sódio e outras substâncias que não proporcionam nenhum benefício ao seu abdômen. O sódio é uma das principais causas de retenção de líquidos no corpo, que é outra das razões que causam a inflamação abdominal.

Isso também afeta aqueles alimentos que estão disfarçados com selos de “saudáveis”, como por exemplo, “light” ou “zero”: na verdade estes alimentos continuam contendo sódio e outros componentes, ainda que em quantidades menores.

A solução? Optar por alimentos naturais e feitos em casa. Consumir mais frutas, verduras e cereais integrais, que possuem muito menos sódio ou são até livres dele.

Comer rápido demais pode

É muito importante comer com moderação e mastigar bem os alimentos, já que a pressa pode nos fazer engolir ar sem que percebamos, o que também causa inflamação no abdômen.

Muitas pessoas não dedicam o tempo suficiente para comer de forma saudável e isso faz com que o abdômen fique inflamado o tempo todo.

A solução? É muito importante mastigar bem os alimentos e comer devagar para ter uma melhor digestão e evitar o acúmulo de ar no abdômen.

Consumir exageradamente bebidas com gás

As bebidas com gás e refrigerantes em geral podem nos refrescar e nos satisfazer quanto sentimos sede. No entanto, elas não são as melhores opções para o nosso corpo, já que não oferecem nenhum aporte nutricional e contêm substâncias que inflamam o abdômen e causam vários problemas digestivos.

Descubra: Saiba como os refrigerantes fazem mal para o nosso corpo

Esse gás que provoca esta sensação de borbulhamento é o responsável pela inflamação instantânea da barriga. Além disso, as substâncias edulcorantes artificiais também influenciam o inchaço abdominal.

A solução? Evite o consumo de bebidas com gás e opte por consumir mais água e sucos naturais.

Comer antes de dormir

O grande erro de muitas pessoas é não saber comer antes de dormir. O jantar é uma refeição importante, que deve ser ingerida, pelo menos, de duas a três horas antes de ir deitar. Além disso, deve ser algo leve e fácil de digerir.

Comer antes de dormir é um costume que pode causar estufamento no corpo e a inflamação no organismo. Este hábito é um obstáculo para a boa digestão e pode provocar problemas como a prisão de ventre.

A solução? Comer aproximadamente três horas antes de deitar, priorizando alimentos leves e, se não tiver outra opção, ingerir somente uma porção de fruta ou iogurte.

Lembre-se de que a refeição mais importante do dia é o café da manhã. Por isso, coma bem pela manhã e jante algo leve para ter uma melhor digestão.

Lembre-se!

Se você quiser ter um abdômen reto, é muito importante que modifique estes hábitos, se você os têm hoje. Também é fundamental melhorar a sua dieta, fazer mais atividade física e aumentar o consumo de água.

Leia também: Exercícios para fazer em casa

Um estilo de vida mais saudável não somente irá ajudar a obter um abdômen mais reto, mas também irá melhorar a sua forma como um todo, e beneficiará especialmente a sua saúde.



    • George A Bray, “How bad is fructose?”, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 86, Issue 4, 1 October 2007, Pages 895–896
    • Bradley M. Appelhans, Maria E. Bleil, Molly E. Waring, Kristin L. Schneider, Lisa M. Nackers, Andrew M. Busch, Matthew C. Whited, Sherry L. Pagoto, “Beverages contribute extra calories to meals and daily energy intake in overweight and obese women”, Physiol Behav. Author manuscript; available in PMC 2014 Oct 2.
    • Elana Lavine, “Blood testing for sensitivity, allergy or intolerance to food”, CMAJ. 2012 Apr 3; 184(6): 666–668.