5 exercícios de ioga para emagrecer
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Os exercícios de ioga para emagrecer se transformaram em uma das alternativas favoritas das pessoas que lutam contra o sobrepeso. Ainda que seja necessário adotar outras medidas para eliminar esses quilos a mais, este tipo de atividade é muito benéfico.
De fato, alguns estão preferindo estes exercícios ao invés do treinamento físico tradicional, já que permite queimar gordura e fortalecer os músculos ao mesmo tempo. Além disso, melhoram o bem-estar emocional e ajudam a controlar a ansiedade que nos conduz a comer demais.
O melhor de tudo é que pode pôr em prática em qualquer lugar, pois reúne uma série de posturas que não tomam muito espaço e são fáceis de fazer. Ainda não tentou? Hoje compartilhamos 5 opções interessantes para que inicie este exercício.
1. Postura do camelo
A postura do camelo ou Ustrasana é um exercício completo de ioga para emagrecer e tonificar. Se recomenda para diminuir medidas do abdômen, já que trabalha de forma especial esta área do corpo.
Como fazer?
- Fique de joelhos sobre um lugar próprio para praticar ioga, pode ser uma esteira ou um tapete. Se assegure de que os joelhos fiquem separados e alinhados com a largura do quadril.
- Se apoie sobre as pontas dos pés, de tal maneira que o peito do pé fique elevado sobre a esteira.
- Depois, alongue os braços para frente e jogue o corpo para trás.
- Sustente a posição durante 10 ou 15 segundos, mantendo o abdômen contraído.
- Faça entre 3 e 6 repetições.
2. Postura da cobra
A cobra é uma postura de ioga que fortalece os músculos da parte baixa das costas e o abdômen. Inclusive, é recomendada para reafirmar os glúteos e reduzir a acumulação de gordura nos quadris.
Como fazer?
- Deite de barriga para baixo sobre a esteira para ioga, se apoie sobre o abdômen com as pernas alongadas.
- Coloque as palmas das mãos do lado do peito e levante a parte superior do corpo.
- Se dobre para trás o quanto puder e olhe para cima.
- Segure por 10 segundos e depois relaxe.
- Faça entre 5 e 8 repetições.
Conheça os 6 benefícios psicológicos de praticar ioga
3. Postura do guerreiro
O guerreiro é um exercício de ioga para emagrecer que, dentre outras coisas, aumenta a capacidade dos seus pulmões. Através de sua prática se trabalham em conjunto os músculos abdominais, as pernas e os glúteos.
Como fazê-la?
- Pare no chão em uma posição reta e separe as pernas.
- Gire a perna direita para o lado direito e mantenha a perna esquerda a frente, formando um ângulo de 90 graus.
- Levante as mãos para cima e alongue-as o quanto puder. Junte as palmas em posição de oração e olhe para cima.
- Faça uma respiração profunda, relaxe e repita a atividade com o lado contrário.
- Faça entre 10 e 12 repetições.
4. Postura de pinça
Esta postura é uma das melhores opções de ioga para emagrecer, principalmente quando o objetivo é combater a gordura abdominal. É muito fácil de fazer, ainda que requer um pouco de resistência física e flexibilidade.
Como fazê-la?
- Sente-se sobre a esteira, com as costas retas e as pernas alongadas para frente.
- Exale e dobre o corpo para frente, tratando de tocar as pontas dos pés com as mãos.
- Trate de agarrar os dedos dos pés e descanse a frente na parte superior das panturrilhas ou sobre os joelhos.
- Mantenha a posição durante 10 segundos e descanse.
- Procure completar 8 ou 10 repetições.
Confira essas Dicas e truques para emagrecer
5. Postura do arco
Para finalizar, esta simples série de exercícios de ioga para emagrecer queremos recomendar a clássica postura do arco. É uma atividade de flexibilidade e concentração que permite queimar gordura e fortalecer os glúteos. Além disso, oferece mais estabilidade à coluna vertebral e previne doenças.
Como fazê-la?
- Se apoie sobre a esteira com o abdômen e dobre as pernas para trás.
- Levante as pernas para trás para conseguir formar um arco.
- Levante a parte superior do corpo e mantenha o olhar para frente
- Em seguida, estenda os braços para trás e trate de agarrar as pernas com as mãos.
- Inale e exale profundamente e mantenha por 10 segundos, no mínimo.
- Descanse e faça 5 repetições.
Está tentando emagrecer e ainda não faz exercício? Se não quer seguir uma rotina de academia, opte por estas posturas interessantes da ioga. Ainda que a princípio seja um pouco tedioso dominá-las, pouco a pouco aumentará a flexibilidade e a resistência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Xuewen Wang, Joshua R Sparks, Kimberly P Bowyer, Shawn D Youngstedt, Influence of sleep restriction on weight loss outcomes associated with caloric restriction, Sleep, Volume 41, Issue 5, May 2018, zsy027, https://doi.org/10.1093/sleep/zsy027
- Madanmohan, Sivasubramaniyan K. Mahadevan, Selvakumar Balakrishnan, Maya Gopalakrishnan and E. S. Prakash. 2008. Effect of six weeks yoga training on weight loss following step test, respiratory pressures, handgrip strength and handgrip endurance in young healthy subjects. Indian Journal of Physiology and Pharmacology. https://www.researchgate.net/profile/Maya_Gopalakrishnan/publication/23765656_Effect_of_six_weeks_yoga_training_on_weight_loss_following_step_test_respiratory_pressures_handgrip_strength_and_handgrip_endurance_in_young_healthy_subjects/links/0deec528fe328ea060000000.pdf
- Jamtvedt G, Herbert RD, Flottorp S, et al. 2010. A pragmatic randomised trial of stretching before and after physical activity to prevent injury and soreness. British Journal of Sports Medicine. https://bjsm.bmj.com/content/44/14/1002
- A. Ross; A. Brooks; K. Touchton-Leonard; G. Wallen. 2016. A Different Weight Loss Experience: A Qualitative Study Exploring the Behavioral, Physical, and Psychosocial Changes Associated with Yoga That Promote Weight Loss. Yoga in Prevention and Therapy. https://www.hindawi.com/journals/ecam/2016/2914745/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.