5 dicas para evitar que seu filho adolescente se torne uma pessoa problemática
Seu filho adolescente problemático é produto da forma como vê o mundo nesta fase da vida. É importante apoiar o seu filho durante mudanças físicas e psicológicas, para evitar que se torne uma pessoa problemática.
A adolescência é a fase em que a pessoa começa a vivenciar mudanças. Seus gostos e opiniões costumam variar com frequência, e sua imaginação está mais ativa neste momento.
No entanto, também há sinais de rebeldia: responder agressivamente, ignorar os pais quando eles falam, bater portas ou gritar são apenas alguns comportamentos que indicam que a criança atingiu esse difícil estágio.
Informaremos como lidar com a situação seguindo as diretrizes do Manual da Escola de Formação da Confederação Espanhola das Associações de Pais de Estudantes (CEAPA).
1. Procure saber os gostos do seu filho adolescente e o que faz feliz
Para chegar a esse ponto, é necessário ter uma comunicação aberta e eficaz com seu filho adolescente. É importante transmitir tranquilidade ao partilhar as suas ideias e fazê-lo saber que os pais são os melhores e mais confiáveis amigos que alguém pode ter.
Assim, o jovem vai sentir confiança e segurança no momento de conversar com a mãe e o pai. Além disso, será mais fácil recorrer aos familiares, quando necessitar de apoio ou de ajuda com uma situação complexa.
Ter metas
As metas são essenciais na vida, já que nos ajudam a crescer como pessoa. Ter metas reflete a necessidade de progresso, de se desenvolver continuamente nos diferentes aspectos de nossas vidas, como o emocional, social e pessoal.
Se um adolescente aprende a definir metas e esforça-se por alcançá-las, vai crescer com a ideia de que é capaz de realizar o que se propõe e, desta forma, se tornará um adulto bem-sucedido. Para isso, você deve ensiná-lo que, com compromisso e determinação, será capaz de alcançar os seus objetivos.
Recomendamos ler: Mindfulness para crianças e adolescentes, será que é eficaz?
Ter boas relações com os seus amigos
Os amigos são decisivos no desenvolvimento do filho adolescente. Nesse estágio, como explica uma investigação realizada na University College London, os jovens tendem a passar mais tempo com eles do que em outras atividades. Portanto, você deve estar atento a tudo relacionado no círculo social do seu filho.
O mais importante é a maneira como ele se relaciona com seus amigos. Ensine-o que ele deve ser respeitoso e atencioso com as outras pessoas. Além disso, você deve estar ciente de como seu filho(a) é tratado(a) pelos outros.
Se, em seu ambiente, fazem com que ele ou ela se sintam excluído(a) ou afetam sua autoestima, o mais comum é que libere tal frustração em casa e se torne um adolescente problemático. Se for assim, fale com ele para descobrir o que está acontecendo e, ao descobrir, ajude-o a procurar uma solução para o problema.
Seu filho deve ter uma boa autoestima
Durante a adolescência, é normal que os jovens tenham autoestima baixa, isso se deve a todas as mudanças físicas que sofrem nessa fase da vida. Isso pode levar a drásticas mudanças de humor, depressão e comportamentos agressivos.
Para que seu filho adolescente tenha boa autoestima, é importante elogiá-lo cada vez que ele atingir uma meta ou apresentar um comportamento correto. Faça-o sentir que você está orgulhoso dele e, além disso, o aceita como ele é.
2. Motive-o a participar de atividades esportivas ou artísticas
As atividades extracurriculares trazem uma série de benefícios, tanto para a mente como para o corpo. Depois das aulas, fazer exercício beneficia o desempenho e desenvolvimento físico de seu filho adolescente.
Se a atividade escolhida for de natureza artística, trará benefícios para suas aptidões intelectuais e habilidades motoras.
Estas atividades são uma opção para liberar qualquer tipo de frustração ou aborrecimento que seu filho adolescente possa ter, além disso, é um tempo que dedicará a se socializar e a descobrir seus talentos.
3. Convide-o a defender alguma causa benéfica
Em algumas ocasiões, durante a adolescência, os jovens se preocupam apenas com o que acontece com eles. Estressam-se por situações cotidianas, esquecendo as coisas boas e os recursos que têm a seu alcance.
Ao envolver o seu filho adolescente em trabalhos voluntários para causas benéficas, ele poderá sentir empatia pelas pessoas que estão ao seu redor. Estas atividades podem ajudá-lo a se conectar com os outros e impedir que se torne uma pessoa egoísta.
4. Faça com que seu lar seja um lugar de paz para o seu filho
Ter um lar harmonioso fará com que seu filho se sinta à vontade e queira passar mais tempo em casa. Além disso, beneficia a comunicação familiar e será mais fácil do que ele converse sobre as situações que lhe causam desconforto.
Lembre-se de que, com uma boa comunicação, será mais fácil ajudá-lo a encontrar uma solução para problemas que surgirem na vida.
Veja também: Quais são as mudanças psicológicas durante a adolescência?
5. Passe tempo com ele
Mesmo que existam problemas entre você e o seu filho adolescente, busque formas de passar mais tempo com ele.
Como explica a especialista Maia Noeder, o simples fato de perceber que você se preocupa em compartilhar momentos de qualidade junto com ele fará com que a relação entre pai e filho melhore e e ainda fortalece a confiança.
Você está preocupado com o fato de seu filho adolescente ser problemático?
A adolescência é uma fase complicada para o seu filho. Você deve entender que, nesse momento de sua vida, precisa afastar-se da proteção paternal e começar a ser independente, o que o ajudará a se tornar um adulto responsável e com seus próprios objetivos pessoais.
Para evitar que seu filho adolescente seja uma pessoa problemática, é preciso manter uma comunicação aberta e constante com ele. Assim ele será capaz de falar sobre o que lhe incomoda ou faz mal, sem a necessidade de expressá-lo através de um comportamento agressivo em casa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Blakemore, S.-J. (2008). The social brain in adolescence. Nature Reviews. Neuroscience, 9(4), 267–277. https://doi.org/10.1038/nrn2353
- Maia Noeder (2018). Mantener una buena relación con su hijo preadolescente. KidsHealth from Nemours. https://kidshealth.org/es/parents/preteen-esp.html
- Mendelson, T., & Tandon, S. D. (2016). Prevention of Depression in Childhood and Adolescence. Child and Adolescent Psychiatric Clinics of North America, 25(2), 201–218. https://doi.org/10.1016/j.chc.2015.11.005
- CEAPA. (2013). Cómo mantener una buena relación con tu hijo adolescente. Ceapa, 6–29. Retrieved from https://fundadeps.org/recursos/Adolescencia-y-Familia-Como-mejorar-la-relacion-con-los-hijos-e-hijas-adolescentes-y-prevenir-el-consumo-de-drogas/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.