5 chaves para tratar a colite nervosa

· 2 de setembro de 2015
A colite nervosa é uma condição também conhecida como síndrome do intestino irritável. Trata-se de um transtorno de saúde relativamente comum, e que costuma ocorrer com mais frequência nas mulheres.

A colite nervosa pode surgir por causa de crises esporádicas, ou então se transformar em algo crônico. Por esse motivo, é importante preveni-la.

Entre os sintomas principais da colite nervosa, podemos citar, por exemplo:

  • Dor abdominal;
  • Menstruações dolorosas;
  • Disfunções no intestino, como diarreia e prisão de ventre;
  • Até o estado emocional excessivamente afetado pelo estresse.

É importante lembrar que também é fundamental consultar o seu médico caso sofra com esta doença; pois ele indicará os tratamentos para o seu caso específico.

Além disso, como esta condição está associada aos nossos hábitos alimentares, existem maneiras de tratá-la mudando o nosso estilo de vida. Bem como fazendo uso de alguns remédios naturais eficazes.

Estes remédios devem ser combinados com o tratamento receitado pelo médico.

Hoje, falaremos sobre cinco receitas que são úteis para tratar a colite nervosa de forma natural.

Remédios naturais para tratar a colite nervosa

  1. Suco de cenoura

suco-de-cenoura-para-colite-nervosa

A cenoura é uma ótima fonte de pectina, assim como ajuda a prevenir os sintomas da colite nervosa. Ademais, é útil no tratamento de transtornos como a diarreia e a prisão de ventre.

Para consumi-la, a recomendação é na forma de suco, e não comê-la crua; pois pode causar dores no estômago. A receita é muito fácil: basta lavar e descascar 2 cenouras, batendo-as no liquidificador com um copo de água até obter uma textura homogênea.

Em seguida, adicione algumas gotas de suco de limão e mel para adoçar naturalmente. Beba várias vezes ao dia até notar os resultados.

Se quiser, é possível bater cenouras cozidas no liquidificador com um pouco de água, para fazer um purê. Adicione um pouco de sal e está pronto para consumir.

Saiba mais: Descubra os incríveis benefícios da cenoura

  1. Iogurte com probióticos

Os iogurtes ricos em probióticos são ótimos para tratar a síndrome do intestino irritável. Estas bactérias saudáveis (probióticos) proporcionam uma camada de proteção nos intestinos e ajudam a eliminar toxinas e bactérias prejudiciais do intestino e do organismo.

É possível consumi-los puros ou então fazer uma vitamina com frutas. Lembre-se de optar sempre por uma versão rica em probióticos.

  1. Chá de camomila

infusao-de-camomila-para-colite-nervosa

Uma infusão de camomila é uma excelente maneira de aliviar os sintomas da colite nervosa. É capaz de atuar na mucosa intestinal, reduzindo a inflamação e o inchaço abdominal. Assim como é útil para regular o intestino, tratando tanto a diarreia quanto a prisão de ventre.

Como esta erva natural conta com propriedades antiespasmódicas, também alivia os espasmos e dores abdominais.

Para fazer o chá, basta colocar algumas flores de camomila em um copo com água fervendo. Deixe a infusão ocorrendo durante 15 minutos. Em seguida, coe e acrescente algumas gotas de limão. Se quiser, pode-se adoçar com uma colher de mel.

Leia mais: Os benefícios da camomila

  1. Aveia

A aveia é rica em fibras que ajudam a reduzir de forma significativa os sintomas da colite nervosa; por isso vale a pena incluí-la no seu dia a dia se você sofrer com esse problema. Além de facilitar a movimentação intestinal e a evacuação, ainda é rica em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, riboflavona, magnésio e zinco.

Não sabe como incluí-la na dieta? As opções são muitas. Pode-se comê-la com meio mamão papaia pela manhã, por exemplo, ou então adicionar uma colher ao iogurte, vitaminas e sucos ou até saladas.

Outra alternativa é cozinhar uma parte de aveia com duas partes de água durante alguns minutos e ingeri-la como um mingau.

  1. Linhaça

linhaça-para-colite-nervosa

A linhaça é riquíssima em fibras que ajudam na movimentação e regulação do intestino e na passagem dos resíduos que devem ser eliminados. Além disso, é rica em ácidos graxos ômega 3, que fortalecem a imunidade e o sistema digestivo; algo importante para quem sofre com a colite nervosa.

Além disso, também pode tratar condições, como a prisão de ventre e a diarreia, pois regula a flora intestinal.

Para aproveitar os seus benefícios pode-se tomar uma colher de sementes de linhaça recém-moídas juntamente com água, uma vez por dia.

Também, pode colocar uma colher de sementes de linhaça em um copo de água fervendo durante 5 a 10 minutos. Depois, beba este chá antes de dormir. Irá ajudar a promover movimentos intestinais saudáveis.