5 causas do envelhecimento precoce
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Em mais de uma ocasião, encontramos pessoas que parecem ter menos idade do que realmente têm; e a pergunta que fazemos é: o que essa pessoa faz para parecer cada vez melhor? Será que temos envelhecimento precoce?
O que não pensamos é que talvez essa pessoa tenha um estilo de vida saudável.
Um estilo de vida saudável pode incluir muito fatores, como alimentação, exercício físico, cuidados com a pele e, principalmente, a forma de enfrentar os diferentes problemas que ocorrem na vida diária.
Sendo assim, é preciso levar em conta que caso sigamos estilos de vida inadequados, os resultados serão totalmente opostos ao anterior.
Ao levar um estilo de vida ruim, a aparência e a saúde das pessoas vão revelar muito mais idade. E, além disso, os maus hábitos podem acelerar o processo de envelhecimento.
Então, a seguir te convidamos a conhecer os gatilhos mais comuns de envelhecimento precoce.
A infelicidade
Em primeiro lugar, o fato de ter uma excelente saúde mental tem um impacto favorável sobre a nossa aparência física.
Quando vivemos de mau humor, e sem razões aparentes para demonstrar alegria, é comum demonstrar muita amargura em nosso rosto. Assim, vamos acabar parecendo mais velhos.
Por outro lado, se a nossa atitude perante a vida for otimista, estivermos contentes e sorrindo para os problemas, buscando o lado bom da vida, vamos ter uma aparência mais jovial e, assim, será possível prevenir o envelhecimento precoce.
O estresse causa envelhecimento precoce
Antes de mais nada, o estresse é uma condição que está crescendo a cada dia e é listado como o mal do século XXI, sendo uma das principais causas do envelhecimento precoce nos últimos anos.
Os efeitos mais devastadores do estresse são, por exemplo:
- A perda de cabelos;
- O aparecimento de rugas.
Portanto, a melhor coisa que podemos fazer é tentar evitar situações que desencadeiam o estresse.
Além disso, precisamos deixar de lado todos os fatores que são motivo de preocupação – que na maioria dos casos não têm a gravidade e a importância que damos – e para os quais é possível ter uma solução eficaz e rápida.
Leia também: Incríveis remédios naturais para aliviar o estresse
Falta de exercício
O simples fato de praticar um pouco de exercício físico faz com que tenhamos e nos sintamos com mais vitalidade, o que nos dá uma aparência muito mais jovem e saudável.
Praticar exercício regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, como, por exemplo:
- Previne a obesidade;
- Melhora a circulação do sangue;
- Aumenta a capacidade respiratória.
Além disso, também ajuda a manter a pele muito mais saudável, com uma aparência mais saudável, jovem e fresca.
Uma má alimentação
O excesso de comidas ricas em gorduras e pobres em nutrientes não proporciona nenhum benefício para o nosso corpo, pelo contrário, pode trazer sérias consequências para a saúde e a aparência em geral.
Dessa forma, para manter a juventude é necessário ter uma dieta rica em frutas e legumes, carnes magras ou sem gorduras e tomar a quantidade necessária de água.
Uma alimentação que inclua estes alimentos, juntamente com outros, com propriedades iguais ou maiores, será de grande ajuda para manter a pele e o cabelo com excelente condições.
Leia também: Os perigos da má alimentação
Não descansar o suficiente contribui para o envelhecimento
Ter um período de descanso adequado todas as noites é muito importante para que as células se recarreguem com novas energias, e, assim, consigam se manter fortes e saudáveis.
Para um descanso restaurador, é necessário dormir pelo menos oito horas por dia. Sendo assim, quando você não consegue dormir adequadamente, existe o risco de causar um rápido avanço no processo de envelhecimento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- VV.AA. (2013).Sleep deprivation linked to aging skin, study suggests. https://www.sciencedaily.com/releases/2013/07/130723155002.htm
- Sleep Foundation. https://www.sleepfoundation.org/articles/how-much-sleep-do-we-really-need
- VV.AA. (2013).Effect of the sun on visible clinical signs of aging in Caucasian skin. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3790843/
- Puerto Caballero, L., Tejero García, P. (2013).Alimentación y nutrición: repercusión en la salud y belleza de la piel. https://revista.nutricion.org/PDF/ALIMENTACION-NUTRICION.pdf
- Zorrilla García, Adonis. (2002).El envejecimiento y el estrés oxidativo. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002002000300006
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.