5 boas dicas para acabar com o soluço

· 25 de junho de 2016
Ainda que essa seja uma condição que costuma desaparecer sozinha, podemos acelerar a desaparição do soluço com remédios convencionais. Caso dure vários dias é conveniente procurar um médico.

Um ataque de soluço pode ser muito incômodo. Não conseguimos falar uma frase completa sem o engraçado “hip” no meio, que escapa em qualquer momento sem que possamos evitar. Mas existem muitas técnicas que dão bons resultados para acabar com o soluço, e neste artigo compartilharemos algumas delas.

O que é o soluço e por que ocorre?

O soluço ocorre quando o diafragma (músculo que se encontra debaixo dos pulmões) se contrai involuntariamente. Assim, ocorre repentinamente um fluxo de ar que, ao passar pelas cordas vocais, causa o característico som “hip”.

O soluço pode não ter uma causa aparente, ou pode ocorrer, sobretudo, quando você faz alguma das seguintes coisas:

  • Bebe refrigerante ou outras bebidas gasosas;
  • Come muito;
  • Engole muito rápido;
  • Tem um ataque de riso ou de choro;
  • Come coisas picantes;
  • Se expõe a mudanças repentinas de temperatura.

Na maioria dos casos, o soluço some espontaneamente depois de poucos minutos, sem fazermos nada. No entanto, se você quiser se livrar mais rapidamente do problema ou se o mesmo persistir por muito tempo, estes são alguns truques que podem dar bons resultados:

Respirar dentro de um saco de papel

Pegue um saco de papel e respire repetidamente dentro dela. Dessa forma, você aumentará seu nível de dióxido de carbono no sangue e isso fará com que o soluço pare. Sendo assim, outras opções que causam um efeito similar podem ser as seguintes:

  • Pegue um copo grande de água gelada e vá engolindo sem respirar;
  • Ou, ainda, prenda a respiração o máximo que puder.

Leia também: Pontadas no peito ao respirar: quais são as causas?

Comer uma rodela de limão

Comer limão pode acabar com o soluço

Pegue uma rodela de limão e, se acaso tiver, adicione a ela algumas gotas de Angostura Bitter. Além disso, você também pode colocar um pouco de açúcar para melhorar o sabor.

Isso pode ajudar, pois, ao comer a rodela, o organismo se distrai com o efeito do ácido nas papilas gustativas e isso alivia o soluço.

Alongar o diafragma para acabar com o soluço

Para conseguir acabar com o soluço dessa forma, você deve inalar lentamente até que sinta que já não pode puxar mais o ar, a menos que comece a respirar com o abdômen. Prenda esse ar por 30 segundos. Depois o exale lentamente até que os pulmões se esvaziem por completo.

É provável que você tenha que repetir este exercício quatro ou cinco vezes para que o soluço desapareça.

Leia também: Como a respiração incorreta pode afetar a saúde

Comer uma colher de sopa de pasta de amêndoas

Também pode funcionar com uma colher de sopa de açúcar, mel, manteiga de cacau, pasta de amendoim ou Nutella. 

Desse modo, pegue uma colher de um desses ingredientes, coloque na boca e deixe ali por alguns segundos. Depois, engula o conteúdo sem mastigar. A essa altura a saliva já terá suavizado a manteiga e será fácil engolir.

A pasta de amêndoas pode ajudar a acabar com o soluço

Fechar todas as entradas

Use os polegares e aperte os pequenos orifícios diante do canal das orelhas para fechar a entrada dos ouvidos. Depois, feche os olhos e aspire o ar que puder. Em seguida, com os dedos mindinhos, feche ambas as narinas.

Mantenha a respiração presa durante alguns segundos: quanto mais tempo, melhor. Solte tudo e, então, respire com normalidade. O corpo tende a respirar forte ou arquejar, esquecendo-se do soluço. Por isso, essa pode ser uma forma de acabar com o soluço.

Se o soluço persistir durante horas ou inclusive dias, procure um médico. Apesar de não serem situações frequentes, o soluço pode ser provocado por uma distensão abdominal, emanações nocivas ou outras causas. Além disso, lembre-se de que o soluço frequente é normal no caso de bebês.