5 benefícios de seguir uma dieta cetogênica

Embora seja difícil para nosso corpo se acostumar com a dieta cetogênica, e apresentar problemas durante as primeiras semanas, ele se estabilizará e nós começaremos a usufruir de seus benefícios

Você já ouviu falar sobre a dieta cetogênica? Se não, ou se tiver dúvidas sobre os seus benefícios, continue lendo o que lhe diremos aqui.

Você descobrirá que, além de ser interessante, pode ser de grande ajuda para mantê-lo saudável e no seu peso ideal.

Como funciona a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica procura que o fígado produza cetonas suficientes para serem usadas como fonte de energia. A isso chamamos de cetose.

Normalmente, o corpo humano produz insulina para obter energia. No entanto, isso pode levar a picos de glicose quando come muito carboidrato ou quando seu estilo de vida não é saudável.

É importante incluir alimentos ricos em gorduras animais e vegetais de boa qualidade.

1. A dieta cetogênica reduz a gordura corporal acumulada em excesso

MULHER PERDENDO PESO PELA DIETA CETOGÊNICA

Na dieta cetogênica, as gorduras são usadas como energia em vez de se acumularem. Isso significa que, à medida que os dias passam, as reservas que foram criadas começarão a ser usadas e você perderá peso.

  • Tente complementar esta dieta com exercício para garantir que você melhora os músculos e evita a flacidez.
  • É importante que, quando você inicia esta dieta, se aconselhe com um nutrólogo para lhe explicar os melhores tipos de gordura que você pode incluir e os montantes.

2. Seus níveis de insulina estabilizam

O aumento das cetonas reduz o açúcar no sangue, ajudando a melhorar a resistência à insulina e a diminuir os riscos de diabetes tipo 2.

  • Recomendamos que você experimente esta dieta se o seu médico indicar que possui pré-diabetes ou síndrome metabólica.
  • Se este for seu caso, também pode perguntar sobre quão benéfico seria incluir um suplemento de cetona. Existem algumas versões comerciais que podem acelerar o processo de regulação da glicose.

No entanto, lembre-se de que não é sensato consumir suplementos e medicamentos sem supervisão especializada.

3. Você perde peso

Mulher se pesando na balança

A dieta cetogênica é excelente para perder peso, pois reduz o apetite e a ansiedade por comer. Além disso, ao ingerir gorduras e proteínas mais saudáveis, o organismo para de confiar na glicose como fonte de energia e você se sentirá saciado com menos calorias.

  • Sendo uma dieta onde a gordura é metabolizada pela baixa ingestão de carboidratos, as pessoas com excesso de peso têm uma redução de peso muito rápida e nenhum risco de perda de massa muscular.

Só recomendamos que você mantenha bons hábitos uma vez que seu objetivo for alcançado.

Visite este artigo: 7 alimentos cetogênicos para perder peso

4. Benefícios no sangue

Ao ter um menor consumo de carboidratos, os triglicerídeos no sangue permanecem normais e os níveis de lipoproteína HDL ou colesterol bom aumentam. Isso resulta em:

  • Menor risco de sofrer de doenças cardiovasculares
  • Menor risco de obstrução arterial
  • Normalização dos níveis de pressão arterial

Para que esses efeitos realmente estejam presentes, é importante que as carnes que você escolha sejam magras. Ou seja, com a menor quantidade de gordura possível.

Além disso, os óleos e alimentos gordurosos devem ser de boa qualidade.

5. Você se sentirá mais saciado com menos comida

Dieta cetogênica

Porque a dieta cetogênica envolve uma alta ingestão de proteína, seu corpo ficará saciado por mais horas com menos comida.

Isso complementa perfeitamente com o fato de que você vai perder peso.

Efeitos de seguir uma dieta cetogênica

Tal como acontece com qualquer outra dieta ou regime, a dieta cetogênica pode ter efeitos colaterais que você deve considerar para cuidar da sua saúde.

Alguns deles são:

Você sentirá um pouco de mal-estar geral

Mulhercom mal-estar

Como seu corpo terá que se acostumar com o uso de cetonas em vez de insulina, as primeiras semanas podem ser um pouco complicadas. Você experimentará:

  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Tontura
  • Náusea
  • Atordoamento

Isso também ocorre porque seus níveis de glicose estão se estabilizando, especialmente se você é diabético com fraco controle glicêmico. Por esse motivo, é importante que você mantenha uma comunicação próxima com seu médico e nutrólogo para esclarecer quaisquer questões.

Se você é diabético, também deve manter o controle constante de seus níveis de glicose.

Sofrerá de constipação

As pessoas que começam a seguir uma dieta cetogênica às vezes não conseguem incluir a quantidade certa de vegetais. Se isso acontecer, notará problemas para evacuar corretamente.

A maneira mais eficaz de combater o problema é consumir bastante água ao longo do dia. Além disso, você deve aumentar conscientemente a quantidade de alimentos ricos em fibras.

Caso não queira fazê-lo, ou se não gosta de vegetais, pergunte ao seu médico ou nutrólogo se é possível tomar um suplemento de fibra. Isto pode incluir de um laxante a suplementos em pó de linhaça e similares.

Vai se sentir cansado

Mulhervcansada

Com esta dieta, seu corpo receberá menos energia sob a forma de glicose. Portanto, não seria incomum que ele se acostumasse a queimar gordura. Neste processo de aprendizagem, você pode sentir-se cansado ou sem energia o tempo todo.

Se for uma pessoa que faz muito exercício, tente diminuir um pouco a intensidade na primeira semana e tenha alguém que o acompanhe para ver se tudo vai bem até se acostumar com isso.

Você se atreve a experimentar a dieta cetogênica? Você está seguindo? O que você acha?

Recomendados para você