5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso
Você está tentando perder peso e um dos principais desafios é abandonar os doces? A realidade é que este é um problema bastante comum. A maioria de nós adora alimentos doces e se acostumou a incluí-los em nossa alimentação diária. Felizmente, existem alternativas para substituir o açúcar na sua dieta de perda de peso, e aqui vamos falar sobre as melhores.
Todas as opções que daremos são naturais. No entanto, quando você as comprar, é preciso verificar se elas são realmente de boa qualidade e tão naturais quanto possível. Caso contrário, será a mesma coisa que adicionar açúcares refinados e conservantes à sua alimentação.
Tendo isso em mente, tome nota e comece a fazer algumas alterações agora. Você verá que perder peso e comer bem é possível.
Alternativas para substituir o açúcar na dieta
1. Purê de maçã
A primeira das alternativas para substituir o açúcar é econômica e fácil de preparar. O purê de maçã funciona perfeitamente para dar sabor a sobremesas e pães assados.
Devido à maçã ser uma fruta tão comum, fazer um purê exigirá pouco investimento. Para fazer a substituição, basta trocar 250 g de açúcar por 250 g de maçã.
Se você quiser a versão mais prática, compre o purê já processado. Você encontrará várias opções em grandes supermercados e lojas. Ao comprá-los, verifique o rótulo e evite aqueles que têm quantidades elevadas de sódio ou algum tipo de adoçante.
Outra opção é preparar seu próprio purê com maçãs cozidas. Você só precisa fervê-las, drená-las e amassá-las ou colocá-las no liquidificador. A quantidade de maçãs dependerá do tamanho da fruta e da quantidade de purê que você precisa.
Você pode armazenar o excesso em um recipiente de vidro bem coberto na geladeira. Para evitar a oxidação, use o purê em alguns dias e adicione algumas gotas de suco de limão.
2. Purê de banana
Outra das alternativas para substituir o açúcar e perder peso é a banana. Esta fruta é bem conhecida por ser uma das mais doces que existem. Para obter o sabor doce que substitui o açúcar, você precisa usar bananas maduras.
Quanto mais maduras elas estiverem, mais doces elas serão e melhor será o efeito. Este adoçante também fornecerá fibras, vitamina C, potássio, vitamina B6 e manganês. Você pode aproveitar seu efeito adoçante como faria com o purê de maçã.
Ao usá-lo, lembre-se de observar as porções. Lembre-se de que, em excesso, pode causar picos de glicose. Embora seja uma fruta, você deve tomar as mesmas precauções envolvidas com outros adoçantes.
3. Tâmaras
A terceira das alternativas são as deliciosas tâmaras. Essas pequenas frutas fornecem menos calorias que a banana. No entanto, elas também fornecem potássio, magnésio e fibras.
Por serem tão doces, recomendamos que você faça alguns testes quando adicioná-las. Você pode facilmente exagerar no doce caso não seja cuidadoso. Estas frutas são perfeitas para adoçar suas vitaminas.
4. Estévia
Esta é uma das alternativas que foi ganhando fama nos últimos anos. De fato, entre as opções que mencionamos, é a mais usada. Isso acontece porque pode adoçar até 300 vezes mais que o açúcar.
Essa capacidade de adoçar dependerá do tipo de estévia que você for usar. Recomendamos que você escolha a estévia fresca ou líquida; as duas versões mais naturais.
Entre os benefícios da estévia estão:
- Redução dos níveis de glicose no sangue.
- Controle da pressão arterial.
- Custo mais econômico do que outras opções.
O único problema com a estévia é que ela pode ter um sabor levemente amargo. Mas não se preocupe: depois de um tempo você vai se acostumar com ele e nem vai notar.
Leia também: Saiba porque o açúcar em nosso organismo é ruim
5. Mel orgânico
Uma das alternativas para substituir o açúcar é o mel. As razões são várias, mas a principal delas é o seu gosto e facilidade de aquisição.
Devido ao seu sabor suave, é fácil combiná-lo com todos os tipos de alimentos. A única coisa que você deve observar é se o mel é de boa qualidade. Tornou-se comum encontrar mel misturado com açúcar e outras substâncias.
Normalmente, o mel orgânico pode ser encontrado em mercados orgânicos. A maioria das versões comerciais é geralmente pasteurizada e menos saudável.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.