5 alimentos que reduzem a ansiedade por doce

6 de dezembro de 2018
A mistura de canela e mel, além de nos ajudar a diminuir a ansiedade, é um remédio de beleza estupendo, já que diminui os sinais da idade.

Uma das causas mais comuns do sobrepeso é o consumo impulsivo de doce. Isso nos leva a comer de maneira descontrolada todo tipo de alimento pouco saudável como açúcares, farinhas e gorduras de má qualidade.

Estes alimentos, que na grande maioria das vezes não oferecem nutrientes ao nosso organismo, passam a se converter em reservas rápidas e aumentam muito as regiões onde cada um acumula mais facilmente gordura.

Neste artigo vamos apresentar alguns alimentos que possuem a propriedade de minimizar esta necessidade impulsiva por doces, que pode estar relacionada com desequilíbrios dos níveis de glicose no sangue.

Doces saudáveis

O segredo desses alimentos que destacaremos a seguir é que já são naturalmente doces.

Possuem conteúdos de açúcares saudáveis e outros tipos de nutrientes que satisfazem a necessidade de comer algo doce.

Os níveis de glicose variam continuamente, provocando picos de necessidade de açúcar que podemos combater com esses alimentos.

Leia também: Sobremesas sem açúcar para você experimentar

Canela

Esta surpreendente especiaria, que é utilizada no tratamento natural da diabetes tipo 2, reduz os níveis de açúcar no sangue e atrasa o esvaziamento do estômago.

Diminui os picos de açúcar, aos poucos, depois de comer.  Estes picos são os que desencadeiam a vontade de comer algo doce depois do almoço ou do jantar.

Como consumi-la?

Esta especiaria pode ser utilizada de diversas maneiras. Tente utilizar a canela do Ceilão, que é a mais nutritiva, e podemos consumi-la:

  • Em todo tipo de doces e sobremesas: biscoitos, flãs, sorvetes, etc.
  • Em infusões, depois de comer.
  • Combinada com mel, em jejum.
Canela para reduzir a ansiedade por doce

Abóbora

A abóbora é rica em hidrato de carbono, mas seu alto teor de fibras faz com que seja absorvida lentamente, provocando com que os níveis de açúcar no sangue fiquem equilibrados e constantes.

É importante destacar que as pessoas que abusam do açúcar tendem a sofrer de alguns parasitas intestinais, ainda que não saibam disso. Esses parasitas contribuem com a vontade de comer doces, já que se alimentam disso.

Por isso, recomendamos consumir também as sementes da abóbora. Funcionam como um remédio eficaz para combater e eliminar esses parasitas.

Como consumi-la?

Ainda que, geralmente, a consumimos cozida, também podemos comê-la crua ou ralada em saladas. Agora, se a cozinharmos, a abóbora pode resultar em um delicioso creme.

Graças à sua doçura, podemos cortar lâminas finas de abóbora, como se fosse um Carpaccio, e assá-las com um pouco de canela. Esta receita fica muito saborosa como sobremesa.

Abóbora para reduzir a ansiedade por doce

Cenoura

A cenoura também contém hidratos de carbono complexos que necessitam ser digeridos para transformar-se em açúcar. Do mesmo modo que a abóbora, esses hidratos vão sendo absorvidos gradualmente e não produzem picos de açúcar.

Como consumi-la?

Recomendamos consumi-la, preferentemente, crua. A maneira mais efetiva, se você possuir um liquidificador, é combinando-a, por exemplo, com maçã.

Também podemos ralá-la e adicioná-la a todo tipo de pratos como guarnição, saladas, sopas ou, inclusive, sanduíches.

Isso também pode interessar você: 5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso

 

Batata doce

Há muitos tipos de batata doce e todas têm em comum um sabor doce suave. A batata é rica em açúcares naturais, mas não se preocupe, já que isso é compensado pelo conteúdo de fibras. O tipo de fibra da batata doce é a pectina que retarda a absorção dos açúcares.

Como consumi-la?

A batata doce é muito saciante, mas não recomendamos comê-la no período da tarde e nem da noite. Os melhores horários são pela manhã ou no almoço, e podemos assá-la no forno ou fervê-la, da mesma forma que a batata normal.

Estévia

Esta planta originária do Paraguai ficou popularmente conhecida como adoçante natural. Entre seus múltiplos benefícios, destaca-se a propriedade de regular os níveis de glicose no sangue, como a canela.

Além disso, não contém calorias, por isso é ideal para combater a ansiedade por doces. Com a incrível doçura desta planta você não terá mais a necessidade de comer outras coisas.

Como consumi-la?

A estévia nos permite adoçar naturalmente infusões, limonadas e todo tipo de bebidas.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue na nossa página com mais artigos para o seu bem estar.

Imagens por cortesia de alpha, ccharmon e sweetbeetandgreenbean.

Viviant, V. (2006). Frutas y verduras. Revista Diabetes Voice.