5 alimentos para desintoxicar o fígado
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Você já ouviu falar a respeito da importância de desintoxicar o fígado, mas não sabe ao certo o motivo? Pensando no quanto é importante, queremos listar alguns alimentos para desintoxicar o fígado sem esforço.
O fígado é um dos maiores órgãos do corpo e tem três funções principais:
- Desintoxicação: o fígado se encarrega de recolher e eliminar as toxinas naturais do organismo (como a amônia) e as externas (como o álcool ou medicamentos ingeridos).
- Síntese: participa do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas que são consumidas e secreta a bile, fundamental para o processo digestivo.
- Armazenamento: no fígado se acumulam as vitaminas A, D, E, K e o glicogênio. Estes elementos servem como fonte de energia para as tarefas diárias e outros requerimentos do corpo.
O motivo pelo qual devemos desintoxicar o fígado é que todos os elementos que passam por ele podem deixá-lo doente e causar grandes danos ao organismo.
1. Alimentos para desintoxicar o fígado: mamão papaia
Esta fruta contém uma enzima chamada papaína que ajuda a melhorar a digestão e a processar os alimentos da maneira adequada.
Também serve para desinflamar o corpo e, por isso, é recomendado nos regimes de perda de peso.
No que diz respeito à desintoxicação do fígado, especificamente quando se trata de fígado gorduroso, o mamão, ao facilitar a digestão, alivia o processo hepático, tornando-o mais fácil.
Vale destacar que desta fruta não se come somente a polpa, já que suas sementes também são comestíveis e contam com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a lidar com a artrite e a desintoxicar o fígado.
Para ajudar a eliminar a gordura do fígado, experimente a seguinte receita:
- Pegue 20 sementes de papaia e amasse-as ou triture-as.
- Misture com suco de limão ou leite.
- Beba esta mistura durante um mês.
2. Alimentos para desintoxicar o fígado: groselha indiana (Emblica officinalis)
A groselha indiana, também conhecida como amla, é um poderoso antioxidante que ajuda a limpar as toxinas do organismo.
Ao ingeri-la com frequência não apenas é possível prevenir o fígado gorduroso, mas também a fibrose hepática, que é uma inflamação excessiva deste órgão por alguma condição ou doença.
A melhor forma de consumir a groselha indiana é crua. Você pode acrescentá-la em saladas, misturá-la com iogurte ou comer uma pequena porção pura.
3. Alimentos para desintoxicar o fígado: limão
O limão é uma das frutas cítricas mais conhecidas e utilizadas por suas propriedades.
É uma fruta rica em vitamina C, flavonoides, ácido málico e óleos essenciais que lhe conferem propriedades digestivas e hepáticas. Também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e melhora a saúde do coração.
Leia também: Como limpar os resíduos de colesterol dos vasos sanguíneos
O limão ajuda a desintoxicar o fígado porque:
- Facilita a digestão.
- Tonifica o fígado e estimula seu funcionamento.
- Oferece antioxidantes em grandes quantidades, ajudando a combater os radicais livres.
- Previne a degeneração precoce de vários órgãos do corpo.
No caso de ter um diagnóstico de fígado gorduroso, é aconselhável tomar o suco de um limão diluído em um copo de água (200 ml).
Ao misturá-lo com água, além de desintoxicar o fígado, evitamos danificar o esmalte dos dentes com o ácido.
4. Alimentos para desintoxicar o fígado: vinagre de maçã
O vinagre de maçã ajuda a regular o pH do corpo e favorece a eliminação das toxinas que vão se acumulando ao longo do tempo.
Isso permite que o fígado realize da melhor maneira o seu processo de desintoxicação do organismo e metabolize as gorduras de forma correta.
Consumir vinagre de maçã diariamente proporcionará uma grande quantidade de benefícios entre os quais estão:
- Obter vitaminas, minerais e óleos essenciais.
- Diminuir os riscos de sofrer infecções renais.
- Eliminar a prisão de ventre e prevenir problemas hepáticos.
O aconselhável é consumir 2 colheres de chá (10 ml) de vinagre por dia. Ele pode ser ingerido puro ou diluído em um copo de água (200 ml), dependendo do quanto você gostar do sabor.
Também pode ser incluído como parte de saladas ou molhos.
5. Alimentos para desintoxicar o fígado: chá verde
O chá verde é rico em antioxidantes chamados polifenóis.
Eles reduzem o dano causado ao organismo pelos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e as complicações em diferentes órgãos do corpo.
Embora o consumo de chá verde sempre tenha sido recomendado por seus benefícios, nunca devemos tomar mais de 10 xícaras por dia.
Além disso, assegure-se de que o chá verde que você consome seja natural para evitar a ingestão de elementos que reduzam a sua eficácia.
No caso do sabor do chá verde não ser agradável para o seu paladar, experimente misturá-lo com seus alimentos preferidos em batidas saudáveis. Combine-o com frutas e vegetais até encontrar a combinação perfeita para você.
Conheça: 10 frutas ricas em potássio
Aproveite as opções disponíveis para desintoxicar o fígado
Há várias formas naturais de desintoxicar o fígado, mas os alimentos que mencionamos estão entre os melhores para alcançar este objetivo.
A única coisa que você precisa fazer agora é escolher os seus preferidos e começar a incluí-los em sua rotina para manter a boa saúde do fígado.
No entanto, lembre-se de que, diante de qualquer incômodo, é preciso consultar um médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hussain, M., Habib-Ur-Rehman, & Akhtar, L. (2017). Therapeutic benefits of green tea extract on various parameters in non-alcoholic fatty liver disease patients. Pakistan Journal of Medical Sciences. https://doi.org/10.12669/pjms.334.12571
- Naziroǧlu, M., Güler, M., Özgül, C., Saydam, G., Küçükayaz, M., & Sözbir, E. (2014). Apple cider vinegar modulates serum lipid profile, erythrocyte, kidney, and liver membrane oxidative stress in ovariectomized mice fed high cholesterol. Journal of Membrane Biology. https://doi.org/10.1007/s00232-014-9685-5
- Naziroǧlu, M., Güler, M., Küçükayaz, M., Övey, I. S., & Özgül, C. (2012). Apple cider vinegar supplementation modulates lipid peroxidation and glutathione peroxidase values in lens of ovariectomized mice. Cell Membranes and Free Radical Research.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.