4 razões para beber água morna ao invés de gelada
Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila
Normalmente, e principalmente nos meses de maior calor, costumamos tomar água gelada. No entanto, com estas poderosas razões, talvez você acabe mudando sua forma de consumir este líquido, e inicie a beber água morna.
Beber água morna ao invés de gelada tem um série de vantagens importantes que mostraremos a seguir.
1. A água morna é muito benéfica para o sistema digestivo
A água morna pode ser uma grande aliada para o sistema digestivo.
Enquanto que a água gelada ajuda a solidificar a gordura contida no alimento e desacelera a digestão, a água morna age de modo contrário.
- Se você optar por ingerir um copo de água morna será muito mais fácil para digerir o alimento rapidamente. Assim aprimorará o processo de absorção de nutrientes e evitará outros contratempos como a prisão de ventre.
Veja também: Propriedades do mamão para o sistema digestivo
2. Ideal para cuidar do sistema respiratório
Beber água morna pode ser muito mais saudável para o sistema respiratório do que a água gelada.
A água gelada pode provocar a inflamação da mucosa e aumenta o risco de sofrer infecções do sistema respiratório; assim como de sofrer problemas de garganta.
- A água morna, por outro lado, fará com que sua garganta se suavize e aliviará a irritação da mesma.
- É útil tanto na presença de doenças respiratórias, como somente se busca eliminar a secura na boca que costuma aparecer pelas manhãs.
3. Estimula o bom funcionamento do sistema sanguíneo
Beber água gelada pode provocar o estreitamento dos vasos sanguíneos. Por outro lado, se você bebe água quente ou morna os vasos sanguíneos se dilatam.
Como resultado, melhora a circulação sanguínea nos órgãos e nos tecidos. Graças a este simples gesto é possível eliminar as toxinas mais rapidamente e depurar o organismo.
4. A água morna e o sistema nervoso
A dor de cabeça em certas ocasiões é gerada pelas temperaturas baixas e está demonstrado que beber água fria pode ter um efeito similar.
Caso costume sofrer enxaquecas, ao beber água gelada corre-se o risco de desencadear uma crise.
Por outro lado, a água quente ou morna trará o alívio da dor e eliminação dos espasmos.
Recomendamos a leitura: 6 dicas para fortalecer o sistema nervoso
Outras considerações
Temos que levar em consideração que devemos beber a quantidade de água diária recomendada (entre 1 litro e meio e 2 litros).
- Se não consumimos as quantidades necessárias, estaremos complicando a tarefa de diferentes órgãos. Como o fígado, os rins, o sistema digestivo ou o imune; que não poderão cumprir com suas funções.
- Graças a água, além disso, conseguiremos lubrificar as articulações e melhorar a resistência dos ligamentos.
- Ademais, se nos assegurarmos de consumir a quantidade de água recomendada por dia, estaremos reduzindo as chances de sofrer cálculos ou pedras nos rins.
Assim, a incidência das infecções urinária será muito menor.
- A água também é a melhor aliada para aquelas pessoas que estão seguindo uma dieta; já que é capaz de reduzir o apetite e também ajudar o corpo a metabolizar as gorduras de maneira mais eficiente.
Beber um copo de água morna 10 minutos antes de comer permite chegar com menos ansiedade as refeições, além disso é a melhor aliada contra a retenção de líquidos.
Concluindo
Logo, beber água pode nos ajudar a prevenir vários problemas. Se não há hidratação suficiente o organismo concentra uma maior quantidade de substâncias tóxicas e cancerígenas.
No entanto, estas são eliminadas com a urina se nos mantermos corretamente hidratados.
Ter uma correta hidratação nos ajudará a proteger o organismo e a manter os níveis adequados de acidez, assim como atrasar os processos de envelhecimento do próprio corpo.
Assim que anote tudo, porque os especialistas em saúde recomendam beber de um litro e meio a dois de água por dia. É a forma mais adequada de manter o organismo hidratado e em correto funcionamento.
E melhor se for água morna!
Imagem principal cortesia de © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Iglesias Rosado C., Villarino Marín A. L., Martínez J. A., Cabrerizo L., Gargallo M., Lorenzo H. et al . Importancia del agua en la hidratación de la población española: documento FESNAD 2010. Nutr. Hosp. [Internet]. 2011 Feb [citado 2018 Nov 06] ; 26( 1 ): 27-36. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112011000100003&lng=es.
- Mattsson, P. (2001). Headache Caused by Drinking Cold Water is Common and Related to Active Migraine. Cephalalgia, 21(3), 230–235. https://doi.org/10.1046/j.1468-2982.2001.00211.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.