4 métodos infalíveis para desentupir o chuveiro

02 Fevereiro, 2020
Entre os problemas mais frequentes que podemos encontrar no banheiro está o chuveiro. Na prática, existem vários truques e alternativas caseiras para desentupi-lo. Confira!

Um dos problemas mais frequentes que podemos ter em casa é desentupir o chuveiro, porque um chuveiro entupido é uma verdadeira dor de cabeça. Se o espalhador estiver entupido, a pressão da água poderá diminuir bastante, fazendo com que o banho se torne uma tortura.

Se o ralo estiver entupido e for desagradável ter os pés submersos em água parada, ele poderá transbordar, causando inundações no banheiro. Nem sempre é necessário ligar para o encanador. Antes de fazê-lo e gerar despesas, podemos tentar resolver o entupimento.

Em seguida, veremos quatro métodos infalíveis para desentupir o chuveiro.

Métodos caseiros para desentupir o chuveiro

1. Vinagre e suco de limão para desentupir o espalhador

Vinagre e suco de limão para desentupir o espalhador

O espalhador, local por onde a água sai, geralmente fica preso porque os sedimentos de cal e outras substâncias que vêm com a água grudam em suas paredes. Esses sedimentos são geralmente muito visíveis nos pequenos orifícios do espalhador.

Para desentupir o chuveiro com produtos naturais, podemos usar vinagre e suco de limão. Em uma tigela, ferva uma parte de vinagre para duas de água e o suco de um limão. Se o chuveiro for metálico, espere a água ferver, em seguida, desligue o fogo e introduza o espalhador na água.

Quando o espalhador é feito de plástico, é preferível deixar a água perder um pouco de temperatura por alguns minutos antes de introduzi-lo. Em ambos os casos, o espalhador deve ficar de molho por 15 a 20 minutos. Ele estará limpo e o entupimento resolvido.

2. Bicarbonato de sódio e vinagre para desobstruir o ralo

Se o problema é o ralo, ou seja, o local para onde a água vai embora, o entupimento quase sempre se deve ao acúmulo de sabão, xampu, cabelos e também sedimentos de cal. Caso não queira usar produtos químicos, o bicarbonato de sódio e o vinagre podem ser uma boa solução.

Para desentupir o ralo com esse método, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, adicione uma xícara de vinagre. Deixe descansar por algumas horas, se possível durante a noite. Em seguida, deixe a água muito quente correr por alguns minutos.

É muito provável que o problema seja resolvido com esse método. Caso contrário, pode ser necessário tentar outros métodos, incluindo o uso de produtos químicos mais fortes.

3. Remover a tampa do ralo para desentupir

Retire a tampa do ralo para desentupir

O entupimento do ralo é geralmente formado por uma massa de cabelos e vestígios de produtos como, por exemplo, xampu, gel, sabão etc. que bloqueiam os canos. Para liberar o ralo do entupimento, remova a massa manualmente.

A primeira coisa que você precisará fazer é calçar luvas e, em seguida, remover a tampa do ralo. Geralmente ela tem um parafuso no meio ou dois nas laterais. Ele deve ser desaparafusado, remova a grade e introduza a mão no local onde está o entupimento e retire-o. Esta solução é geralmente muito eficaz.

4. Limpadores químicos de tubulação

Se os métodos acima não forem suficientes, você poderá usar limpadores químicos de tubulação, que são facilmente encontrados no supermercado. Entretanto, estes produtos são muito fortes e podem danificar os tubos ou causar ferimentos graves na pele, olhos, etc.

Por isso, é importante ler bem as indicações de cada produto antes de usá-lo e segui-las à risca na hora de remover os obstáculos da tubulação.

Por fim, outra recomendação importante é que você nunca deve misturar dois ou mais tipos de produtos químicos para desentupir o chuveiro. Assim, se o entupimento não for resolvido com o primeiro produto, você não deve jogar outro diretamente no anterior. Isso poderia gerar emissões muito tóxicas que acabariam afetando a sua saúde.

Ao usar produtos químicos, é preferível começar com a quantidade necessária. Geralmente, com metade do recipiente, o problema é resolvido. Se após esperar o tempo indicado e seguir todas as instruções, não conseguir resolver, então o pacote inteiro poderá ser usado.