4 chás caseiros para tratar a prisão de ventre
Escrito e verificado por a dietista Renata Sylwia Kosierb Fernández
Quando sofremos com a prisão de ventre, nosso intestino apresenta dificuldades para evacuar. Isso pode ter diferentes causas. No entanto, existem muitos chás caseiros para tratar a prisão de ventre.
Se não conseguirmos resolver esse problema o quanto antes, a sensação de mal-estar se torna insuportável e os sintomas, como a dor abdominal e os calafrios, aumentam.
Estes chás permitem um bom trânsito intestinal e melhoram imediatamente os sintomas de uma maneira completamente natural e com rápidos benefícios.
Eles favorecem a evacuação (pelo menos duas vezes ao dia) e, além disso, melhoram a consistência das fezes, que se assemelham às de uma pessoa que não sofre com esse problema.
Ingerir uma boa quantidade de líquido, juntamente com uma dieta rica em fibras, é essencial para começar a otimizar o canal digestivo.
Assim, favoreceremos sua completa hidratação e evitaremos dificuldades na hora de evacuar.
Melhores ingredientes para chás caseiros para tratar a prisão de ventre
- Sementes de linhaça
- Aveia
- Malva
- Chá verde
1. Sementes de linhaça
Também conhecida apenas como linhaça, tem um excelente efeito depurador no trato intestinal, já que melhora a motilidade e ajuda a eliminar facilmente as fezes.
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 1 colher de linhaça (10 g)
Modo de preparo
- Aqueça a água numa panela e, quando chegar ao ponto de ebulição, coloque-a numa xícara e junte uma colher de linhaça.
- Deixe repousar por seis minutos antes de coar e beber.
Modo de consumir
- Consuma 2 vezes ao dia, antes do café da manhã e do jantar.
- Se você consumir regularmente esse remédio, poderá perceber seus efeitos estimulantes em poucos dias.
2. Aveia
É um excelente cereal para combater e até prevenir os episódios de prisão de ventre. É um dos alimentos que não pode faltar no seu dia a dia.
Melhora quase que imediatamente a consistência das fezes e permite maior fluidez em todo o comprimento do cólon.
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 2 colheres de farelo de aveia (20 g)
Modo de preparo
- Aqueça a água numa panela e, quando ferver, passe para uma xícara média e acrescente duas colheres de farelo de aveia.
- Tampe a xícara e espere 6 minutos para que o farelo se assente e absorva a água quente.
- Coe e consuma, preferivelmente, pela manhã.
- Não é recomendado para crianças menores de 2 anos.
3. Malva
A malva é uma erva que você pode encontrar à beira das estradas e em casas de campo.
É uma das melhores opções para elaborar chás caseiros para tratar a prisão de ventre. Suas propriedades depurativas ajudam a hidratar o cólon e a melhorar o sistema excretor.
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 2 colheres de malva (20 g)
Modo de preparo
- Aqueça a água e, quando ferver, acrescente a malva e deixe repousar durante uns 7 minutos.
- Se desejar, você pode multiplicar as quantidades e fazer chá suficiente para tomar também à tarde e à noite.
Para obter os efeitos desejados, recomenda-se consumi-la 3 vezes ao dia, depois de cada refeição. Assim, você conseguirá melhorar o trânsito intestinal e depurar toxinas em poucos dias.
4. Chá verde
Dentre as ervas medicinais, o chá verde é uma das mais utilizadas para tratar a prisão de ventre.
Você pode elaborá-lo facilmente em casa, com a própria erva, ou optar pelos sabores à venda nos supermercados. Além disso, é muito adequado para perder peso e combater a retenção de líquidos.
Consuma uma xícara de chá verde 2 vezes ao dia, e você verá as mudanças.
Ingredientes:
- 1 xícara de água (250g)
- 1 sobre de chá verde (5g)
Modo de preparo:
- Aqueça a água e acrescente o chá verde. Se desejar, pode acrescentar também óleo mineral ou aloe vera para obter maiores benefícios na restituição da motilidade do sistema digestivo.
- Quando chegar à ebulição, deixe no fogo por 5 minutos.
A dose recomendada são duas xícaras por dia. Consuma-as antes de duas refeições principais (café da manhã e almoço, ou almoço e jantar).
Você verá como, com estes chás caseiros para tratar a prisão de ventre, terá mais facilidade para evacuar e conseguirá evitar crises de constipação.
Imagem principal, cortesia de © wikiHow.com
“]
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tosh, S. M., & Miller, S. S. (2015). Oats. In Encyclopedia of Food and Health (pp. 119–125). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00497-9
- Liu, R. H. (2007). Whole grain phytochemicals and health. Journal of Cereal Science, 46(3), 207–219. https://doi.org/10.1016/j.jcs.2007.06.010
- Slavin, J. (2010). Whole grains and digestive health. Cereal Chemistry, 87(4), 292–296. https://doi.org/10.1094/CCHEM-87-4-0292
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.