4 brinquedos com papelão e papel

· 5 de fevereiro de 2019
Os brinquedos são uma ótima estratégia para aprender, por isso te apresentamos 4 deles com papelão e papel. Você pode usá-los para passar um tempo de qualidade com seus filhos e se divertir com a família.

Neste artigo, compartilharemos 4 brinquedos com papelão e papel muito simples e rápidos de montar.  De fato, uma das vantagens é que você pode fazê-los na companhia de seus filhos. Esperamos que eles sejam do seu agrado.

Marionetes: brinquedos com papel e papelão

Os fantoches são um recurso didático muito útil.  Além de entreter e divertir as crianças, incentiva a percepção auditiva, visual e cenestésica. Como resultado, facilita a aprendizagem, vence a timidez, melhora a autoestima, estimula a criatividade e desenvolve bem a área psicomotora fina.

Talvez você pense que fazer fantoches é complicado, no entanto, não é assim. Eles são brinquedos com papelão e papel que inclusive seus filhos podem projetar com muita criatividade.

Pode te interessar: 15 brinquedos para estimular a aprendizagem de seus filhos

Fantoches de dedal

Para fazer este tipo de boneco você só precisa desenhar em um papel ou papelão figuras de animais, personagens, histórias ou inclusive seres fantásticos que vivem na mente de seus filhos.

4 brinquedos com papelão e papel: animais de dedos

Podem ser planos ou com volume. Na verdade, as crianças também se divertem ao decorá-los como quiser, com cores, brilho, fitas ou marcadores.

Assim que as figuras estiverem prontas, cole cada um em uma tira de papel como um anel que, por sua vez, será encaixado no dedo. Esta estrutura permitirá o movimento do personagem através dos dedos da mão. Você também pode colar o desenho do personagem em uma tira de cartão grossa que sirva para sustentar e manusear o fantoche.

Quando os fantoches estiverem prontos você pode representar alguma história ou conto que conheçam.  Inclusive, é mesmo possível criar seu próprio diálogo e improvisar, o que, em muitas ocasiões, é divertido para os pequenos.

Talvez você pense que o desenho não é seu. Por sorte, você pode encontrar na Internet alguns padrões gratuitos de fantoches para imprimir e recortar. Assim que, brincar com os fantoches com suas crianças já não será um trabalho difícil, você acredita?

Spinners coloridos

Faz algum tempo, os spinners chegaram a entrar na moda em muitos países. Devido ao seu sucesso, o uso do spinner entre as crianças começou a gerar uma espécie do alarme entre os pais e inclusive proibições em algumas escolas.

Porém, mais além de supostos benefícios terapêuticos, ou riscos o spinner é um brinquedo de puro entretenimento. No fato, faz parte dos jogos com papelão e papel mais simples e atraentes que existem por seus incríveis efeitos visuais.

Primeiramente, você precisa cortar uma placa circular de papelão do tamanho de um CD (12 cm do diâmetro) marcando o círculo central. No cartão você pode fazer qualquer desenho ou dar a forma que desejar. De fato, você pode se inspirar em alguns desenhos e cores surpreendentes que estão na Internet.

Assim que terminar de decorar o círculo, fará dois pequenos orifícios no centro que marcou no começo. Passe um cordão por ali de uns 50 cm de comprimento e faça um nó para unir as extremidades.

4 brinquedos com papelão e papel: spinners

Assim que terminar, coloque o círculo no meio do cordão, amarre as bordas e comece a girar a placa para frente umas 10 vezes.

Posteriormente, estique as bordas e observará como o spinner do papel começa a girar rapidamente para o lado oposto. Enquanto não parar, volte a esticar as bordas para que gire outra vez.

Enterrar e ganhar

Quantas vezes você não tentou enterrar uma bola de papel na lata de lixo? O jogo é justamente uma adaptação dessa travessura para as crianças. Tudo o que você precisa é de uma grande caixa de papelão, folhas de papel, tesouras, marcadores e cores.

Em primeiro lugar, você deve desenhar um animal com a boca aberta no lado maior da caixa. A cavidade da boca deve ser, pelo menos, da metade do tamanho da superfície. Uma vez que você tiver cortado a cavidade, pode pintar ou decorar sua caixa como quiser.

Por outro lado, para poder encestar na caixa serão necessárias bolinhas. Você pode usar jornal ou folhas de papel que já não usa mais para decorar como você quiser.

Pronto! Coloque a caixa a uma distância prudente das crianças e peça a elas que acertem as bolinas. Você vai ver que elas vão se divertir como nunca.

Quer conhecer mais atividades? Não perca: 15 atividades para fazer em família

Minigolfe

Como com os jogos de papelão e papel anteriores, requereremos poucas ferramentas mas muita imaginação. Para começar, você vai precisar de uma caixa de papelão de um bom tamanho para que abra 5 orifícios de tamanhos diferentes.

4 brinquedos com papelão e papel: mini golfe

Esses orifícios devem ser grandes o suficiente para que uma bola de aproximadamente 4 ou 5 cm de diâmetro possa passar através deles. Cada cavidade deve marcar uma pontuação diferente, dependendo da dificuldade.

Em uma outra placa de papelão você deve marcar e recortar os tacos de golfe que seus filhos usarão para bater as bolinhas e introduzi-las pelos orifícios que você marcou. Você também pode decorá-los com detalhes ou cores ao seu gosto.

Posteriormente, coloque a caixa de minigolfe a uns 2 ou 3 metros de distância, de acordo com as habilidades das crianças. Dê a cada um o seu taco de golfe e convide-os a introduzir a bola nos buracos da caixa. Ganha quem conseguir acumular mais pontos. 

Nós esperamos que estes 4 jogos com papelão e papel te inspirem a passar um bom tempo com seus filhos. Como você vê, não é necessário comprar brinquedos sofisticados. Além de se divertir com seus pequenos e compartilhar tempo de qualidade, você estará ensinando-os a importância da criatividade e da engenhosidade.

Então, você, que jogos com papelão e papel pensa em usar com seus pequenos?