Por que é importante que as crianças brinquem? 

· 10 de outubro de 2018
Além de ser uma atividade de lazer, brincar é um recurso eficaz para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Hoje nós diremos quais são os seus benefícios. 

 A brincadeira é uma das atividades essenciais na infância. Embora esteja relacionada a entretenimento e diversão, sua função vai além disso. Por que é importante que as crianças brinquem? Todos os pais devem saber a resposta.

Embora por alguns anos tenha sido considerada “uma perda de tempo”, hoje se tornou um dos recursos mais eficazes para o processo de desenvolvimento e aprendizado. De fato, por causa disso, brincar tornou-se um dos direitos fundamentais da criança.

Atualmente a estimulação é aconselhada através da brincadeira desde os primeiros meses de vida. Além disso, alguns brinquedos são projetados como uma ferramenta para fortalecer as habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

Entendendo que nem todo mundo sabe como a brincadeira influencia a vida das crianças, hoje queremos compartilhar várias razões para incentivá-la, e por que esta deveria ser um recurso educacional para todos. Não o perca!

Por que é importante que as crianças brinquem

É importante que as crianças brinquem desde pequenas, porque através destas atividades melhoram habilidades que são cruciais para a sua formação. Embora seja essencial recorrer a outros recursos de aprendizagem, a brincadeira pode ajudar em múltiplos aspectos.

Na verdade, é uma maneira saudável e eficaz de incentivar hábitos saudáveis, como exercícios, especialmente agora que há muito risco de obesidade infantil. Além disso, favorece a capacidade linguística e social, que é fundamental na vida escolar. Vamos ver abaixo outros benefícios que merecem ser destacados.

Melhora o comportamento

Por que é importante que as crianças brinquem: Melhora o comportamento

Um dos erros cometidos pelos pais é privar as crianças da brincadeira por considerarem que é “ócio”. Embora as punições às vezes sejam necessárias, permitir que elas brinquem tem efeitos positivos em seus comportamentos. Por meio dessas atividades elas aprendem de maneira lúdica a respeitar as regras, e a concentrar sua atenção quando necessário.

Desenvolve a aprendizagem

A atividade física e o desenvolvimento cognitivo que ocorre na brincadeira beneficiam a aprendizagem das crianças. Incentivar os pequenos a se envolverem em brincadeiras com movimento e problemas a resolver, torna a aquisição de seus conhecimentos muito mais profunda.

Recomendamos que você leia: Crianças: como estimular o bom comportamento de maneira divertida?

Fortalece a criatividade

É importante que as crianças brinquem para aprimorar o desenvolvimento de sua imaginação e criatividade. Uma vez que algumas brincadeiras permitem que elas imaginem que são personagens fantásticos ou recriam cenários com elementos do cotidiano, é um excelente recurso para consolidar tais habilidades.

Serve como ferramenta de socialização

As brincadeiras ajudam a criança a se adaptar com mais facilidade ao seu ambiente, melhorando suas relações sociais. Na verdade, esta é uma das ferramentas mais eficazes para as crianças aprenderem como é importante compartilhar com os outros, e trabalhar em equipe.

Por que é importante que as crianças brinquem: Serve como ferramenta de socialização

Melhora o desenvolvimento físico corporal

O estilo de vida sedentário das crianças é uma das principais causas de sobrepeso e obesidade. É por isso que por muitos anos a brincadeira tem sido recomendada como uma aliada para o desenvolvimento físico corporal. Ao motivar atividades lúdicas que impliquem em correr, pular, dançar, etc., a criança se exercita e adquire força muscular e coordenação.

Aumenta a habilidade linguística

Há muitos recursos disponíveis para um bom desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. Entre estes, a brincadeira se destaca como um dos favoritos. Esta não apenas permite que os pequenos se divirtam, mas também exercita suas habilidades de comunicação, e facilita a aquisição de vocabulário.

Por que usar a brincadeira como uma aliada para a educação das crianças?

Além dos benefícios mencionados é importante que as crianças brinquem e permaneçam ativas em todos os estágios de desenvolvimento. Embora muitos pais a ignorem, esse tipo de atividade é um excelente aliado para uma aprendizagem significativa.

Por que é importante que as crianças brinquem: Fortalece a criatividade  

E o melhor de tudo, é que motiva as crianças a descobrir e explorar, o que facilita a compreensão do ambiente que as rodeia. Além disso, elas são levadas a se concentrar melhor e aprendem a assumir “pequenos riscos” e a tomar decisões.

Você estaria interessado em ler: Dia da Terra: nossa casa, nossa responsabilidade e a herança de nossos filhos

Finalmente, não devemos ignorar que também fortalece e facilita o relacionamento familiar. Portanto, a nível geral, recomenda-se que os pais se envolvam de forma direta, pelo menos ocasionalmente, em algumas das brincadeiras.

Você conhecia esses benefícios da brincadeira? Agora que já sabe por que é importante que as crianças brinquem, não hesite em motivá-las para brincar todos os dias!