5 exercícios para ativar a fala das crianças

· 15 de julho de 2018
Ativar a fala nas crianças é um processo evolutivo que leva tempo. Porém, você pode ajudar o seu pequeno a desenvolver a linguagem oral, visto que é determinante em seu desenvolvimento social.

Ainda que as crianças ainda não saibam falar quando nova, sabem se expressar através do choro e de seu corpo. Porém, é de vital importância que os pequenos desenvolvam a capacidade verbal. Uma maneira de fazê-lo é realizar exercícios práticos para ativar a fala nas crianças.

O valor da linguagem

A capacidade de falar das crianças permite exteriorizar e interiorizar o que pensam, querem e desejam. De fato, é tão importante a linguagem oral que é considerada como o principal meio de comunicação.

Ainda, a linguagem é o meio fundamental para o processo de socialização, o que permitirá ao se pequeno se adaptar e interagir com o meio. Por meio da fala, a criança receberá também pautas culturais pela família e, posteriormente, através das relações na escola ou com os vizinhos.

Mãe fazendo atividades para ativar a fala das crianças

Porém, o que você pode fazer para ativar a fala das crianças? Alguns dos exercícios são sumamente simples. Tanto é assim que pode realizá-los em sua própria casa com atividades que talvez já inclua na rotina da criança. A seguir compartilhamos alguns deles.

Leia: 6 sinais de carência afetiva em crianças

Algumas orientações prévias para ativar a falar as crianças

Em primeiro lugar, os pais têm uma grande influência no processo evolutivo da fala de nossos filhos. Por essa razão, é importante oferecer um modelo correto de pronúncia e articular bem os sons.

Para ativar a fala nas crianças se recomenda o diálogo constante. Este deve ser sistemático e apropriado segundo a idade, a capacidades e interesses do pequeno. Ainda que seja tentado a usar diminutivos ou linguagem infantilizada, evite-o da maior maneira possível.

Também não tente se antecipar a suas vocalizações ou terminar suas frases. Respeite os turnos de palavra. Formule perguntas abertas para permitir que o pequeno se expresse e possa ampliar suas mensagens. Já que contamos com algumas orientações prévias, passaremos aos exercícios para ativar a fala nas crianças.

1. Saia para passear

Os passeios, viagens ou excursões, são experiência diversas que lhe permitem ganhar novas sensações e, principalmente, vocabulário. Além disso, as emoções que ganham o motivarão a se expressar e compartilhar seu sentir livremente, de acordo com as suas possibilidades.

Viajar em fanília ajuda a ativar a fala das crianças

Comente com ele o que observa, a cores, sons, aromas, figuras… Aproveite tudo o que está ao eu redor para criar uma conversa com desencadeamento lógico e que lhe interesse.

2. Leia contos

Este exercício serve para desenvolver a capacidade de compreensão de objetos e pessoas. Pode começar perguntando-o: “onde ele está…” e deixe que seu pequeno assinale ou toque com o dedo a figura ou cor que você perguntou.

Deve lhe dar um pouco de tempo para que seu filho identifique o que você pediu. Quando tiver conseguido, o felicite por seu esforço e faça este exercício de novo.

3. Brinque com fotos e recortes

Esta atividade é realizada de maneira similar à anterior, mas com fotos ou recortes. Neste caso, pode começar descrevendo com sinais particulares cada imagem ou foto, uma por uma. É recomendável que capturem ações diferentes se note o contraste para não dificultar o processo.

Uma vez que tenha explicado as fotos, peça que identifique o que as pessoas estão fazendo em cada uma delas. Lembre, as imagens devem representar ações fáceis e familiares para ele, desde pessoas comendo, brincando, dormindo ou correndo.

Conheça: 15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças

4. Ensine-o a dizer seu nome

Além da importância e utilidade de conhecer seu nome, esta atividade permitirá ao seu pequeno desenvolver a capacidade de nomear as pessoas, objetos e ações. Comece por dizer: seu nome é… e repita isso umas duas vezes para que ele possa responder enquanto você faz essa mesma pergunta.

Conversar com os filhos ajuda a ativar a fala das crianças

Se responde bem, felicite-o e adicione o segundo nome ou sobrenome para que os aprenda pouco a pouco. Caso responda incorretamente, repita a dinâmica desde o início.

Você pode usar este mesmo exercício com as partes do corpo ou outros objetos familiares, por exemplo brinquedos ou utensílios de uso habitual como prato, sapato, copo, etc.

5. Sons de animais

Outra dinâmica que encanta as crianças é relacionar o nome dos animais com o som que emitem. Atualmente pode encontrar aplicativos para celulares com essas opções, mas se não for possível, pode fazer simplesmente com a sua voz, imitando o miado dos gatos ou o mugido das vacas.

Uma forma de realizar este exercício é imitando o som de algum animal de estimação e perguntar ao pequeno de que animal se trata. Ou pode perguntá-lo qual é o som que os patos ou cachorros fazem e ele deverá responder imitando a estes sons.

Conclusões

Com certeza você já fez alguns destes exercícios para ativar a fala nas crianças. Porém, a melhor dinâmica de todas é falar muito com o pequeno e deixar que ele se expresse livremente, sem pressões; do contrário, desfrute do processo.

Lembre-se que você e seus seres queridos serão seus primeiros mestres para ativar a fala nas crianças. Dedique-os tempo e atenção para que lhes ajude a enriquecer seu vocabulário. E a você, que exercícios funcionaram com o seu filho?