4 alimentos invernais para perder peso

· 12 de maio de 2018
Mesmo que estes alimentos possam favorecer a perda de peso, é fundamental incluí-los como parte de uma dieta equilibrada e combiná-los com atividade física para obter melhores resultados.

Você sabe tirar proveito dos alimentos invernais para favorecer a sua saúde e o seu peso?

Todos nós queremos ser saudáveis e ter um corpo bonito. No entanto, no inverno parece que nos descuidamos mais, seja porque não podemos ir praticar exercício físico ou porque nossa despensa está cheia de produtos com alto teor de calorias e gordura.

A realidade é que podemos manter a forma, e para isso a dieta é fundamental. Neste artigo apresentaremos 4 alimentos invernais que irão ajudá-lo a perder peso.

Alimentos invernais que irão ajudá-lo a perder peso

1. Oleaginosas

Oleaginosas

Por serem alimentos calóricos, costumamos pensar que aumentam nosso peso em vez de ajudarem a reduzi-lo.

No entanto, essa crença é errada, já que as oleaginosas trazem a energia de que precisamos para poder manter nossa temperatura corporal.

Além disso, elas têm um alto teor de ácidos graxos muito saudáveis, que ajudam a combater o colesterol.

Também fornecem antioxidantes e fitoesterois, nutrientes importantes para prevenir as doenças relacionadas ao sobrepeso, como doenças coronárias ou o colesterol alto, entre outras.

Por outro lado, têm um grande teor de vitaminas e minerais que trarão um maior valor nutricional.

Agora, tampouco podemos consumi-las em excesso: um punhado (50 g) por dia é suficiente. É particularmente recomendado consumi-las antes de fazer atividade física.

2. A aveia

Se você quer tomar algo quente que ajuda a combater o frio no café da manhã e também ajude a perder peso, a aveia é a opção ideal. Se tem uma coisa que caracteriza a aveia é ter um efeito saciante, que é maior do que qualquer cereal comercial.

Além disso, existem pesquisas que respaldam que o consumo de aveia durante o café da manhã faz com que comamos uma menor quantidade de alimentos depois, na hora do almoço.

Isso favorece, evidentemente, nosso corpo, pois não consumimos calorias a mais e, com o passar do tempo, vamos perdendo peso. Este cereal é rico em zinco, fósforo, fibras e vitamina B1.

Também favorece o desenvolvimento de bactérias nos intestinos que são bastante benéficas. Impacta a forma como o organismo armazena gordura, graças ao seu alto teor de fibras prebióticas.

 3. O chá verde

Chá verde

Serve para iniciar o dia invernal com uma boa bebida quente e deliciosa. Tem vários benefícios. Goza de uma função diurética muito potente, e sempre foi utilizado em dietas por este motivo.

Beber uma xícara de chá verde diária, além disso, também reduz o apetite.

  • O chá verde é rico em antioxidantes, especialmente as catequinas. Por outro lado, seu teor de cafeína o converte em um forte estimulante.

Estes dois componentes funcionam de maneira conjunta e ativam a função metabólica de nosso organismo. Assim, ajudam a favorecer o mecanismo da lipólise (a mobilização de gorduras que se encarregam de queimar as mesmas).

  • O chá verde ajuda a perder peso, ainda que sua porcentagem não seja tão significativa para ser levada em consideração clinicamente.

Apesar disso, também tem outras funções significativamente positivas para nosso corpo, como ajudar a dissipar as dores depois do treino.

4. A romã

Romã

Esta é uma autêntica joia do inverno. Esta fruta de cor vermelha é o significado da época invernal.

A romã tem várias propriedades. Temos que lembrar que é anti-inflamatória, antioxidante e rica em minerais (fósforo, ferro, potássio e magnésio), vitais também para prevenir os temidos resfriados invernais.

  • Outro aspecto positivo é que a romã é 85% água. Não podemos nos esquecer de que os alimentos com maior quantidade de água são mais saciantes e enchem mais o estômago.
  • Também costumam trazer menos calorias que o resto dos alimentos. A romã nos proporciona 68 calorias para cada 100 gramas.

Podemos misturá-la com saladas ou até mesmo com a aveia, se quisermos dar um toque mais natural ao alimento.

Como você pode comprovar, estes 4 alimentos são bons, tanto por seus valores nutricionais quanto por seus inúmeros benefícios, entre eles os de perder ou manter o peso ideal.