Melhor Com Saúde
 

4 alimentos de inverno para perder peso

Mesmo que esses alimentos possam favorecer a perda de peso, é fundamental incluí-los como parte de uma dieta equilibrada e combiná-los com atividade física para obter melhores resultados.

4 alimentos de inverno para perder peso

Última atualização: 18 Dezembro, 2020

Você já se perguntou se existem alimentos de inverno para perder peso? Não se preocupe, isso é algo muito comum, pois muitas pessoas têm interesse em manter a forma mesmo na época mais fria do ano.

No inverno, caminhar, correr ou até mesmo treinar pode ser complicado por vários motivos. No entanto, a falta de motivação – devido ao clima – costuma ser um fator comum. Somado a isso, há o fato de que tendemos a comprar produtos que não são necessariamente benéficos durante esse período.

Aquela xícara de chocolate quente pode ajudar você a se aquecer e se permitir um prazer no inverno, mas quando deixa de ser algo pontual e se torna um hábito, as coisas mudam. O chocolate, a falta de atividade física regular e outros problemas podem facilmente nos fazer ganhar peso.

Alimentos de inverno que ajudarão a perder peso

Para ajudar a prevenir o típico ganho de peso que costuma ocorrer nos meses mais frios, a seguir apresentaremos 4 alimentos de inverno que ajudarão a perder peso de forma saudável, se você os incluir com moderação em sua dieta. Anote!

1. Oleaginosas

Por serem alimentos calóricos, costumamos pensar que aumentam nosso peso em vez de ajudarem a reduzi-lo. No entanto, essa crença é errada, já que as oleaginosas trazem a energia de que precisamos para poder manter nossa temperatura corporal.

Além disso, elas têm um alto teor de ácidos graxos muito saudáveis, que ajudam a combater o colesterol.

Também fornecem antioxidantes e fitoesterois, nutrientes importantes para prevenir as doenças relacionadas ao sobrepeso, como as doenças coronárias ou o colesterol alto, entre outras.

Por outro lado, têm um grande teor de vitaminas e minerais que trarão um maior valor nutricional.

Contudo, tampouco podemos consumi-las em excesso: um punhado (50 g) por dia é suficiente. É particularmente recomendado consumi-las antes de fazer atividade física.

2. A aveia

Se você quer tomar algo quente que ajude a combater o frio no café da manhã e também ajude a perder peso, a aveia é a opção ideal devido ao seu alto teor de fibras. Se a aveia tem uma característica principal, é a de ter um efeito saciante.

Além disso, existem pesquisas que respaldam que o consumo de aveia durante o café da manhã faz com que comamos uma menor quantidade de alimentos nas refeições seguintes. Obviamente, isso nos ajuda a perder peso progressivamente.

Também favorece o desenvolvimento de bactérias na microbiota que são bastante benéficas. Também pode afetar a maneira como o corpo armazena gordura, graças ao seu alto teor de fibra prebiótica.

Além disso, a aveia é um alimento muito completo, rico em zinco, fósforo, fibra e vitamina B1.

Descubra: Como melhorar o humor comendo fibras?

 3. O chá verde

Serve para iniciar o dia invernal com uma boa bebida quente e deliciosa. Tem vários benefícios, porque, graças às suas propriedades, pode atuar como um diurético muito potente, por isso sempre costuma estar presente nas dietas.

Além disso, beber uma xícara de chá verde diariamente também pode reduzir o apetite.

  • O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas. Por outro lado, seu teor de cafeína o transforma em um forte estimulante.
  • Esses dois compostos funcionam de maneira conjunta e ativam a função metabólica do organismo. Assim, ajudam a favorecer o mecanismo da lipólise (a mobilização de gorduras responsável por queimar a si mesmas e outras gorduras).
  • O chá verde ajuda a perder peso, embora não o suficiente para ser considerado clinicamente.

4. A romã

A romã tem várias propriedades. Lembre-se de que ela pode atuar como um anti-inflamatório e antioxidante. Além disso, é rica em minerais (fósforo, ferro, potássio e magnésio), também vitais para evitar os temidos resfriados de inverno.

  • Outro aspecto positivo é que a romã é 85% água. Não podemos nos esquecer de que os alimentos com maior quantidade de água são mais saciantes.
  • Também costuma fornecer menos calorias que o resto dos alimentos. A romã nos proporciona 68 calorias para cada 100 gramas.

Podemos misturá-la com saladas ou até mesmo com a aveia, se quisermos dar um toque mais natural ao alimento.

Para perder peso no inverno, você precisa manter bons hábitos

Para perder peso de maneira saudável no inverno, é melhor contar com bons hábitos de vida e não apenas se apoiar no consumo de alimentos específicos. Lembre-se de que, se há algo que o corpo recompensa, é quando fornecemos tudo o que ele precisa para se manter saudável e de maneira equilibrada. E para isso o exercício é fundamental.

Por outro lado, devemos ter em mente que, se não soubermos seguir uma dieta adequada para atingir nossos objetivos, é melhor consultar um nutricionista.

Alimentos que não devemos combinar

Alimentos que não devemos combinar

A alimentação é a maneira que temos de oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência e, claro, manter uma vida plena e saudável.