3 batidas benéficas para reduzir a pressão arterial alta

28 de outubro de 2015
Você pode adicionar um pouco de água à sua batida caso deseje uma consistência mais líquida. Recomendamos prepará-la logo antes do consumo para aproveitar melhor os benefícios.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para tornar possível a circulação através dos vasos sanguíneos. Graças a essa função, o sangue pode transportar oxigênio e todos os nutrientes essenciais que o organismo precisa para funcionar adequadamente.

Os níveis de pressão arterial normal devem se manter abaixo de 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio). Quando estes valores são iguais ou superiores a 140/90 mmHg, indicam pressão arterial alta ou hipertensão, um problema de saúde que vem crescendo ano após ano.

Além disso, é uma condição muito perigosa que pode causar danos ao coração, aos vasos sanguíneos, aos rins e a outras partes do corpo. Os principais fatores que podem desencadear problemas de hipertensão são o estresse, a má alimentação, a obesidade, o estilo de vida sedentário, o tabagismo, entre outros.

Leia também: Obesidade infantil e o método de María Sandón

Pessoas diagnosticadas com pressão arterial alta devem tomar consciência e começar a adotar um estilo de vida mais saudável para, então, manter o problema controlado.

Determinadas bebidas pouco saudáveis podem ser substituídas por algumas batidas benéficas que, graças às suas propriedades e componentes, têm o poder de reduzir os níveis de hipertensão arterial.

1. Batida de morango, banana e kiwi

reduzir a pressão arterial

O potássio é um mineral essencial para reduzir a pressão alta, já que ajuda a combater o excesso de sódio, principal desencadeador deste problema no corpo.

Leia também: 10 alimentos ricos em potássio para incluir em sua dieta

Essa batida, além de ser muito deliciosa, contribui com um aporte importante de antioxidantes que combatem os radicais livres.

Ingredientes

  • ½ xícara de leite desnatado (120 ml)
  • ½ xícara de iogurte baixo em gordura (120 ml)
  • 4 ou 5 morangos
  • 1 banana
  • 1 kiwi
  • Sementes de linhaça (a gosto)
  • Agrião de jardim (opcional)

Modo de preparo

Despeje a meia xícara de leite desnatado e de iogurte baixo em gordura no liquidificador. Em seguida, adicione pouco a pouco o resto dos ingredientes. Bata durante 2 minutos até que fique com a textura que mais gostar. Fácil!

Beba preferivelmente fresco.

NOTA: se desejar que a batida fique menos espessa, você pode adicionar 1 copo de água.

2. Batida de beterraba

reduzir a pressão arterial

A beterraba é uma das hortaliças mais ricas em nutrientes e benefícios para a saúde que podemos encontrar no supermercado.

Assim como outras verduras como a alface, o espinafre, a couve-de-folhas, os nabos, os rabanetes, as cenouras e acelgas, a beterraba contém nitrato, uma substância que, ao ser digerida, se transforma em óxido nítrico, um gás que dilata os vasos sanguíneos e facilita a circulação.

Ainda que até o momento não se conheça o tempo de duração, pode ser algo muito benéfico para pacientes com hipertensão arterial.

Ingredientes

  • ½ xícara de suco de cenoura sem açúcar (120 ml)
  • ¼ de xícara de mirtilos congelados (60 mg)
  • ¼ de xícara de beterraba sem casca e ralada (60 mg)
  • ¼ de xícara de amêndoas inteiras cruas sem sal (60 mg).
  • ¼ de xícara de purê de maçã sem açúcar (60 mg).
  • 1/3 de xícara de pedras de gelo (80 mg).
  • ½ colher de suco de limão fresco (1,25 ml).
  • Uma pitada de gengibre moído.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata durante 5 ou 7 minutos.

É importante beber a batida recém preparada, pois não se recomenda conservar na geladeira.

3. Batida de mirtilos e banana

reduzir a pressão arterial

Essa deliciosa batida combina os benefícios de duas frutas com importantes propriedades antioxidantes que podem ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial alta.

A banana se destaca por seu alto conteúdo de potássio, mineral essencial para combater a retenção de líquidos e reduzir os níveis de pressão arterial. Por outro lado, os mirtilos contêm antioxidantes como as antocianinas, que demonstraram ser efetivas na regulação da hipertensão.

Ingredientes

  • ¼ de litro de leite de cânhamo
  • 1 colher de manteiga de amêndoas (25 g)
  • 1 banana
  • ½ xícara de mirtilos frescos ou congelados (120 g)

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos até que fiquem completamente misturados. Sirva bem fresco e tome dois copos por dia para melhores resultados.

Lembre-se!

Essas batidas naturais são consideradas um complemento para reduzir a pressão arterial alta graças a suas propriedades reguladoras e seus nutrientes. No entanto, não devem ser um substituto dos medicamentos, já que isso pode ser perigoso para a saúde.

É muito importante seguir a medicação receitada e consultar com regularidade o médico para checar se tudo está controlado.

  • PAGE, I. H. (1948). High blood pressure. Scientific American. https://doi.org/10.1038/scientificamerican0848-44