3 receitas com alecrim para cuidar do cabelo

8 de agosto de 2019
Você sabia que o alecrim é um excelente remédio para o cabelo? Hoje descubra 3 receitas diferentes que permitirão usá-lo e aproveitar todos os seus benefícios.

Se você nunca tinha pensado em usar o alecrim para cuidar do cabelo, está perdendo um remédio natural que pode ajudar a restaurá-lo, recuperar o brilho e, até mesmo, tratar diferentes afecções do couro cabeludo. Por isso, hoje descubra 3 receitas com alecrim que te permitirão obter estes e outros benefícios.

Os benefícios do alecrim para cuidar do cabelo

Escolher o alecrim para cuidar do cabelo é uma das melhores decisões, já que traz diferentes benefícios. Um deles, bem como indica o artigo Estudo botânico e farmacêutico de produtos de aplicação em cosmética e cuidado da peleé que estimula o desenvolvimento capilar.

Além da queda de cabelo ou a perda de densidade que costuma ser uma das afecções mais comuns entre as pessoas, o alecrim tem outra série de benefícios para cuidar do cabelo naqueles casos em que o estresse se manifesta de outra forma, por exemplo, na forma de dermatite.

De acordo com o artigo Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): uma revisão de seus usos não culinários, o alecrim tem propriedades antissépticas, cicatrizantes e estimulantes para o couro cabeludo. Dessa forma, alivia e permite que as feridas sarem.

Couro cabeludo

As propriedades do alecrim vêm sendo utilizadas há décadas como aliadas na melhora da saúde capilar. Em geral, combate a queda excessiva e estimula o crescimento dos fios.

Receitas com alecrim para cuidar do cabelo

Agora que sabe dos benefícios do alecrim para o cabelo, a seguir, mostraremos como preparar diferentes receitas para começar a obter todos os benefícios dessa planta.

1. Óleo de alecrim

O óleo de alecrim é um produto que utilizará muito para fazer massagens no couro cabeludo. Apesar de poder ser comprado, é possível prepará-lo de forma simples em casa.

  • Primeiramente, pegue uma planta de alecrim e coloque-a em um recipiente.
  • Em seguida, preencha o recipiente até na borda com azeite de oliva.
  • Terá que deixá-lo assim por um mês inteiro.
  • O recipiente deverá estar em um local escuro e seco.
  • Logo após esse tempo, coe o óleo.

Como pode ver, demora um tempo para preparar o óleo. Caso não conte com esse tempo, poderá comprar o óleo de alecrim. Caso o faça, certifique-se que seja 100% natural.

Leia também: Benefícios do alecrim para o cabelo

2. Água de alecrim

Outra receita que é muito fácil de prepara é a água de alecrim. Esta te permitirá espalhar o produto pelo cabelo logo após o banho para desembaraçá-lo. Além disso, permitirá reduzir a queda e pode ser aplicada sobre o couro cabeludo.

  • Primeiramente, prepare uma infusão de alecrim.
  • Para isso, coloque alguns ramos de alecrim na água.
  • Em seguida, deixe que a água ferva.
  • Assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe repousar.
  • Quando estiver fria, coe a água e coloque-a em um frasco com pulverizador.
Alecrim para cuidar do cabelo

Diferentes receitas com alecrim podem ser ideais para revitalizar o cabelo. Seu uso constante repara agressões, aumenta o brilho e favorece o crescimento saudável.

3. Tônico de alecrim

Nesse momento, você pode fazer o óleo e a água de alecrim. Pois a última receita com esta erva é um tônico. Para isso, precisará tanto da água como do óleo. Uma mistura muito poderosa para o cabelo.

  • Com aproximadamente meio litro de água fervente, adicione 5 colheres de água de alecrim e 10 gotas do óleo.
  • Em seguida, deixe repousar, sem deixar que a água esfrie por completo.
  • Pode aplicar aplicá-lo com uma suave massagem sobre o couro cabeludo.

Este tônico proporcionará um agradável conforto no couro cabeludo caso sofra com coceira devido a dermatite. Além disso, ajudará a melhorar o crescimento dos fios e fortalecer a raiz no caso de queda excessiva.

Descubra ademais: 5 remédios naturais para a rinite alérgica

A constância na aplicação

Como o alecrim é uma forma natural de tratar o cabelo e o couro cabeludo, é importante ser constante para poder ver seus efeitos. Ademais, essa é uma recomendação que é bom sempre ser levada em consideração com o uso de cremes, máscaras e outros produtos.

Além disso, convidamos a todos que testem cada uma dessas receitas para que saiba qual combina mais. Às vezes, devido ao seu estilo de via, a água de alecrim seja muito melhor; ou, talvez, o que traga resultados verdadeiramente efetivos seja o tônico.

Enfim, conhecia todos estes benefícios do alecrim para o cabelo? Alguma vez já o tinha utilizado? Tanto se já o tenha feito como se ainda o fará, esperamos seus comentários sobre sua efetividade. Talvez tenha descoberto a solução para sua dermatite, a queda ou, simplesmente, a forma ideal para manter o cabelo saudável.

  • Coy Barrera, Carlos Andrés, & Eunice Acosta, Gema. (2013). Actividad antibacteriana y determinación de la composición química de los aceites esenciales de romero (Rosmarinus officinalis), tomillo (Thymus vulgaris) y cúrcuma (Curcuma longa) de Colombia. Revista Cubana de Plantas Medicinales18(2), 237-246. Recuperado en 05 de junio de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-47962013000200007&lng=es&tlng=es.
  • Dentone, Sandra, & Morales Cauti, Siever. (2017). Determinación in vitro de la actividad antimicótica del aceite de romero (Rosmarinus officinalis) sobre Microsporum canis. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú28(1), 56-61. https://dx.doi.org/10.15381/rivep.v28i1.12932
  • Martinello, M.A., & Pramparo, M.. (2005). Poder Antioxidante de Extractos de Romero Concentrados por Destilación Molecular. Información tecnológica16(5), 17-20. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642005000500004