16 maneiras de usar a casca da banana

· 2 de agosto de 2015
Além de deliciosa, a banana também é uma fruta muito nutritiva, rica em potássio e bastante energética. Sua polpa doce é muito consumida por atletas e por pessoas que precisam de alta dose de energia, como crianças e adolescentes.

Talvez você já tenha ouvido falar que a casca da banana, além de escorregadia, também pode ser aproveitada de outras maneiras, como alimento, adubo e até como remédio.

Neste artigo, falaremos sobre alguns benefícios da casca de banana. Talvez, ao terminar a leitura, você não queira mais jogá-las fora.

Usos da casca da banana para a saúde

casca_de_banana

1. Analgésico natural: a casca de banana contém um óleo natural que atua como um calmante para a dor de queimaduras e ferimentos.

2. Elimina verrugas: já falamos aqui sobre como usar a casca de banana para eliminar as incômodas verrugas dos pés, mãos e de outras áreas do corpo, como o pescoço e o colo. Basta esmagar a casca e besuntar a verruga, deixando atuar durante a noite. Repita o procedimento até a verruga cair.

3. Contra hemorroidas: para diminuir a dor das hemorroidas, coloque a parte branca da casca sobre a área afetada, deixe atuar por toda a noite e repita o procedimento quantas vezes for necessário.

5. Alívio para a coceira: a irritação causada pela picada de insetos pode ser amenizada esfregando-se a parte interna da casca da banana sobre a pele afetada. Deixe agir por alguns minutos.

Usos para realçar a beleza

usos_casca_de_banana

6. Contra a acne: a parte interna da casca da banana tem vitaminas, antioxidantes e minerais que ajudam a limpar a pele do rosto, combatendo a acne. Basta cobrir a área com a parte interna da casca até que escureça.

7. Antirrugas: acredita-se que as propriedades antioxidantes da parte interna da casca de banana previnam rugas prematuras, desde que você cuide bem da sua pele, passando protetor solar diário, por exemplo.

Recomenda-se usar a casca, sobretudo, na área ao redor dos olhos, pois a casca da banana ajuda a tonificar e suavizar a cútis.

8. Para hidratar o rosto: prepare uma máscara facial caseira com a casca de banana amassada e misturada com mel e iogurte natural integral.

9. Dentes brancos: a casca da banana pode ser usada para branquear os dentes. Esfregue o interior da casca sobre os dentes com bicarbonato de sódio durante dois minutos, todos os dias.

Leia também: Bicarbonato de sódio: o pesadelo da indústria farmacêutica

Usos da casca de banana em casa

casca_de_banana_no_lar

Você vai se impressionar com os possíveis usos da casca da banana para limpar seu lar, adubar suas plantas e até lustrar sapatos. Confira:

10. Lustrar artigos de couro: a parte interna da casca da banana ajuda a polir e a dar brilho a artigos de couro, como sapatos e móveis.

Basta esfregar a casca de banana sobre a superfície, depois, passe um pano de algodão para dar brilho.

11. Para polir artigos de prata: misture a casca de uma banana com um pouco de água no liquidificador para formar uma pasta. Utilize-a para limpar as manchas que se formam em utensílios e recipientes de prata.

12. Ajuda a amadurecer os abacates: as cascas de banana liberam um gás chamado etileno, que acelera a maturação das frutas.

Para acelerar o amadurecimento de abacates, coloque a fruta em um saco de papel com algumas cascas de banana. Deixe o saco fechado durante 24 h.

Descubra: 13 razões para comer mais abacate

13. Repele os pulgões: se você não quiser usar os inseticidas à venda no mercado, cheios de substâncias nocivas para a saúde, combata os pulgões que invadem sua horta ou jardim usando as cascas de banana que, de outra forma, iriam parar no lixo.

Para isso, enterre cascas de banana picadas a uns três ou cinco centímetros de profundidade ao redor das plantas afetadas.

Mais usos

14. Como adubo: por seu alto teor de potássio, as cascas de banana ajudam as plantas a crescer mais rápido. Para fabricar seu próprio adubo, triture as cascas e a polpa e enterre a mistura ao redor das sementes.

15. Compostagem: se você não tiver tempo para fazer o adubo acima, faça uma compostagem, misturando restos orgânicos às cascas de banana em um recipiente plástico com tampa.

Após se decompor, o material pode ser usado para deixar a terra mais nutritiva.

16. Amaciante de carnes: alguns cortes de carne vermelha são muito duros, por isso, usam-se amaciantes para deixá-la mais macia, como as cascas de banana maduras.

Coloque as partes internas das cascas voltadas para cima, no fundo de uma assadeira, antes de levá-la ao forno.

Observação: lembramos que, quando as cascas de banana forem usadas como alimento, cosmético, na cozinha ou como remédio, devem ser bem lavadas previamente com escova, sabão neutro e água.