15 alimentos que ajudam a limpar o fígado

· 19 de julho de 2014
O suco de toranja ajuda na produção de enzimas desintoxicantes no fígado, favorecendo assim a eliminação de substâncias prejudiciais.

Com todos os alimentos processados que consumimos diariamente, o estresse que estamos sujeitos no trabalho, em casa e nas ruas devido aos congestionamentos e também pela contaminação ambiental, podemos provocar uma sobrecarga no fígado, o que impede o seu correto funcionamento. Neste artigo, indicaremos os nomes de alguns alimentos que podem ajudar a limpar o fígado de forma muito efetiva.

Por esse motivo, é muito importante realizar uma boa limpeza pelo menos duas vezes ao ano e consumir alimentos que nos ajudem a manter as funções deste importante órgão em perfeitas condições, já que desta maneira será possível eliminar as toxinas do corpo.

O alho

Entre os compostos do alho, encontramos a alicina e o selênio em grandes quantidades; estes são compostos muito efetivos na hora de limpar o fígado. Para tal, será necessário apenas pouca quantidade. O alho faz com que as enzimas que se encontram no fígado se ativem e promovam a limpeza natural das toxinas do corpo.

A toranja

Pomelo-toronja

A toranja é uma fruta que tem um bom conteúdo de vitamina C e antioxidantes, os quais tem a propriedade de aumentar a capacidade natural do fígado para eliminar as toxinas.

Ao consumir um copo de suco de toranja fresco todos os dias, com certeza você estará ajudando a aumentar as enzimas desintoxicantes que se encontram no fígado e que são responsáveis por eliminar as substâncias prejudiciais ao organismo. Entre elas se encontram algumas muito sérias, como as cancerígenas e outras que podem afetar gravemente todos os sistemas se não forem expulsas do corpo.

A beterraba e a cenoura ajudam a limpar o fígado

Estes são dois fabulosos alimentos que contêm muita quantidade de flavonoides e betacarotenos, os quais têm a capacidade de aumentar as funções do fígado, auxiliando em um melhor desempenho. Devem ser incluídos na dieta diária para termos um fígado muito mais saudável e, consequentemente, mais eficiente.

Leia também: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

O chá verde

Te-verde-2

O chá verde é uma ótima bebida que pode favorecer muito para a saúde do fígado. Ele contém catequinas, que são responsáveis por melhorar as funções do fígado e promovendo a boa saúde em geral.

As verduras de folhas verdes ajudam a limpar o fígado

Em geral, todas as verduras de folhas verdes são excelentes para ajudar a limpar o fígado e, além disso, auxiliam a eliminar as toxinas que se encontram no sangue ao absorvê-las, visto que estas verduras têm um alto teor de clorofila. Elas podem ser consumidas cruas e nas saladas, em sucos ou cozidas em sopas.

Os abacates

Semilla-del-aguacate

O frequente consumo do abacate ajuda a manter o fígado saudável, já que ele tem uma boa quantidade de nutrientes e possui a capacidade de ajudar o corpo a produzir uma substância chamada glutationa, a qual é indispensável na hora do fígado limpar as toxinas que fazem mal ao organismo.

A maçãs

As pectinas e outros componentes da maçã ajudam efetivamente a eliminar as toxinas que podem estar no trato digestivo. Esta tarefa facilita ao fígado seu trabalho de limpeza.

Os cereais integrais

arroz-integral-sweetbeetandgreenbean

Os cereais integrais, como o arroz integral e o trigo integral, são muito importantes para a saúde em geral, mas principalmente para ajudar a descongestionar o fígado e metabolizar as gorduras que se encontram no organismo.

O brócolis e a couve-flor

Estas verduras aumentam a produção das enzimas naturais do fígado, que têm a capacidade de eliminar algumas substâncias cancerígenas que podem ser encontradas em nosso organismo. Os glucosinolatos que se encontram nestas verduras reduzem em grande parte as possibilidades de chegar a desenvolver algum tipo de câncer. Para tal, devemos incorporar estas verduras na nossa alimentação diária.

Os limões e as limas ajudam a limpar o fígado

alimentos que ajudam a limpar o fígado

Esses cítricos contêm grandes quantidades de vitamina C e seus sucos são excelentes para ajudar a estimular as funções do fígado. Deve-se tomar o suco de qualquer um destes dois cítricos recém-preparado e preferencialmente todas as manhãs. Assim será possível aproveitar todas as suas propriedades.

O repolho ou a couve

O consumo frequente da couve ou do repolho ajuda a estimular as funções normais do fígado, que é fundamental para eliminar as toxinas que causam danos ao organismo em geral.

Lembre-se:

Esta é a melhor forma de viver de modo saudável, cuidando da sua alimentação e proporcionando uma forma na qual o organismo possa se encarregar de liberar todas aquelas substâncias que o afetam, principalmente de uma maneira natural, para não prejudicar o funcionamento de outras partes do corpo.

É necessário levar em conta que o fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, portanto, é preciso prestar toda a atenção possível nele para que sempre funcione como deve e não fique sobrecarregado desnecessariamente.