14 alimentos contra a gordura no abdômen

O chá verde, além de reduzir a capacidade de absorção de gorduras, estimula a queima de calorias na região abdominal.
14 alimentos contra a gordura no abdômen
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 07 outubro, 2022

Com a chegada do calor e do verão, muitos se preocupam em poder ir à praia ou a piscina sem se preocupar com o acúmulo de gordura no abdômen.

Por isso, é vital que durante todo o ano mantenhamos uma boa alimentação. Assim, todos aqueles alimentos que servem para acabar com as “gordurinhas” em pontos estratégicos, como o abdômen, não são deixados de lado.

A seguir, conheça quais são os melhores alimentos quando o assunto é perder a gordura no abdômen de forma natural. Confira o artigo!

Alimentos mais recomendamos para auxiliar na queima da gordura no abdômen

Quando pensamos em fazer uma dieta para eliminar a gordura no abdômen, a primeira coisa que nos vem a cabeça é fazer um regime restrito. Então não comemos nada durante horas e fazemos um sacrifício enorme. Porém, esse tipo de dieta nunca apresenta bons resultados.

Portanto, o ideal e recomendado é que mantenhamos uma alimentação saudável durante todo o ano. Apenas assim os resultados serão espetaculares quando o verão chegar.

Não há a necessidade de sofrimento. Mas, sim de que a dieta se resuma a aproveitar cada coisa a seu tempo e da maneira correta. A seguir, conheça uma lista de alimentos mais eficazes quando o objetivo é perder a gordura no abdômen:

Iogurte grego

É uma alternativa deliciosa para emagrecer, pois contém o dobro de proteínas que os iogurtes comuns. É possível se beneficiar dessa iguaria porque o corpo precisa do dobro de esforço para digeri-lo, queimando muitas calorias no processo. Por sua vez, é bom porque minimiza a perda muscular ao queimar gorduras.

Iogurte grego na dieta pode ajudar a reduzir a gordura abdominal

Quinoa

É um grande aliado no duro trabalho de queimar a gordura no abdômen. Este grão é capaz de oferecer cinco gramas de fibra por xícara. Além disso, é considerado um “super alimento” devido ao seu alto teor de proteínas.

A quinoa é rica em nutrientes como o ferro, o selênio, o zinco e a vitamina E, é antioxidante e pode ser consumido junto a vegetais, proteínas magras ou frutos secos.

Canela

Serve para reduzir o apetite e oferecer mais sabor aos chás e infusões ou as sobremesas. Alguns estudos demonstraram que misturar ¼ de uma colher de dopa de canela nas refeições serve para acelerar vinte vezes mais o processo metabólico do açúcar no sangue, e por sua vez, diminuir os níveis dessa.

Pimenta

Também chamada chili, assim como a pimenta caiena ou a pimenta vermelha, é ideal para quem quer perder peso. Isso devido ao seu alto teor de vitamina C, que é superior ao da laranja ou do limão.

Além disso, também é antioxidante, acelera o metabolismo e permite que queimamos a gordura mais rápido. Também tem capsaicina, que diminui os líquidos do corpo e estimula a morte das células de gordura.

pimenta e ideal para perder peso e gordura

Chá verde

As propriedades do chá verde para o organismo já são bem conhecidas, dentre elas podemos citar sua efetividade para controlar ganhos de peso, mesmo que seja em alimentações ricas em gorduras.

Esse chá, tomando-se todos os dias, reduz a capacidade de absorvermos as gorduras dos alimentos e estimula, ao mesmo tempo, a queima de calorias e de gorduras acumuladas, principalmente no abdômen.

Toranja

Essa fruta possui pouquíssimos carboidratos e é constituída por 90% de água. Além disso, é capaz de beneficiar as dietas devido a sua capacidade de agir diretamente no emagrecimento devido ao seu teor de ácido cítrico.

É aconselhável comê-la em jejum pela manhã, será ótima para pessoas que sofrem de anemia, também regulará o colesterol e curará resfriados e gripes. Não deixe de tentar adicioná-la a algumas saladas, sucos e vitaminas.

Melancia

Ela é majoritariamente composta por água, ocupando mais lugar no estômago e no intestino, o que causa a sensação de saciedade e nos impede de comer cada vez mais.

Também é boa para evitar a ansiedade por comer, tem muitos nutrientes, todos com poucas calorias. Desfrute da melancia no verão, não apenas como sobremesa, mas também entre as refeições, será muito benéfico.

Pera e maçã

Ambas as frutas têm propriedades similares, são ricas em água e ao mesmo tempo em pectina, composto útil para desintoxicar o organismo e evitar o colesterol ruim, dentre outras coisas.

A pera é rica em cálcio, potássio e ferro, além de sódio em pequenas quantidades. A maçã, por sua vez, é diurética, oferece fibras e diferentes aminoácidos.

maca

Uva

E também as uvas passas, são ótimos alimentos desintoxicantes, perfeitas para consumir quando estamos de dieta. Dentre seus benefícios, podemos citar como principais a presença de vitamina B e potássio, que servem para controlar o colesterol. Além disso, ajuda a limpar o corpo graças à sua ação depuradora.

Vegetais crus

As verduras de folhas verdes, o salsão, a cenoura e o tomate, servem para satisfazer a ansiedade por comida, além de oferecer muita água e poucas calorias.

Procure consumi-las cruas uma vez ao dia, assim será possível aproveitar de uma grande quantidade de vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes, que costumam se perder durante o cozimento.

Café verde

O extrato de café verde ajuda a perder peso ao modificar o metabolismo, responsável por processar os alimentos. Isso acontece porque ele tem uma substância que evita que o corpo absorva as calorias que recebe das gorduras e dos carboidratos.

Ovo

Ao adicionarmos dois ovos ao café da manhã diariamente, conseguiremos perder vários quilos. O ovo nos deixa muito saciados e evita que comamos entre as refeições, assim, chegamos com mais energia ao meio do dia.

ovos no café da manhã pode te ajudar a perder peso

Aveia

É rica em carboidratos complexos, proteínas e fibras, e contém um baixo índice glicêmico. Por sua vez, oferece gorduras insaturadas, potássio, cálcio, fósforo e magnésio, nutrientes essenciais para os músculos.

Cereal de grãos integrais

Para uma nutrição correta, porém sem adicionar calorias, uma boa opção é incluir diariamente os grãos integrais em sua alimentação. Eles oferecerão fibras, zinco, vitamina E, magnésio e vitamina B6.

Esses componentes previnem o desenvolvimento de doenças e, por sua vez, permitem reduzir as gorduras abdominais. Consuma grãos integrais em pães, pizzas, macarrões, sobremesas, etc.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


    • Escudero, E. y González, P. La fibra dietética. Nutr. Hosp. (2006) 21 (Supl. 2) 61-72. ISSN 0212-1611 • CODEN NUHOEQ. S.V.R. 318.
    • García, O., Rodríguez, C. La educación en nutrición: el caso de la fibra en la dieta. Revista de Investigación No 73. Vol. 35. Mayo-Agosto 2011.
    • Can Pharm J (Ott). 2014 May; 147(3): 159–160. Can green tea preparations help with weight loss? doi: 10.1177/1715163514528668
    • Biosci Rep. 2017 Jun 30; 37(3): BSR20170286. Published online 2017 May 11. Prepublished online 2017 Apr 19. Dietary capsaicin and its anti-obesity potency: from mechanism to clinical implications. doi: 10.1042/BSR20170286
    • Fundación Española de la Nutrición. Datos actuales sobre las propiedades nutricionales de la avena. https://www.fen.org.es/storage/app/media/PUBLICACIONES%202017/INFORME%20AVENA_FEN_v2_2017__AvenaFEN2017_ok%201.pdf
    • WebMD. The Grapefruit Diet. https://www.webmd.com/diet/a-z/grapefruit-diet
      PLoS One. 2015; 10(10): e0140392. Published online 2015 Oct 8. Soluble Fermentable Dietary
    • Fibre (Pectin) Decreases Caloric Intake, Adiposity and Lipidaemia in High-Fat Diet-Induced Obese Rats. doi: 10.1371/journal.pone.0140392

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.