12 razões pelas quais o pepino não deve faltar na sua dieta

31 de janeiro de 2019
Tão delicioso quanto nutritivo e saudável. O pepino cuida dos rins e da pele, regula os níveis de colesterol e ajuda a perder peso. Precisa de mais razões para consumi-lo? Saiba mais neste artigo.

Já foi comprovado que os vegetais são uma rica fonte de nutrientes e que garantem a proteção do organismo contra vários tipos de doenças. Hoje queremos destacar o pepino, um alimento cultivado em muitos lugares do mundo devido à sua versatilidade e capacidade nutricional.

Podemos encontrá-lo em diversos tamanhos, formas e cores, no entanto, a maioria coincide em ser uma fonte natural de água, fibras, vitaminas e muitas outras substâncias que beneficiam a saúde ao serem ingeridas.

Em quase todas as épocas do ano podemos encontrá-los frescos no mercado e são perfeitos para incorporar em saladas, sucos e muitas outras receitas.

Neste artigo, queremos compartilhar 12 razões pelas quais todas as pessoas deveriam considerá-lo um ingrediente imprescindível em seus planos alimentares.

12 razões pelas quais não deve faltar pepino na sua dieta

1. Ajuda a perder peso

Benefícios do suco de pepino

As pessoas que buscam melhorar sua dieta para perder alguns quilos poderão encontrar no pepino um de seus melhores aliados.

Dado seu alto teor de água, é um dos vegetais com menor índice calórico que se pode encontrar: uma xícara cheia tem apenas 13 calorias. No entanto, é rico em fibras e antioxidantes que melhoram a digestão e todas as funções que ajudam na perda de peso.

Seu consumo proporciona uma forte sensação de saciedade, que serve para controlar a ansiedade de comer a todo momento.

Leia mais: Suco de pepino, limão e hortelã para perder peso.

2. Serve para hidratar o corpo

Seu elevado teor de água e sais minerais é uma solução perfeita contra os sintomas derivados da desidratação, por isso não deve faltar.

3. O pepino desintoxica o organismo

O consumo de pepino cru ou em sucos é uma solução simples contra o excesso de toxinas no organismo.

Ingeri-lo estimula a função dos órgãos purificadores do corpo, como o fígado e os rins e, além disso, simplifica o processo de desintoxicação do sangue.

4. Faz bem para as articulações

O pepino faz bem para dores no joelho

Seu significativo teor de silício o transforma num grande aliado da saúde das articulações. Esta substância fortalece os tecidos conectivos e, além disso, reduz o risco de transtornos graves, como a gota e a artrite.

5. Diminui os níveis de colesterol

É rico em água e esteróis, por isso, o pepino é eficaz no tratamento dos altos níveis de colesterol. Ele inibe sua oxidação nas artérias e diminui as chances de que sofram obstruções graves ao longo do tempo.

6. Combate a prisão de ventre

As fibras naturais e a água presentes no pepino são a combinação prefeita para impulsionar o trânsito intestinal e aliviar a prisão de ventre.

Seu consumo melhora os processos digestivos e, além disso, lubrifica as fezes, para facilitar sua expulsão.

7. Acelera a recuperação da pele

Benefícios do pepino

O pepino contém vitamina E, além disso, tem uma boa capacidade de regular o pH natural da pele, fazendo com que seja um bom remédio contra as queimaduras solares e as cicatrizes.

Os antioxidantes favorecem a regeneração celular e mitigam os danos causados pelos radicais livres.

8. Melhora a saúde renal

Tanto o pepino puro quanto seu suco são adequados para combater a retenção de líquidos e expulsar as substâncias que formam cálculos renais.

Da mesma forma, destacamos seu poder para reduzir a presença de ácido úrico no corpo, uma substância que, em excesso, produz graves doenças.

O pepino deve ser consumido sempre que possível pois é um alimento fácil de encontrar e possui inúmeros benefícios.

9. Cabelos e unhas saudáveis

O pepino também é um aliado da beleza. Seu alto teor de silício e enxofre fortalece o cabelo e as unhas, para que cresçam brilhantes e saudáveis.

10. Mantém o hálito fresco

Os fitoquímicos contidos no pepino atuam contra as bactérias que causam infecções bucais e mau hálito.

Dessa forma, mastigar um pedaço de pepino durante 15 ou 20 minutos refresca as gengivas e diminui a presença de patógenos.

11. Regula a pressão arterial

As fibras, o magnésio e o potássio contidos no pepino são essenciais para regular os níveis de pressão arterial.

Assim, tanto a hipertensão quanto a hipotensão podem ser tratadas de forma natural com o consumo regular deste vegetal.

Leia também: 5 interessantes usos do pepino em sua rotina de beleza

12. O pepino é anticancerígeno

O pepino contém três tipos de lignanas, que estão relacionadas à prevenção de vários tipos de cânceres. Seu consumo reduz o risco de:

– Câncer de mama
– Câncer de ovário
– Câncer de útero
– Câncer de próstata

É incrível que um vegetal tão comum e delicioso possa oferecer tantos benefícios ao organismo. Bem… por isso é o quarto vegetal mais colhido em todo o mundo. Aproveite e inclua-o já na sua dieta!

  • Ganadería., D. G. de I. y E. A. M. de A. y. (1991). Pepino. Libro Aspectos Técnicos Sobre Cuarenta y Cinco Cultivos Agrícolas.
  • Sudha, G., Sangeetha Priya, M., Indhu Shree, R., & Vadivukkarasi, S. (2011). Antioxidant activity of ripe pepino fruit (solanum muricatum aiton). International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences. https://doi.org/10.1111/j.1750-3841.2012.02944.x