10 tratamentos naturais contra o herpes labial

· 24 de agosto de 2014
Para não prolongar a presença do vírus, enquanto estivermos com a ferida, devemos cortar o consumo de alimentos com arginina, como o chocolate, os refrigerantes de cola e a cerveja.

O herpes labial é causado por um vírus que geralmente se transmite através de um beijo, contato com uma pessoa que esteja tendo um surto ativo, o uso de elementos contaminados como, por exemplo, lâminas de barbear, batons, toalhas, entre outros.

O herpes se apresenta através de bolhas ou erupções avermelhadas que aparecem nos lábios. Antes disso, a pessoa pode sentir sensações como formigamento, coceira e ardor, o que anuncia que em breve o herpes irá aparecer.

Segundo estudiosos especializados, quase todo mundo já contraiu o herpes labial ao chegar na idade adulta. O bom é que, por ser uma doença comum, existem diferentes tratamentos para esse problema.

Como tratar o herpes labial de forma natural?

Normalmente percebemos que temos herpes labial quando as bolhas já apareceram. Para este caso, existem diferentes alternativas que ajudarão a aliviar as lesões e os incômodos que isso pode causar.

Antes de fazer qualquer tratamento natural, é recomendável limpar muito bem a região afetada com água e sabão antisséptico para evitar que o vírus continue se propagando.

Tratamento com alho

Cortar-ajo

O alho é um antiviral natural ideal para combater o herpes. A única coisa que você precisa fazer é cortar um alho na metade e esfregá-lo sobre a bolha durante alguns segundos.

Tratamento com leite

O leite tem um alto teor de lisina, que é um componente que ajuda a inibir o aminoácido chamado arginina, o aminoácido que causa os surtos do herpes labial. Com um tratamento usando o leite, você poderá acelerar o processo de cura desta doença. Para tal, você só precisa umedecer um algodão com leite e esfregar sobre as feridas ou bolhas.

Descubra: 5 remédios para curar herpes das costas 

Tratamento com gelo

herpes labial

Na primeira sensação de inchaço ou formigamento na região dos lábios, recomenda-se aplicar uma saco cheio de gelo enrolado em uma toalha durante alguns minutos.

Tratamento com chá preto

Para aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes labial, você pode colocar uma compressa de chá preto sobre a região afetada.

Tratamento de tomate e aloe vera

Aloe-interno

Limpe diariamente a região afetada e aplique sobre ela um pouco de polpa de tomate. Deixe que atue por um minuto e coloque um pouco de aloe vera, que ajudará a secar as bolhas.

Tratamento com limão

O limão tem propriedades desinfetantes e antissépticas que ajudarão a combater o vírus do herpes labial. Para tal, você precisará aplicar umas 4 gotas de limão sobre as bolhas 3 vezes ao dia.

Tratamento com iogurte

Yogurt

O iogurte contém uma substância que elimina o vírus do herpes labial e limpa a região afetada. É recomendável tomar iogurte durante o período em que você estiver com a doença. Você também pode usar o iogurte para aplicar diretamente sobre as bolhas; neste caso, recomenda-se que esteja bem gelado.

Tratamento com tomate verde

Misture a polpa de um tomate verde com uma colher de bicarbonato de sódio, aplique-o na região afetada utilizando um algodão.

Tratamento com mel de abelha

Miel-nervios

Misture uma colherzinha de mel de abelha puro com um pouco de vinagre e aplique sobre a região afetada por 3 ou 4 vezes ao dia.

Tratamento com sal

Com uma colher, pressione o sal até que ele se desfaça completamente. Aplique sobre a região afetada utilizando um algodão e repita o procedimento 2 ou 3 vezes ao dia.

Recomendações para melhores resultados

Além de tratar o herpes labial de forma natural, você deve levar em conta certos aspectos de higiene e segurança, que o ajudarão a eliminar por completo o vírus e assim encontrar um alivio rápido e sem que ele continue se propagando.

  • Para que as bolhas sequem o quanto antes, lembre-se de que é muito importante limpá-las todos os dias.
  • Evite exposição ao sol.
  • Não estoure as bolhas nem retire a pele morta quando elas começarem a secar.
  • Após terminar o seu tratamento, descarte todos os produtos e elementos que estiveram em contato com a ferida, como, por exemplo, a escova de dente, as laminas de barbear, produtos de maquiagem, entre outros.
  • Suspenda os alimentos com componentes de arginina; este componente é um aminoácido essencial para o metabolismo do vírus do herpes e prolongará a sua presença em nosso organismo. Entre os alimentos com alto teor deste componente encontramos: o chocolate, as bebidas de cola, ervilhas, amendoim, gelatina, nozes e cerveja.